Atual terceiro colocado na tabela de classificação da Premier League com 16 pontos, cinco vitórias e um empate, o Chelsea de Maurizio Sarri vem agradando muita gente com um futebol mais ofensivo e de ótimo toque de bola.
A equipe de Londres é dona da segunda melhor média de posse de bola (65,7%) do campeonato, atrás apenas do Manchester City com 66,2%. Outra estatística que os Blues vem se destacando é a de finalizações por jogo: com média de 18,5 chutes por partida, ocupam a vice-liderança no aspecto.
Não bastasse o tempo que consegue se manter com a bola, além da agressividade para atacar o gol adversário, o Chelsea 2018/19 também é muito forte no aproveitamento de passes (88,8% – segundo lugar no Campeonato Inglês).
Números soltos podem não representar grande coisa, mas é óbvio que esses citados acima falam por si só. Ainda mais numa liga tão competitiva como a Premier League. É sinal de que Sarri tem sido capaz de transformar o modelo de jogo do Chelsea, mesmo em tão pouco tempo no cargo de treinador.
Na Inglaterra, fala-se sobre como essa nova filosofia de jogo pode trazer bons frutos para o Chelsea, de médio a longo prazo. Todos concordam que existe um modelo bem definido sendo implantado, e ele tem sido chamado por lá de “Sarri-Ball“, o que no Brasil chamamos de “Sarrismo“.
Confira o vídeo com 10 gols oriundos de jogadas típicas do Sarri-Ball:
https://www.youtube.com/watch?v=YWGDPkMASug
Matéria da Sky Sports sobre o impacto do estilo de Sarri no Chelsea:
- O vídeo acima tem a opção de legenda em português, caso você não entenda o inglês;
- As estatísticas desta matéria foram retiradas do site WhoScored;