O papel de Margaret Thatcher na história de “Blue is the colour”, o hino do Chelsea

-

O futebol inglês não é apenas rico em dinheiro, mas também em termos de cultura. Um dos rituais mais tradicionais dos ingleses antes, durante e depois dos jogos são as fortes canções cantadas por torcedores dentro e fora dos estádios. Seja em um pub no famoso “matchday”, ou em qualquer lugar, a ideia é sempre transmitir paixão através da música. 

Liverpool, Manchester United, Manchester City, West Ham… todos os clubes têm sua canção principal. E com o Chelsea não é diferente. Criada em fevereiro de 1972, a “Blue is the colour” foi projetada pensando na final da Copa da Liga Inglesa contra o Stoke City daquela temporada, na qual o time londrino perdeu por 2 a 1. 

Apesar da derrota, a equipe treinada pelo técnico inglês Dave Sexton era a grande favorita ao título, pois vinham de duas temporadas seguidas ganhando copas. Além disso, os Blues tinham um time mais qualificado, mesmo que o Stoke tivesse o talento de Gordon Banks no gol. 

Ao longo da história, vários jogadores deram voz à música,  como Peter Osgood, atleta marcante da história do Chelsea, do Southampton e da Inglaterra, e Marvin Hinton, que participou de mais de 400 partidas no Campeonato Inglês. 

Jogadores que cantaram

Os criadores

A música “Blue is the colour” foi composta por Daniel Boone e Rod McQueen. A gravadora Penny Farthing Records ficou responsável pela produção, em 1972. Os dois amigos criadores, no entanto, já eram destaques na cena musical britânica por conta de outros sucessos. 

single mais conhecido é “Beautiful Sundays“, que vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo, e foi cantado por Boone. Curiosamente, tal canção foi lançada um mês depois de Blue is the colour, que já vinha fazendo certo sucesso nas arquibancadas inglesas.

No Brasil, “Beautiful Sundays” fez sucesso na voz de Angelo Máximo e pela banda pop Renato e seus Blue Caps. Só que o nome foi modificado para “Domingo Feliz”.

Margaret Thatcher e sua versão especial

O cantor tcheco chamado Ringo Cech foi quem fez a primeira nova versão de “Blue is the colour“. A releitura foi um sucesso na antiga Tchecolosváquia, fazendo com que a música se tornasse bem popular durante as partidas de futebol por lá. 

A canção também se tornou marcante na Oceania. Em 1972, na Austrália, ao som dos jogadores do Australian Cricket Team, a obra passou a ser chamada de “Here Come The Aussies” e ficou muito tempo no topo de mais tocadas no país. Depois disso, muitas pessoas regravaram mudando alguns trechos. 

Ainda em 1972, “Blues is the colour” foi considerada a música dos torcedores dinamarqueses, relembrando as cores branca e vermelha da bandeira nas Olimpíadas daquele ano. Em 1973, os finlandeses traduziram a música que passou a participar das partidas do HJK, de Helsinque.

Já em 1979,  o Vancouver Whitecaps (Canadá) recompôs a canção com o nome de “White Is The Color“. 

Mas onde entra a ex-Primeira Ministra Margaret Thatcher nisso?

Bom, a versão mais curiosa foi utilizada em 1979 para a campanha eleitoral de Margaret Thatcher. O hino foi estruturado com o nome de Maggie e os benefícios que ela iria proporcionar à população, caso fosse eleita (e, de fato, foi). A política britânica não está mais viva, mas a música sim. 

Atualmente, “Blue is the colour” é sempre cantada pelos torcedores do Chelsea nos jogos em casa, em Stamford Bridge. 

https://www.youtube.com/watch?v=PsEZMx9DsNA&t=2s

A letra de “Blue is the colour”:

Blue is the colour, football is the game
We’re all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name.

Here at the Bridge, whether rain or fine
We can shine all the time
Home or away, come and see us play
You’re welcome any day

Blue is the colour, football is the game
We’re all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name

Come to the Shed and we’ll welcome you
Wear your blue and see us through
Sing loud and clear until the game is done
Sing Chelsea everyone

Blue is the colour, football is the game
We’re all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name.

Blue is the colour, football is the game
We’re all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name.

  • Saiba mais sobre as diferentes versões de “Blue is the colour” clicando AQUI!
  • Quer ficar por dentro de tudo o que acontece com o Chelsea Football Club? Siga o Chelsea Fans Brasil no Twitter, no Instagram  e curta a nossa página no Facebook ;

Redação
Redação
Administrador do Chelsea Fans Brasil, o maior site brasileiro dedicado ao Chelsea Football Club no Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!