Depois de Diego Costa anunciar que Antônio Conte não o tem em seus planos para a próxima temporada, todos os olhos se voltaram para um possível substituto do espanhol e Romelu Lukaku foi imediatamente indicado para fazer seu retorno à Stamford Bridge.
Recentemente Diego Costa falou sobre o treinador italiano.
“Na vida há pessoas boas e pessoas más. Eu ficarei com o bem sempre e em tudo. vocês devem perguntar a ele (Conte), não a mim. É uma opinião do treinador, já que ele tem a opção de colocar outro.”
Diego Costa também já evidenciou que deseja retornar ao seu antigo clube, o Atlético de Madrid (que deve fazer uma proposta de £26 milhões para ter o atacante de volta) e Antônio Conte logo apontou o seu desejo para a próxima temporada, o atacante Romelu Lukaku do Everton.
Com 25 gols marcados na última temporada da Premier League (contra 20 de Diego Costa), sendo superado apenas por Harry Kane do Tottenham, para muitos o belga é melhor que Costa e poderá substituí-lo facilmente, porém há dúvidas se este é o atacante certo para os Blues.
Lukaku marcou mais gols que Diego Costa, no entanto ao analisar os números mais à fundo, podemos entrar em uma outra discussão, já que mesmo marcando menos gols, os tentos de Diego Costa valeram mais dos que os de Lukaku.
Com seus 20 gols, Costa garantiu 15 pontos para o Chelsea, com média de 0,7 pontos por gol. Em comparação, os 25 gols marcados por Lukaku garantiram apenas 6 pontos ao Everton, média de 0,24 pontos por gol. Isso deixa claro que mesmo marcando 5 gols a menos, Diego Costa garantiu quase três vezes mais pontos ao Chelsea.
No entanto analisar apenas este ponto é muito pouco, então continuemos.
Analisando mais a fundo os números, Diego Costa é o jogador com melhor média para se garantir uma vitória na Premier League, superando até mesmo Kane que marcou 29 vezes. Seguidamente, Costa tem seus gols mais bem distribuídos na temporada, tirando os jogadores com menos de 10 partidas na Premier League, o brasileiro/espanhol marcou na maior porcentagem de jogos: 50,6%.
Em seus três anos como jogador do Chelsea, Diego Costa talvez não tenha sido artilheiro da Premier League, mas garantiu inúmeras vitórias ao Chelsea, mesmo durante a péssima temporada 201/16, ele conseguiu anotar 12 gols em 28 partidas em um time completamente disfuncional.
Embora tenha anotado mais gols na temporada passada, há a dúvida se Lukaku é o homem certo para tomar conta do ataque dos Blues. Os torcedores talvez se lembrem da penalidade perdida por Lukaku contra o Bayern de Munique na final da Super Copa da UEFA, quando o Chelsea foi derrotado, mas devem realmente se lembrar de que Diego Costa, bem como Didier Drogba sempre decidiram quando realmente importava.
Fonte: Talk Chelsea / OneFootball