O sistema de empréstimos do Chelsea tem sido muito contestado nos últimos anos por torcedores e não torcedores dos Blues. Muitos dizem que o clube é apenas uma “fabrica” que produz jogadores que nunca jogarão de fato no clube.
Indo na contramão da afirmação acima, na última temporada Andreas Christensen quebrou esta “escrita” após retornar de um período de 2 anos de empréstimo no Borussia Monchengladbach e se firmar como titular da equipe principal.
No entanto, o Chelsea teve um total de 38 jogadores emprestados na última temporada, incluindo vários que disputaram a Premier League e a Championship.
Quem quer que seja o treinador na próxima temporada, certamente verá que é necessários ampliar o elenco para brigar pelo título da Premier League, ao mesmo tempo que lida com uma competição europeia e as copas nacionais.
E se, em vez de mergulhar mais uma vez no mercado de transferências, o clube não olhe para os seus próprios jogadores que estão em período de empréstimo e que podem lutar por um espaço na equipe principal assim como foi com Christensen?
Vamos listar aqui cinco jogadores que podem retornar ao Chelsea e serem jogadores regulares na primeira equipe na próxima temporada.
MASON MOUNT
Se tem um jogador emprestado pelo Chelsea que está em grande evolução, este sem dúvidas seria Mason Mount.
O meio campista de apenas 19 anos de idade está em excelente forma no Vitesse da Holanda. Recentemente ele marcou seu primeiro hat-trick como jogador profissional em um jogo de mata-mata da Liga Europa contra o Ado Den Haag e nesta temporada tem 12 gols e nove assistências, o que lhe garantiu o prêmio de melhor jogador do Vitesse nesta temporada.
Mount é um jogador que o Chelsea tem que olhar para a próxima temporada. ele tem habilidade e técnica necessária e está crescendo muito como jogador profissional.
RUBEN LOFTUS-CHEEK
Ruben Loftus-Cheek é sem dúvidas um dos mais talentosos jogadores do Chelsea. O jovem de 22 anos passou a última temporada emprestado ao Crystal Palace e recebeu muitos elogios por suas atuações mesmo com o baixo desempenho da sua equipe.
Suas atuações foram tão consistentes que lhe renderam uma convocação para a seleção inglesa e marcou sua estreia contra a Alemanha, onde novamente se destacou.
Mesmo sofrendo uma lesão no tornozelo em dezembro de 2017, as atuações de Ruben lhe garantiram sua convocação para a disputa da Copa do Mundo da Rússia com a seleção inglesa. Acredita-se que o jogador fará parte do elenco dos Blues na próxima temporada, independentemente da permanência ou não de Antonio Conte.
TAMMY ABRAHAM
Tammy Abraham é um dos melhores atacantes revelados pela academia do Chelsea nos últimos anos e seu sucesso no Bristol City na temporada 2016/17 confirmou isso;
O jovem de apenas 20 anos teve na última temporada a chance de disputar a Premier League com o Swansea City, tendo um bom começo, no entanto com a péssima campanha da equipe seguida do rebaixamento refletiu no desempenho do jovem em 2018: apenas 3 gols marcados.
O Chelsea atualmente tem Olivier Giroud, Álvaro Morata e Michy Batshuayi mas é certo que Abraham poderá ser uma boa opção no futuro.
KURT ZOUMA
O Chelsea certamente sabe do valor de Kurt Zouma e antes de lhe enviar ao Stoke City por empréstimo, renovou o seu contrato por mais seis anos.
O jogador de 23 anos teve um início muito promissor na primeira equipe do Chelsea após sua chegada do St Etiene em 2014. No entanto o zagueiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em fevereiro de 2016 e ficou meses parado.
No Stoke, Zouma impressionou apesar do rebaixamento do Stoke City e uma futura dupla com Andreas Christensen poderia ser brilhante.
MICHY BATSHUAYI
Michy Batshuayi tem que ser um nome a ser considerado para a próxima temporada. Mesmo aproveitando poucas chances sob o comando de Antonio Conte nas temporadas 2016/17 e 2017/18, o atacante belga mostrou todo seu potencial em seu período de empréstimo no Borussia Dortmund.
Muitos acreditam que o atacante precisa apenas de um treinador que confie no seu potencial e aparentemente não era o que acontecia sob o comando de Antonio Conte.
Batshuayi atuou apenas alguns meses na Bundesliga mas seu impacto no Dortmund foi tão grande que ele foi nomeado na equipe da temporada da Bundesliga.