José Mourinho assumiu pela primeira vez o Chelsea no dia 1o. de Julho de 2004. Venceu a Premier League em sua estreia, com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado. Em 38 jogos levou apenas incríveis 15 gols, recorde que será improvável que outra equipe alcance. Na Champions League batemos o Barcelona nas oitavas e o Bayern de Münchem nas quartas, perdendo para o Liverpool na semi.
Já na temporada 2005-2006, fomos bi-campeões da Premier League, mas fomos desclassificados novamente na Champions League, desta vez pelo Barcelona, nas oitavas.
Em sua última temporada completa, José Mourinho –que tem em seu histórico não ficar mais de três temporadas em uma equipe-, ficou em 2º na Premier League, e na Champions novamente paramos na semi-final, contra o próprio Liverpool, nos pênaltis, depois de uma vitória e uma derrota por 1×0.
Temporada 2007-2008
Com o relacionamento de Mourinho já desgastado com Roman Abramovich, e depois de um começo nada animador (3 vitórias, 3 empates e 1 derrota), ocorreu o que já era esperado: no dia 20 de setembro de 2007, José Mourinho foi demitido.
Avraham Grant
Após sua demissão, o Chelsea não possuía nenhum técnico que agradasse a diretoria, fato este que, quem assumiu o posto de Manager, foi o diretor técnico, que estava na equipe a menos de dois meses: o desconhecido Avraham “Avram” Grant.
À época ninguém entendeu como que Grant assumiu a equipe do Chelsea, principalmente por estar a pouco tempo no clube e ter feito sucesso em uma liga que é praticamente desconhecida: Israel.
Reforços
José Mourinho trouxe para esta temporada os seguintes reforços: o zagueiro brasileiro Alex que estava emprestado ao PSV; o zagueiro israelense Tal Ben Hain (que prefiro não comentar para não me estressar); o inesquecível lateral-direito Juliano Belleti; o winger Florent Malouda; o meio-de-campo central Steve Sidwell e, por fim, os atacantes Claudio Pizarro, que veio sem custos do Bayern de München e Franco Di Santo vindo do Audax do Chile.
Ao assumir, Grant trouxe, em Janeiro: o atacante Nicolas Anelka, o lateral-esquerdo Ryan Bertrand e, por fim, o zagueiro (que depois jogou na lateral-direita) Branislav Ivanovic.
Premier League 2007-2008
O Chelsea disputou ponto-a-ponto com o Manchester United o título, chegando na última rodada com o mesmo número de pontos (84). Porém, o Manchester possuía mais vitórias (26 contra 24), mais gols (78 contra 64) e melhor saldo (56 a 39).
Para vencer a Premier League, o Chelsea dependeria de um tropeço do Manchester (empate ou derrota), para tirar a diferença de pontos, já que, se ambos terminassem com o número de pontos iguais, seríamos vice-campeões. O Manchester fez sua parte, vencendo o Wigan por 2 x 0 (fora de casa), enquanto nós não passamos de um empate contra o Bolton (1×1) no próprio Stamford Bridge.
RESULTADO: Vice-campeonato da Premier League 2007-2008
UEFA Champions League 2007-2008
Com 3 vitórias e 3 derrotas, classificamos em primeiro lugar em um grupo que possuía: Valência, Rosemborg e Schalke 04. Nas oitavas de final, pegamos o Olympiakos, após o empate em 0x0, uma vitória acachapante por 3×0 em Stamford Bridge. Já nas quartas jogamos contra o Fenerbahçe, e passamos (derrota por 2×1 e vitória por 2×0). Nas quartas, pegamos novamente o Liverpool (que havia nos eliminado em duas temporada quando o treinador era José Mourinho).
Depois de um empate de 1×1 nos dois jogos, na prorrogação conseguimos o feito quase que inacreditável: a disputa pela primeira vez do título da Champions League. Com uma derrota, nos pênaltis, pelo Manchester United, tivemos como:
RESULTADO: Vice-campeonato da Champions League 2007-2008
Copa da Liga Inglesa 2007-2008
Com o novo técnico (Avraham Grant), começamos com uma vitória de 4×0 contra o Bolton, e uma vitória apertada de 4×3 contra o Leicester. Nas quartas vencemos novamente o Liverpool por 2×0 (gols de Lampard e Shevchenko). Na semi, duas vitórias contra o Everton: 2×1 em Stamford Bridge (gols de Shawn Wright-Philips e Lescott (contra)) e outra vitória de 1×0 (gol de Joe Cole).
Na final, contra o Tottenham, começamos vencendo (gol de Drogba) aos 39. Porém, sofremos dois gols (Berbatov no tempo normal e Woodgate na prorrogação), e acabamos perdendo a final.
RESULTADO: Vice-campeonato da Copa da Liga Inglesa de 2007-2008
Resumo da temporada 2007-2008
Com Avranham Grant substituindo José Mourinho, conseguimos a façanha jamais vista em uma equipe da Inglaterra (e, talvez, até do mundo)
3 (três) vice-campeonatos (Premier League, Champions League e Copa da Liga Inglesa) em um mesmo ano.
A temporada foi tão sui generis, que o próprio Avram Grant deu uma entrevista que ninguém entendeu. Confira ela neste link.
No dia 24 de maio de 2008 o Chelsea anunciou a demissão de Avran Grant, que foi substituído pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari. A matéria sobre o técnico brasileiro estará disponível no próximo domingo.