Liverpool 1 x 2 Chelsea: breve análise dos estreantes do dia

-

O Chelsea entrou em campo hoje pela Carabao Cup e não poderia ter sido de uma maneira melhor. De virada, em Anfield, contra o Liverpool, com direito a golaço de Eden Hazard, que começou a temporada de forma arrebatadora. Apesar da vitória, os Blues tiveram momentos muito conturbados, com muitos erros de passe ainda no campo de defesa.

Mas devemos, é claro, considerar que o time que entrou em campo era um time mexido, com oito jogadores diferentes em relação ao da última rodada da Premier League. E, apesar da qualidade, tempo de jogo e entrosamento fazem diferença.

O que vem a seguir é uma breve análise da participação dos jogadores que estrearam como titulares, e opinião sobre o papel que cada um pode ter nos próximos jogos.

Caballero

Bela atuação, sem culpa no gol de Sturridge, e com direito a pelo menos duas defesas incríveis. O goleiro argentino mostra que ainda é aquele bom goleiro reserva, pronto para assumir a posição quando preciso, como já mostrou com a camisa do Chelsea.

Após a terrível Copa do Mundo que fez com a Argentina, atuações desse nível devem devolver a confiança que ele merece.

Cahill

O inglês volta a começar um jogo pelos Blues e teve uma boa atuação. Não comprometeu, mostrou muita determinação, mas ainda está atrás de Rüdiger em diversos aspectos. Na situação atual, é um bom reserva, mas não o vejo voltando a titularidade.

Christensen

Como Cahill, teve uma boa atuação defensiva, sem erros graves. E apesar de ser muito bom zagueiro, com potencial para melhorar muito, ficou claro um dos motivos da preferência de Sarri em relação a David Luiz: a precisão dos passes na saída de bola.

David Luiz ainda está muito à frente de Christensen nesse sentido e soma muito mais qualidade na troca de passes do Chelsea. Mas esse é um aspecto que Christensen pode aprimorar. Aliando isso à possibilidade de resgatar o nível que mostrou no começo da temporada passada, tem potencial para brigar pela titularidade.

Emerson

Apesar do gol de empate, a atuação do brasileiro não foi muito animadora. Claro que foi apenas sua estreia, e logo em Anfield, o que faz com que essa atuação de hoje não seja exatamente o reflexo da capacidade do jogador. Seu apoio no ataque foi discreto, mas o que preocupou foi sua participação defensiva: o lado esquerdo da defesa do Chelsea estava muito desprotegido.

Inúmeras vezes Shaquiri apareceu por trás de Emerson com liberdade absurda e por lá nasceram muitos ataques tramados pelo time do Liverpool. Isso mostra que o senso de posicionamento do lateral do Chelsea precisa melhorar depressa.

Gostaria de ver mais atuações dele antes de formar opinião, mas ficou bem claro que Alonso ainda está muito acima na disputa, tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo.

Fàbregas

Estava há muito tempo sem jogar, voltando de lesão, o que justifica a perda de ímpeto físico no segundo tempo. Cometeu alguns erros nos piores momentos do time e ainda participou junto a Azpilicueta da lambança que possibilitou o gol do Liverpool. Mas fez um primeiro tempo muito bom, com direito a um belo lançamento que deixou Morata na cara do gol.

O espanhol possui qualidade indiscutível e pode ser uma boa opção para jogar no meio-campo, tanto substituindo Jorginho quanto jogando ao lado do brasileiro. Voltando à boa forma física, Fàbregas representa uma belíssima opção no elenco.

Pode não vir a ser titular em uma grande quantidade de jogos, mas é uma peça que acrescenta qualidade ao time e pode ser muito útil. Morata e Giroud seriam os mais beneficiados com a presença dele na equipe, já que seus lançamentos são um presente para qualquer centroavante.

Barkley

Barkley não se encaixa na proposta do texto, pois já foi titular na temporada. Mas acho importante falar sobre sua atuação. Hoje ele cometeu muitos erros de passe, alguns bem graves, no mesmo momento que Fàbregas também caiu de produção. Nesse aspecto, essa foi sua pior atuação na temporada.

Parece que sua concentração evaporou em determinado momento do segundo tempo, causando vários erros de passe e de posicionamento. Mas acho que merece mais chances de mostrar que a atuação de hoje foi um fato isolado, até porque, na temporada ele tem jogado bem.

Um aspecto positivo foi sua confiança no ataque. Ele tem sido muito tímido no setor ofensivo e hoje parecia mais confiante. Carregou a bola, arriscou dribles e chutes, inclusive foi dele a finalização de cabeça que resultou no primeiro gol do Chelsea. E o time precisa disso: mais ofensividade e eventualmente mais gols dos homens de meio.

Moses

De volta à ponta direita, o Nigeriano teve uma atuação regular. Mostrou habilidade e conseguiu se livrar bem da marcação em diversos momentos, mas segue com o mesmo problema de demorar para definir a jogada, e acabar sendo “fominha”, apostando em mais um drible, quando o passe poderia render melhores frutos.

Menção honrosa: acho válido destacar que, mais uma vez, Eden Hazard foi brilhante.

Redação
Redação
Administrador do Chelsea Fans Brasil, o maior site brasileiro dedicado ao Chelsea Football Club no Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!