Na temporada passada, o Napoli chegou a bater de frente com a Juventus pelo título do Campeonato Italiano, mas acabou ficando quatro pontos atrás da La Vecchia Signora depois ter liderado a competição durante um certo período. O sentimento foi de frustração.
Maurizio Sarri, atual técnico do Chelsea, trabalhava no Napoli até então. Após o fim de 2017/18, o italiano deixou o clube que o abrigou por três anos para acertar com a equipe inglesa. Mas não antes de travar uma disputa contratual para conseguir a liberação.
O seu compatriota Carlo Ancelotti foi o escolhido para substituí-lo no comando do Napoli. Entretanto, quando Sarri ficou sabendo da escolha, a reação não foi das mais alegres. O italiano disse que não ficou feliz, mas que está concentrado no novo desafio em sua carreira.
“Eu estava jantando com o assistente do diretor esportivo do Napoli, Cristiano Giuntoli, e estávamos debatendo se eu deveria ter ficado ou não. Ligamos a televisão logo no segundo quando Ancelotti estava andando em Filmauro [o estúdio de cinema do presidente Aurelio De Laurentiis]. Eu não estava feliz”
“Mas agora eu tenho o Chelsea e estou feliz. Aqui é uma festa, é um prazer chegar ao estádio e ver torcedores vestindo camisas diferentes tomando uma cerveja juntos”, completou.
Depois de comandar uma das campanhas mais bem sucedidas do Napoli nos últimos tempos na Serie A, Sarri admite que ficou surpreso por seu trabalho não ter tido continuidade.
Apesar de sua moral com o mandatário De Laurentiis ter sofrido uma queda, Sarri ainda se sente em dívida com ele por lhe dar a chance de treinar seu clube de infância.
“Eu não sei porque eu ainda não estou no Napoli. Havia motivos para eu ficar lá, mas também algumas dúvidas. O presidente ‘fingiu’ assinar um contrato com uma cláusula de admissão que termina em 31 de maio, mas eles assinaram com Ancelotti em 21 de maio”
“Eu não queria essa cláusula e eles não respeitaram os horários. Mas sou grato a De Laurentiis, porque ele me deu a oportunidade de treinar o time que tenho em meu coração”, finalizou.
Devido aos problemas contratuais com o Napoli, além do tempo que o Chelsea demorou para dispensar Antonio Conte, Maurizio Sarri só foi anunciado em Stamford Bridge há poucas semanas antes do início da atual temporada.
Independente disso, ele conseguiu rapidamente implantar seu estilo de jogo no novo time, conseguindo quatro vitórias em quatro jogos na Premier League. Curiosamente, Ancelotti também estabeleceu esse recorde durante seu tempo com os Blues em 2009/10 e acabou vencendo o Campeonato Inglês, assim como a Copa da Inglaterra daquele ano.