O primeiro (e único) cipriota no Chelsea

-

O Chipre é uma ilha localizada no Mar Mediterrâneo, com pouco mais de 9.250 km2 de área, ocupando a 163ª posição de um total de 195 países que são soberanos, de acordo com a ONU. Sua população é de pouco mais de 1 milhão e 100 mil habitantes (aproximadamente a população de Campinas, localizada no estado de São Paulo).

Chipre
Localização da Ilha de Chipre

O campeonato principal existe desde a temporada 1934/35, tendo o APOEL como maior vencedor (27 campeonatos), seguidos de Omonia (com 20) e Anortose (com 13).  Como seleção principal, sua melhor participação para as partidas qualificatórias para a Copa do Mundo, se deu exatamente em 2018.  Em um grupo com Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Grécia, Estônia e Gibraltar, conseguiu terminar na 5a. colocação (acima de Gibraltar), com 10 pontos ganhos, obtidos através de: 2 vitórias sobre Gibraltar (3×1 e 1×2), 1 empate contra a Estônia (0x0), 1 vitória contra Bósnia e Herzegovina (3×2)

Mesmo sendo um país com pouquíssima expressão no futebol mundial, um cipriota já vestiu o manto do Chelsea, seu nome: Alexis Nicolas.

Alexis Nicolas veio sem custos da equipe do U18 do Aston Villa, assinando contrato com o Chelsea em 01/07/2003. Sua posição era de meio-campo defensivo.

No dia 08/02/2004 (7 meses depois de sua contratação), no jogo contra a equipe do Charlton, pela Premier League (vitória de 1×0, gol de Hasselbaink). Na ocasião o Chelsea jogou com: Sullivan; Melchiot, Robert Huth, Willian Gallas, Glen Johnson; Wayne Bridge, Alexis Nicolas, Jesper Grönkjaer; Adrian Mutu e Hasselbaink (depois Gudjöhnsen).

Seu próximo jogo, se deu apenas em 15/05/2004, contra a equipe do Leeds United (vitória de 1×0, gol de Jesper Grönkjaer. Neste jogo Alexis Nicolas, entrou no lugar de Frank Lampard, aos 89′ da segunda etapa.

Exatamente um ano após sua contratação sem custos, Alexis Nicolas também foi sem custos para o Brighton & Hove Albion.

Sendo (até hoje) o único cipriota a vestir o manto sagrado do Chelsea, Alexis Nicolas, ficou exatamente 1 ano no Chelsea (de 01/07/2003 até 01/07/2004), disputando 2 jogos.  Um como titular, jogando os 90 minutos e outro entrando no fim, jogando apenas 1 minuto.

Dalton Gerth
Dalton Gerth
Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado, estudante de licenciatura em Engenharia da Computação e Licenciatura em Física.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!