Protagonista de uma das principais “novelas” desta janela de transferências, Diego Costa foi alvo de uma proposta um tanto quanto curiosa de um clube da 2ª divisão portuguesa. Sabendo que o atacante já atuou em Portugal entre 2006 e 2007 (Sporting), o CD Santa Clara tentou convencê-lo a retornar ao país.
Em sua página oficial, a equipe da Ilha de São Miguel publicou um vídeo com motivos para o jogador, de 28 anos, aceitar atuar pelos Açoreanos. O post já ultrapassou a marca de 30 mil visualizações, arrancando diversas reações em quem viu e interagiu.
Logo após o fim da temporada passada, Diego Costa soube por SMS que o técnico Antonio Conte não contaria com ele para 2017/18. Sem espaço, o atleta se recusou a jogar com o time B do Chelsea e segue treinando em Lagarto (SE), sua cidade natal.
O Atlético de Madrid é o provável destino, embora os dois clubes ainda não tenham entrado em acordo financeiro. O Tianjin Quanjian (China) também demonstrou interesse e até fez oferta no valor de 76 milhões de libras, mas o novo imposto de 100% colocado pela Associação Chinesa de Futebol (CFA) sobre transferências internacionais atrapalhou o negócio.
Everton, Monaco e Olympique de Marselha são outros clubes que também teriam vontade de contar com Diego Costa, mas o desejo do jogador é retornar ao Atlético de Madrid para poder novamente atuar sob o comando de Simeone, seu amigo pessoal.