Faltando 8 dias para o fechamento da janela de transferência para a os times da Premier League, quais deveriam ser as posições priorizadas na busca por reforços? Até o momento o Chelsea se envolveu em muitos rumores mas apenas uma contratação de impacto no time principal foi concretizada.
Faltando praticamente uma semana para o Deadline Day, é pouco provável que o Chelsea realize um grande número de contratações, o que deve ser feito é focar em algumas necessidades pontuais que o time tem para conseguir botar em prática a filosofia do técnico Maurizio Sarri.
Goleiro Titular
A primeira necessidade é definir quem será o goleiro do Chelsea nessa nova temporada. Thibaut Courtois tem sido muito especulado no Real Madrid e se essa transferência for concretizada, o Chelsea precisa buscar um goleiro capaz de assumir a titularidade.
Os principais nomes veiculados pela onda de rumores até são os de Jordan Pickford do Everton, Kasper Schmeichel do Leicester, Jack Butland do Stoke City e Donnarumma do Milan. Mas até agora nada de concreto aconteceu nesse departamento.
Defesa
Muito se fala sobre a chegada de mais um zagueiro, como Rugani ou Caldara, ambos da Juventus, conhecidos por Sarri. Chelsea possui muitos defensores no elenco atual, incluindo jovens como Christensen e Ampadu, e apesar de existir espaço para melhora, talvez não seja uma grande necessidade no momento.
O mesmo se passa nas laterais. Enquanto o sistema de Conte dependia muito do apoio dos laterais, o 4-3-3 de Sarri pede laterais mais defensivos, possibilitando a volta de Azpilicueta para a direita e promovendo a disputa entre Alonso e Emerson na esquerda.
Meia Criativo
O setor de meio campo também encontra-se inchado, com até mesmo possibilidade de redução, como a possível venda de Drinkwater. Com Kanté e Jorginho quase garantidos como titulares, será interessante a disputa pela posição de meia mais ofensivo.
Enquanto temos no elenco Barkley, Ruben Loftus Cheek e Fàbregas, todos podendo jogar nessa posição, especula-se uma contratação de impacto para o setor.
Após a novela em torno do russo Golovin que acabou indo para o Monaco, alguns nomes surgem nas redes sociais como possíveis contratações, como Milinkovic-Savic da Lazio, Pjanic da Juventus, Kovacic do Real Madrid, Vecino da Inter de Milão e até mesmo Aaron Ramsey do Arsenal.
Ponta Direita
Enquanto no lado esquerdo o time encontra-se bem servido com Eden Hazard e o jovem Hudson-Odoi, que começou muito bem a pré temporada, o lado direito é a maior necessidade de mudança.
O Chelsea precisa de um jogador jovem e veloz pela ponta direita. Especula-se sobre a saída de William, que abriria espaço para um novo jogador, mas independente disso, o time não pode começar a nova temporada com Pedro e William como únicas opções.
Um novo jogador capaz de dar mais ritmo, que seja mais agressivo no ataque e que busque gols, poderia dar um novo espírito ao time e ser opção para anos futuros, já que Pedro e William já estão na casa dos 30 anos de idade.
O jovem americano Pulisic do Borussia Dortmund e o jamaicano Leon Bailey do Bayern Leverkusen são boas opções, mas dificilmente chegariam nessa janela.
Centroavantes
Álvaro Morata começou muito bem a temporada passada, sua primeira na Inglaterra. Mas após uma contusão nas costas, nunca mais foi o mesmo, e até agora não inspira muita confiança aos torcedores. Mas por ser ainda novo, e já ter mostrado que é capaz de se jogar um bom futebol, acredito que mereça mais um chance de seguir no elenco.
Batshuayi terminou bem a temporada jogando por empréstimo no Borussia Dortmund e também deve integrar o elenco. Olivier Giroud, mais experiente, e agora campeão do mundo, pode servir para ajudar o time em determinadas ocasiões, mas não para ser titular.
Durante toda a janela falou-se sobre a contratação do Argentino Higuaín, que também conversa com o Milan. Essa seria uma boa contratação apenas se viesse a baixo custo.
Em resumo, as prioridades do time nessa reta final deveriam ser a resolução da situação do goleiro titular, já que aparentemente Courtois não pretende ficar, e pode sair a custo zero na próxima temporada, e a busca por um novo ponta, que possa dar ao time um novo dinamismo e mais agressividade no ataque.
No futuro, reformulações no meio campo e na defesa serão muito bem vindas, mas faltando 8 dias para o encerramento da janela de transferência, isso seria muito pouco provável.