Em jogo válido pela 26ª rodada da Premier League, o Chelsea foi atropelado pelo Watford por 4 a 1, no Vicarage Road. Com o resultado, a equipe londrina continua apenas 1 ponto acima do 5º colocado, Tottenham Hotspur, primeiro time fora da zona de classificação para a Champions League.
O Chelsea chegou a um estado de alarme. A equipe tomou a segunda goleada seguida no campeonato inglês e a situação de Antonio Conte pode ter atingido o limite. O treinador que passou todo o jogo com um semblante morno e sem reação, já parece entender que o seu ciclo está muito próximo do fim. Os jogadores pareciam desatentos e desinteressados com o jogo, o que resultou numa derrota pífia para o Watford, que não vencia o Chelsea desde 1999, e que também não sentia o gosto da vitória na Premier League há 5 jogos.
O JOGO
Hoje ficou mais do que provado que o Chelsea não funciona sem a presença de um centroavante. O jogo começou com um Watford marcando pressão, como os menores times costumam fazer quando enfrentam os Blues. Bakayoko, que vem errando bastante nos últimos jogos, principalmente na saída de bola – o que não deveria acontecer, quando você sofre uma marcação alta – errou mais uma vez, logo aos 8 minutos e quase resultou num gol dos Hornets.
Os mandantes incomodavam muito com Richarlison e Deulofeu. Aos 18′, mais uma vez Bakayoko vacilou, entregou nos pés de Richarlison, que driblou David Luiz, mas a finalização explodiu no marcador. Em contrapartida, o Chelsea era inofensivo. Com Hazard atuando mais próximo ao gol, e consequentemente, mais longe do meio-campo, a equipe perdeu em armação. Começando a “coroar” a péssima partida, o francês Bakayoko, perdeu mais uma bola no meio e cometeu falta dura em Capoue, tomando o cartão amarelo. 5 minutos depois, o mesmo, adianta demais a bola e faz parta passível de cartão em cima de Richarlison. E o recebeu. Expulso aos 30 minutos, com um Chelsea mal no jogo, era o enredo se desenhando para uma péssima noite. A resposta de Conte foi a saída de Willian, para entrada de Fàbregas. Dessa forma, o time saiu da formação com 3 zagueiros, e Azpilicueta passou a jogar como lateral direito.
Aos 40 minutos, Deulofeu, um dos destaques pelo lado dos donos da casa, foi lançado na área e derrubado por Courtois. Pênalti para os Hornets, convertido por Deeney. Watford 1 x 0 Chelsea. O único lance de perigo do Chelsea no primeiro tempo, veio aos 46 minutos quando Moses escapou pelo meio e achou Pedro na esquerda, que pedalou e finalizou de canhota, por cima da meta.
2º TEMPO
A metade final da partida começou com um Watford fazendo o que tinha de fazer. Com um a mais, pressionava a saída de jogo do Chelsea, que tinha dificuldades. O jogo ficou sem chances ofensivas das duas partes, até cerca dos 59′, quando o Watford ensaiou uma pressão. A zaga formada por Cahill e David Luiz não trazia segurança. Aos 63′, Pedro saiu para a estreia de Giroud.
Mesmo com um jogador a menos, o Chelsea tinha mais posse. Faltava criatividade. O time era burocrático e não fazia jogadas com alguma agressão. Com a entrada do centroavante francês, Hazard passou a jogar na sua posição, e a atuação foi melhorada na partida. Com isso, a equipe passou a criar. Aos 80′, o belga fez ótima jogada, tocou pra trás, Azpilicueta fez o corta-luz e deixou Fàbregas em ótima posição pra marcar o empate, mas o meia finalizou fraco, pra defesa de Karnezis. No minuto seguinte, novamente Eden Hazard fez jogada individual e acertou belo chute de fora da área. Gol dos Blues. Watford 1 x 1 Chelsea.
Esses foram os únicos minutos de decência no futebol do time comandado por Antonio Conte. Dois minutos após o empate, Janmaat avançou pela direita, tabelou com Pereyra e finalizou com a perna esquerda. Gol do Watford. Detalhe para o sistema defensivo do Chelsea que apenas assistiu o lance de ataque do adversário. Watford 2 x 1 Chelsea.
Com a retomada na liderança, os Hornets também retomaram o controle do jogo. Aos 87′, Deulofeu – o melhor em campo – arranca do campo defensivo, passa com extrema facilidade por David Luiz e Cahill, e finaliza no canto de Courtois. Watford 3 x 1 Chelsea.
Não satisfeitos, pra coroar a bela noite do clube mandante, Pereyra recebe dentro da área e acerta um belo chute sem chances para o goleiro do Chelsea. Goleada no Vicarage Road. Watford 4 x 1 Chelsea.
Com os 6 minutos de acréscimos, ainda deu tempo de Giroud ter uma chance, mas não aproveitou. Fim de jogo, mais uma derrota acachapante do atual campeão inglês.
O Chelsea agora entra em campo daqui a uma semana, na próxima segunda (12), contra o West Brom, lanterna do campeonato. A partida será no Stamford Bridge, válida pela Premier League, às 18h, horário de Brasília.