A FIFA está investigando o Chelsea por possível descumprimento dos regulamentos de categorias de base, o que não é algo inédito. Pelo contrário. Esta é a terceira vez que a entidade máxima do futebol inspeciona a relação do clube londrino com seus jovens. A informação é do jornal espanhol “Mundo Deportivo”.
“Podemos confirmar que uma investigação está em andamento. Nós não podemos fornecer detalhes sobre as questões sob investigação”, disse comunicado da fifa, emitido após perguntas do chelsea.
A questão é que a FIFA proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos, exceto aqueles casos em que seus pais tenham migrado por razões não relacionadas ao futebol. Porém, existe uma exceção: as transferências dentro da União Europeia podem ser realizadas a partir dos 16 anos de idade.
Um porta-voz do Chelsea, entretanto, teria se pronunciado e dito que o clube inglês cumpre todos os regulamentos da FIFA quando negocia jogadores. Vale lembrar que, em 2009, os Blues foram punidos por transferência irregular para sua base e tiveram que ficar dois anos sem contratar.
Caso seja constatado irregularidade, a punição desta vez deve ser menor que as aplicadas recentemente em Atlético de Madrid, Real Madrid e Barcelona por motivos semelhantes, por exemplo.