Rafael Benitez Maudes, popularmente conhecido como Rafa Benítez, começou na longínqua Premier League de 2004-2005 a treinar o Liverpool, em substituição a Gérard Houlier.
Embora vencesse torneios secundários (como a Copa da Liga Inglesa, a Copa da Inglaterra e a UEFA Europa League); na Premier League não obteve resultados expressivos.
Sua maior conquista foi ter conseguido um vice-campeonato, ocorrido na temporada 2001-2002. Sem perspectivas, o Liverpool contratou Rafa Benítez, que havia vencido o Campeonato Espanhol pelo Valência em duas oportunidades (2001-2002 e 2003-2004), além da UEFA Europa League pelo próprio Valência em 2003-2004.
Rafa Benítez ficou à frente do Liverpool em 6 temporadas, e, embora tenha conseguido uma Champions League (2005), contra o Milan, perdeu a mesma Champions pelo mesmo Milan em 2007. No Mundial de clubes, duas derrotas em finais: pelo Liverpool, contra o São Paulo e pelo Chelsea contra o Corinthians.
Na Premier League, conseguiu igualar o feito de seu antecessor, conseguindo também um vice-campeonato, na temporada 2008-2009.
Técnico do Chelsea
Após a demissão de Roberto Di Mateo, o Chelsea precisava encontrar um técnico que assinasse até o fim da temporada, já que haviam conversas avançadas para que José Mourinho (técnico do Real Madrid), assumisse.
Rafa Benítez estava sem clube a mais de dois anos, então, no dia 22 de Novembro de 2012, Rafa Benitez resolveu assinar com o Chelsea até o fim da temporada.
Premier League
No primeiro jogo, empate em 0x0 contra o Manchester City. No segundo, outro empate, agora contra o Fullham, também por 0x0. No terceiro jogo, contra o West Ham, derrota por 3×1 depois de virar o primeiro tempo vencendo por 1×0.
No total, pela Premier League foram 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.
Copa da Inglaterra
O Chelsea (que defendia o título conquistado), estreou somente no dia 5 de Janeiro, com uma vitória de 5×1 frente ao Southampton. Um empate contra o Brentford (da 3a. divisão), só fez aumentar ainda mais a pressão sobre Benitez. Mas no replay conseguiu uma vitória fácil por 4×0.
Nas oitavas-de-final, uma vitória fácil contra a equipe do Middlesbrough (que disputava a 2a. divisão) por 2×0, nos classificou para enfrentar a equipe do Manchester United, da qual vencemos por 1×0 em Stamford Bridge, gol de Demba Ba.
Mas, na semi-final, acabamos perdendo para o Manchester City, por 2×1, em pleno Stamford Bridge (gols de Samir Nasri e Aguero para o City, e Demba Ba, no finalzinho para o Chelsea).
Copa da Liga Inglesa
Estreamos com goleada 5×1 frente a equipe do Leeds United, porém, ao perder para a equipe do Swansea por 2×0 em Stamford Bridge, não conseguimos virar no Liberty Stadium (0x0), e acabamos saindo nas quartas-de-final. Esta partida ficou marcada pela atitude de Eden Hazard frente ao bandeirinha. Se você não lembra, veja o vídeo abaixo:
Despedida
No dia 19 de maio de 2013, em seu último jogo como treinador do Chelsea, Benitez conseguiu uma vitória frente ao Everton (gols de Mata e Fernando Torres para o Chelsea e de Naismith para o Everton), garantindo assim, o terceiro lugar na Premier League e uma vaga direta na fase de grupos para a Liga dos Campeões. Pela Europa League, conduziu o Chelsea ao campeonato, com uma vitória frente ao Benfica por 2×1 (gols de Torres e Ivanovic para o Chelsea, e Cardoso para o Benfica).
Porém, o que mais se ouviu da torcida do Chelsea, do tempo que Rafa Benitez treinou o Chelsea, foi o vídeo abaixo: