Rafa Benitez: O técnico mais odiado na história do Chelsea

-

Rafael Benitez Maudes, popularmente conhecido como Rafa Benítez, começou na longínqua Premier League de 2004-2005 a treinar o Liverpool, em substituição a Gérard Houlier.

Embora vencesse torneios secundários (como a Copa da Liga Inglesa, a Copa da Inglaterra e a UEFA Europa League); na Premier League não obteve resultados expressivos.

Sua maior conquista foi ter conseguido um vice-campeonato, ocorrido na temporada 2001-2002.  Sem perspectivas, o Liverpool contratou Rafa Benítez, que havia vencido o Campeonato Espanhol pelo Valência em duas oportunidades (2001-2002 e 2003-2004), além da UEFA Europa League pelo próprio Valência em 2003-2004.

Rafa Benítez ficou à frente do Liverpool em 6 temporadas, e, embora tenha conseguido uma Champions League (2005), contra o Milan, perdeu a mesma Champions pelo mesmo Milan em 2007.  No Mundial de clubes, duas derrotas em finais: pelo Liverpool, contra o São Paulo e pelo Chelsea contra o Corinthians.

Na Premier League, conseguiu igualar o feito de seu antecessor, conseguindo também um vice-campeonato, na temporada 2008-2009.

Técnico do Chelsea

Após a demissão de Roberto Di Mateo, o Chelsea precisava encontrar um técnico que assinasse até o fim da temporada, já que haviam conversas avançadas para que José Mourinho (técnico do Real Madrid), assumisse.

Rafa Benítez estava sem clube a mais de dois anos, então, no dia 22 de Novembro de 2012, Rafa Benitez resolveu assinar com o Chelsea até o fim da temporada.

Premier League

No primeiro jogo, empate em 0x0 contra o Manchester City. No segundo, outro empate, agora contra o Fullham, também por 0x0. No terceiro jogo, contra o West Ham, derrota por 3×1 depois de virar o primeiro tempo vencendo por 1×0. 

No total, pela Premier League foram 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.

Copa da Inglaterra

O Chelsea (que defendia o título conquistado), estreou somente no dia 5 de Janeiro, com uma vitória de 5×1 frente ao Southampton. Um empate contra o Brentford (da 3a. divisão), só fez aumentar ainda mais a pressão sobre Benitez. Mas no replay conseguiu uma vitória fácil por 4×0. 

Nas oitavas-de-final, uma vitória fácil contra a equipe do Middlesbrough (que disputava a 2a. divisão) por  2×0, nos classificou para enfrentar a equipe do Manchester United, da qual vencemos por 1×0 em Stamford Bridge, gol de Demba Ba.

Mas, na semi-final, acabamos perdendo para o Manchester City, por 2×1, em pleno Stamford Bridge (gols de Samir Nasri e Aguero para o City, e Demba Ba, no finalzinho para o Chelsea).

Copa da Liga Inglesa

Estreamos com goleada 5×1 frente a equipe do Leeds United, porém, ao perder para a equipe do Swansea por 2×0 em Stamford Bridge, não conseguimos virar no Liberty Stadium (0x0), e acabamos saindo nas quartas-de-final. Esta partida ficou marcada pela atitude de Eden Hazard frente ao bandeirinha. Se você não lembra, veja o vídeo abaixo:

 

Despedida

No dia 19 de maio de 2013, em seu último jogo como treinador do Chelsea, Benitez conseguiu uma vitória frente ao Everton (gols de Mata e Fernando Torres para o Chelsea e de Naismith para o Everton), garantindo assim, o terceiro lugar na Premier League e uma vaga direta na fase de grupos para a Liga dos Campeões. Pela Europa League, conduziu o Chelsea ao campeonato, com uma vitória frente ao Benfica por 2×1 (gols de Torres e Ivanovic para o Chelsea, e Cardoso para o Benfica).

Porém, o que mais se ouviu da torcida do Chelsea, do tempo que Rafa Benitez treinou o Chelsea, foi o vídeo abaixo:

 

Dalton Gerth
Dalton Gerth
Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado, estudante de licenciatura em Engenharia da Computação e Licenciatura em Física.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!