A última temporada foi marcante para o Chelsea. Após terminar a Premier League 2015/16 no meio da tabela, os Blues em 2016/17 foram arrasadores e conquistaram incríveis 93 pontos, sendo campeões no primeiro ano de trabalho de Antonio Conte.
A expectativa para a temporada atual é grande. O técnico Conte quer repetir o sucesso na Premier League em 2016/17 e chegar longe na volta do Chelsea na Liga dos Campeões, visto que os times ingleses na principal competição europeia de clubes não conseguem avançar à final desde 2011/12 (Chelsea x Bayern de Munique).
Na temporada passada, nos sete primeiros jogos, o Chelsea conseguiu cinco vitórias, um empate e uma derrota. Logo na estreia de Conte, os Blues venceram o West Ham por 2 a 1 com gol decisivo de Diego Costa no final do segundo tempo.
Naquela época, o Chelsea havia negociado com N’golo Kanté por R$ 130 milhões e o belga Batshuayi (este sendo uma das contratações mais caras da história do clube). O clube londrino havia contratado ainda o lateral Marcos Alonso e anunciado o retorno de David Luiz à equipe.
Na temporada atual, apesar de iniciar perdendo para o Burnley pela Premier League e para o Liverpool na Community Shield, o Chelsea vem de quatro vitórias e um empate em jogos importantes. Venceu o Tottenham, Everton, Leicester City e Qarabag (Azerbaijão) e empatou com o Arsenal.
Sobre o grande número de jogos para a atual temporada, Conte disse:
“Agora que estamos começando na Liga dos Campeões, jogar 60, 65 partidas é normal, mas não é fácil”.
Em outra resposta, o técnico ressaltou que deve ser calmo e realista para tomar as melhores decisões para a sequência de jogos. O italiano ainda comentou que confia em seus jogadores para o rodízio nas partidas.
As contratações do Chelsea para 2017/18 foram as seguintes:
- Antonio Rudiger (zagueiro) – Roma;
- Tiemoue Bakayoko (atacante) – Monaco;
- Davide Zappacosta (lateral direito) – Torino;
- Danny Drinkwater (meia) – Leicester;
- Álvaro Morata (atacante) – Real Madrid;
Destaque pelo Chelsea, o atacante Morata disputou 6 partidas (começando uma como reserva e entrando no segundo tempo) e marcou 3 gols, além de 2 assistências.
Na tabela a seguir, é mostrado a comparação entre o início do Chelsea na temporada 2016/17 e na atual, contando apenas jogos oficiais: