Por possíveis contratações irregulares, Chelsea pode enfrentar punição da FIFA. Entenda o caso

-

Após o vazamento de documentos pelo Football Leaks, veio à tona diversos tipos de possíveis irregularidades no mundo do futebol e nesta semana o Chelsea tem estado no centro das atenções.

Existem muitas alegações de que os Blues violaram regras da FIFA e da UEFA para a contratação de jogadores.

ENTENDA O CASO

O Chelsea está sendo investigado pela FIFA por possíveis irregularidades em contratações de jogadores menores de 18 anos.

De acordo com o relatório do site francês Mediapart, os Blues supostamente serão sancionados pela FIFA e poderão ficar impedidos de realizar contratações de jogadores durante dois anos (quatro janelas de transferências) e receber uma multa de £45 milhões.

O vazamento apontam supostas irregularidades nas contratações de 19 jogadores, estando entre eles Bertrand Traoré (hoje no Lyon da França) e Andreas Christensen.

Bertrand Traoré assinou seu primeiro contrato profissional com o Chelsea em 31 de outubro 2013 quando tinha 18 anos mas foi registrado pelo clube somente em janeiro de 2014.

O Mediapart afirma que a FIFA encontrou provas de que o jogador teria feito 25 partidas pelos Blues (Sub16, Sub18 e equipe principal) sem estar devidamente registrado pela Football Association.

Também há provas de que o clube pagou cerca de £155 mil à mãe do jogador, um adicional de £13 mil em abril de 2011 para ter a preferência por sua contratação.

Também foi revelado que o Chelsea teria pago £20 mil por ano para Bertrand Traoré frequentar a escola Whitgift em Surrey.

O mesmo vazamento também revelou irregularidades na contratação de Andreas Christensen.

Andreas Christensen assinou com o Chelsea em 2012

O relatório afirma que o pai de Andreas Chrisenten recebeu um valor de £656.640 mil (£1.400 mil por mês) durante quatro anos em um período que ele trabalhava como preparador de goleiros do clube dinamarquês Brondby, antes de ter sido empregado pelos Blues no mesmo dia que seu filho assinou o seu contrato com o Chelsea no dia 1 de julho de 2012.

Sobre o caso, o pai de Andres, o senhor Sten Christensen respondeu ao Politiken:

“Parece ser uma história que você ouve de alguém na Ucrânia ou algo assim. Eu não tenho nenhum comentário a fazer. Você terá que perguntar isso ao Chelsea. Isso não é algo que quero discutir. Se você quiser usar informações hackeadas do Chelsea então vá em frente.”

Os documentos também revelam que mais cinco clubes ingleses (entre eles o Manchester City) estão sob investigação da FIFA por supostamente terem violado regras para a contratação de jogadores.

Recentemente clubes como Real Madrid, Barcelona e Atletico de Madrid receberam punições por violar regras de contratações e foram impedidos de contratar jogadores.

QUAIS SÃO AS REGRAS DA FIFA?

Pagamentos ou incentivos para as famílias dos jovens jogadores são proibidos e alguns clubes como Everton e Liverpool já foram multados e proibidos de contratar jogadores sub18 pela Premier League.

A FIFA proíbe a transferência de jogadores menores de 18 anos para países diferentes a não ser que rigorosos critérios sejam cumpridos.

  • Os pais do jogador se mudarem para o país em que o novo clube do atleta está localizado por razões não-futebolísticas.
  • Ambos os clubes (vendedor e comprador) devem estar na União Europeia ou no espaço econômico europeu e o jogador ter entre 16 e 18 anos. Mesmo assim o clube “comprador” deverá cumprir critérios relacionados com a educação, formação, condições de vida e apoio.
  • O jogador vive num raio de 100km do clube.

POSICIONAMENTO DO CLUBE SOBRE O CASO

O Chelsea disse à Sport Press Association:

“O clube colaborou plenamente com a Fifa e forneceu provas abrangentes, demonstrando a sua conformidade com as normas da Fifa.”
“Não faremos comentários ainda mais à especulação relativa a contratos confidenciais ou jogadores relacionados com os assuntos.”

O QUE PODE ACONTECER

A FIFA ainda está em silêncio sobre o caso já que as investigações não foram concluídas. A entidade também está investigando outros clubes e os resultados finais poderão punir diversos clubes.

Existem “rumores” de que o clube enfrente uma proibição de transferências por um período de 2 anos (quatro janelas de transferências), entretanto uma fonte conhecedora do caso disse à BBC que não está ciente sobre a real punição.
O clube vem sendo investigado pela FIFA desde setembro de 2017. Não há nenhuma informação oficial que confirme a punição que o clube poderá receber.

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

3 Comentários

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!