Com gol de pênalti de Hazard, o Chelsea venceu o Manchester United por 1 a 0 e conquistou o título da FA Cup pela 8ª vez, se tornando o terceiro maior vencedor – ao lado do Tottenham -, atrás de Arsenal (13) e o próprio United (12). Jogo aconteceu no Wembley, para um público de quase 87 mil espectadores, em dia especial na Inglaterra, devido ao casamento real. Partida ainda teve polêmica com o VAR, em lance claro de pênalti a favor do Chelsea na segunda etapa.
O JOGO
Irritando grande parte da torcida, Conte mais uma vez deixou Willian no banco. Com isso, a força agressiva do Chelsea estava unicamente nos pés do belga, Eden Hazard. O primeiro lance de perigo do jogo foi justamente em jogada do camisa 10, que até tinha opção de passar pra Giroud, mas fez jogada individual e bateu de esquerda pra boa defesa de De Gea. Os 20 minutos iniciais era de um jogo muito equilibrado, mas com o Chelsea sendo levemente melhor. Aos 20′, em belo lançamento de Fàbregas, Hazard dominou e arrancou até dentro da área, ficou de frente pra o gol, mas foi derrubado pelo zagueiro Phil Jones. Pênalti para os Blues e expectativa para expulsão do zagueiro adversário, que só tomou o amarelo. Lance muito contestável. Na batida, Hazard com a tranquilidade de sempre abriu o placar deslocando o goleiro espanhol. Chelsea 1 x 0 Manchester United.
A partir daí, veríamos muito daquele Chelsea que vimos durante toda a temporada. Uma equipe que abdica de jogar para se defender e contra-atacar. O Manchester teve a bola, mas não conseguia criar oportunidades de gol. Aos 29′, Pogba arriscou de fora e a bola passou perto. Outro lance dos Red Devils foi uma cabeçada de Jones, mas nada que assustasse a equipe londrina.
2º TEMPO
Na etapa final, o Manchester veio mais agressivo em busca do empate, enquanto o Chelsea se retraía no seu campo de defesa. Os diabos vermelhos tentavam criar chances com cruzamentos e também com trocas de passes rápidos e infiltrações. Aos 55′, Ander Herrera lançou Valencia em profundidade, mas ele cruzou mal, no rebote, Fàbregas cochilou e foi desarmado por Sánchez, a bola sobrou pra Rashford que finalizou de fora da área pra boa defesa de Courtois, que pela primeira vez era exigido na partida. O Chelsea não conseguia armar contra-ataques, e quando tentava, por vezes Hazard segurava muito a bola e nada saía. Aos 62′, em escanteio batido pelo Manchester, Phil Jones cabeceou pra defesa espetacular de Courtois, na sobra, Sánchez empurrou pra o gol, mas o impedimento foi assinalado corretamente.
Aos 69′, lance polêmico. Primeiro, Kanté faz boa jogada e acha Marcos Alonso livre dentro da área, o lateral hesitou, puxou pra perna direita e finalizou em cima de De Gea, na volta, Moses tentou cruzar e a bola bateu na mão de Ashley Young em movimento claro para marcação do pênalti, não marcado pelo árbitro. O VAR foi acionado, mas de forma incompreensível, mantiveram a marcação de campo pra escanteio. O jogo se acelerava e já no minuto seguinte quase Rashford empata o jogo, mas Courtois saiu de forma providencial. Desse momento, o Chelsea “desistia” de jogar e se limitava a defender. Aos 81′, Pogba completamente sozinho dentro da área cabeceou pra fora. O Manchester pressionou de todas as formas, mas não conseguiu mais criar nenhuma chance para igualar o placar. No final da partida, ainda podemos ver Willian sendo acionado, e cumprimentado por Mourinho na beira de campo, antes de entrar.
Com o título, o Chelsea agora em finais de FA Cup contra o Manchester United tem vantagem de 2×1. O duelo de hoje marcou o fim da temporada inglesa, e um gostinho estranho para os torcedores dos Blues. Não se conseguiu a classificação para a Champions, e agora fica a dúvida quanto ao futuro de Antonio Conte.