O antissemetismo pode ser classificado como ato de preconceito apenas porque alguém é judeu. E, infelizmente, a prática não terminou na II Guerra Mundial (1939-1945), o que fez com que, o próprio Roman Abramovich (que é judeu), pedisse para os seus jogadores realizarem uma campanha.
De acordo com os índices, mais de 83% da população de Israel, é judia. Porém no futebol, Israel não possui muita tradição. Participou somente de uma Copa do Mundo (1970, no México); não classificou na Primeira Fase: derrota por 2×0 para o Uruguai, empate de 1×1 com a Suécia (gol de Mordechai Spiegler), e outro empate, desta vez por 0x0 contra a Itália. Ficou em último me seu grupo com apenas 2 pontos.
Porém três de seus mais famosos jogadores, já jogaram no Maior de Londres.
Ben Sahar
Ben Sahar foi adquirido no dia 1o. de julho de 2006, do Hapoel Tel Aviv, por £ 450.000. Na época, foi um pedido do técnico José Mourinho, pois Ben Sahar tinha pouco mais de 16 anos, e era alguém extremamente promissor.
Sua estreia foi contra o Macclesfield Town, pela FA Cup, vencido pelo Chelsea por 6×1. Sahar entrou no lugar de Salomon Kalou, aos 30′ do segundo tempo, quando o Chelsea já vencia por 4×1.
Entrou novamente contra o Wycombe Waaders, pela EFL Cup, aos 26 do segundo tempo no lugar de Shaun Wright-Phillips, no empate por 1×1.
Nesta temporada, disputou mais 3 jogos na Premier League:
- Contra o Wigan, em 13/01/2007:
- Vitória por 4×0, entrando no lugar de Arjen Robben aos 81′;
- Contra o Manchester United, em 09/05/2007:
- Empate por 0x0, entrando no lugar de Scott Sinclair aos 54′
- Contra o Eventon, em 13/05/2007
- Empate por 1×1, entrando no lugar de Joe Cole aos 70′
Para lapidar sua joia rara, o Chelsea, então emprestou Sahar para o Queen Park Rangers (que disputava a Championship, ou a “2a. divisão da Inglaterra“), em um contrato até o final do ano.
No QPR, Sahar fez 11 jogos, entrando em 9 oportunidades. Não fez nenhum gol nem contribuiu com qualquer assistência, o que fez com que o QPR devolvesse-o para o próprio Chelsea, que resolveu novamente emprestá-lo, agora para o Sheffield Wednesday, que também disputava a Championship.
No Sheffield, Bem Sahar foi um pouco melhor. Disputou 12 partidas, e marcou 3 gols: contra o Crystal Palace, Scunthorpe e Norwich, além de contribuir com uma assistência contra o Leicester. Seu último gol, contra o Norwich, fez o Sheffield terminar com 55 pontos, e afastar de vez o rebaixamento para a “3a. divisão da Inglaterra“.
No dia 1o. de Julho de 2008, Ben Sahar foi emprestado para o Portsmouth, que tinha acabado de ser campeão da FA CUP, vencendo o Cardiff por 1×0. Porém Sahar não entrou uma única vez em sua nova equipe, o que fez com que o Portsmouth resolvesse devolvê-lo ao Chelsea no dia 1o. de Dezembro de 2.008. Sobre este acontecimento, Sahar disse o seguinte:
“Se eu tivesse jogado alguns jogos e eles dissessem que eu não era bom o suficiente, então tudo bem. Mas o fato é que eu não tive a chance de brilhar”
O último empréstimo
Com o fim precoce do Portsmouth, Ben Sahar, foi emprestado para o De Graafschap da Holanda, disputando 26 partidas, fazendo 10 gols e contribuindo com 4 assistências.
O fim do sonho de jogar no Chelsea
Após o término de seu empréstimo, o Chelsea recebeu uma proposta oficial para contratá-lo. O Espanyol estava decidido a pagar £900 mil, o que foi aceito pela diretoria e teve o aval do próprio Carlo Ancelotti.
No Espanyol, Sahar disputou 24 partidas fazendo apenas um mísero gol. O que fez com que o Espanyol emprestasse-o, sem custos, para a sua equipe original: Hapoel Tel Aviv.
No Campeonato Israelense, Sahar disputou 45 partidas, fazendo 18 gols e contribuindo com 2 assistências. Sua equipe ficou com o vice-campeonato (o campeão foi o Maccabi Haifa).
De volta ao Espanyol, foi emprestado novamente para o Auxerre da França e, em um campeonato mais difícil que o israelense, Sahar disputou 23 jogos, fazendo apenas 4 gols e contribuindo com mais 4 assistências.
Retornou novamente ao Espanyol que o liberou, livre de qualquer valor, para o Hertha Berlin, da Alemanha, e que manteve sua média em campeonatos mais difíceis: 19 jogos, 3 gols e 1 assistência.
Ben Sahar passou ainda por mais duas equipes: Arminia Bielefeld (da 2a. divisão da Alemanha) e Willem II Tilburg (da Holanda).
Atualmente, joga no Hapoel Beer Sheva, de Israel. Sahar possui, somente, 29 anos.
Tal Ben Haim
Pode-se dizer que Tal Ben Haim foi o 2o. jogador israelense mais importante do Chelsea. Isto porque, diferentemente de Ben Sahar, fez mais aparições na equipe principal do que seu antecessor.
Tal Ben Haim começou jogando na base do Maccabi Tel Aviv, e, aos 16 anos, já fazia parte da equipe principal. Aos 20 anos, dono de um futebol irretocável, Tal Ben Haim tornou-se o Capitão de sua equipe.
Depois de várias negociações com diversas equipes, Tal Ben Haim acabou acertando com o Bolton do técnico Sam Allardyce. Em sua primeira temporada, disputou 27 jogos fazendo um gol frente a equipe do Tottenham Hotspurs (derrota por 3×1).
Tal Ben Haim vinha fazendo boas apresentações, tanto que, no dia 20/10/2005, em partida pela Copa da UEFA frente ao Besiktas (1×1), utilizou a braçadeira de capitão.
Ida ao Chelsea
Com três equipes disputando o jovem talento (Chelsea, Newcastle, West Ham e Tottenham), Tal Bem Haim, confirmou sua ida ao Maior de Londres. E no dia 1o. de Julho de 2.007, o Chelsea, assinou sem custos (devido ao término do contrato), com o segundo jogador israelense da história do Clube.
Na época, a defesa do Chelsea era formado pelos seguintes jogadores: John Terry, Ricardo Carvalho, Alex, Branislav Ivanovic e Michael Mancienne.
No dia 5/08/2007, com as lesões de John Terry, Michael Mancienne e Branislav Ivanovic, Tal Bem Haim precisou jogar de titular contra o Manchester United pela Community Shield. Detalhe: O Chelsea, neste jogo, não entrou com nenhum defensor no banco de reservas.
Embora o Chelsea perdesse por 4×1 nos penaltis, Tal Bem Haim fez uma partida extremamente segura. Mesmo com o capitão John Terry, e com o homem-forte e de confiança de José Mourinho, Ricardo Carvalho, associado com as brilhantes aparições de Alex, Tal Bem Haim, fez 22 partidas em todas os campeonatos pelo Chelsea em sua primeira temporada.
O caldo entorna
Em setembro de 2.007, José Mourinho é despedido do Chelsea, e, para o seu lugar, entra Avram Grant, que, por coincidência, também nasceu em Israel.
Porém, as coisas apenas pioraram para Tal Bem Haim, porque se tornou, definitivamente, a quarta opção para o novo técnico. Foi quando, depois de um empate por 1×1 contra o Wigan, onde, por mais uma vez, Tal Bem Haim, nem sequer foi relacionado, que ele disse para a imprensa:
“Se eu soubesse que Avram Grant seria o técnico do Chelsea, eu teria ido para qualquer outro clube. Foi José (Mourinho) quem me trouxe aqui e ninguém, exceto ele e eu, sabemos da conversa que tivemos quando ele tentou me contratar pela primeira vez há um ano em janeiro de 2011. O fato é que, enquanto José era o treinador, eu jogava a maioria dos jogos e as pessoas que me conhecem sabem que eu não viria para o Chelsea para ser um reserva. Eu sabia que nada de bom viria para mim com Grant como técnico do Chelsea.”
Bom, nem precisa saber o que ocorreu. Grant se pronunciou logo após saber da entrevista, e disse:
“Não acho que José (Mourinho) tenha prometido a Ben Haim que ele jogaria antes de John Terry , Carvalho e Alex . É um negócio interno, mas, na minha opinião, se um jogador estava errado, precisamos lidar com isso – do nosso jeito, do meu jeito”.
Fim da era no Chelsea
No dia 30/07/2008, apenas um ano após sua contratação pelo Chelsea (sem custos), o Manchester City, do técnico Mark Hughes pagou uma quantia em torno de £5 milhões. Logo após sua assinatura, Tal Bem Haim, se pronunciou:
“Definitivamente vou dar o meu melhor para o City e dar meu coração em todos os jogos. Espero que possamos fazer coisas boas nesta temporada. Estou ansioso para começar a temporada aqui”.
Embora contratado do Chelsea (onde até que jogava de forma regular), Tal Bem Haim, não conseguiu se firmar como titular, o que acabou com que o Manchester City emprestasse-o para o Sunderland, gratuitamente, apenas seis meses no City.
Vida no Sunderland
Então, no dia 01/02/2009, Tal Bem Haim, foi para o Sunderland, onde definitivamente não se adaptou ao esquema do técnico escocês Ricky Sbragia, e com apenas 5 únicas aparições, retornou ao City.
Vida no Portsmouth
Depois de apenas um ano no Manchester City, o Portsmouth resolveu contar com seus serviços. Como o Manchester City, gastava milhões e milhões em jogadores, resolveu liberá-lo gratuitamente. Tal Bem Haim assinou um contrato de quatro anos com sua nova equipe. Embora jogasse regulamente, o Portsmouth acabou sendo rebaixado de divisão, o que fez com que os proprietários, repensassem sua folha de pagamento, e neste caso, incluiria o salário de Tal Bem Haim.
Tal Bem Haim, o nômade
Depois que o Portsmouth resolveu emprestá-lo (sem custos), apenas para que a sua nova equipe bancasse seus salários, Tal Bem Haim, perambulou por diversos clubes:
- De 03/08/2010 até 31/12/2010: West Ham;
- De 31/12/2010 até 09/08/2012: Portsmouth;
- De 09/08/2012 até 04/01/2013: Sem Clube;
- De 04/01/2013 até 09/05/2013 :Queen Park Rangers;
- De 09/05/2013 até 30/06/2013: Toronto FC;
- De 30/06/3013 até 24/07/2013: Queen Park Rangers;
- De 24/07/2013 até 11/07/2014: Standard Liege;
- De 11/07/2014 até 01/07/2015: Chartlon;
- De 01/07/2015 até 01/07/2018: Maccabi Tel Aviv;
- De 01/07/2018 até 13/08/2018: Sem Clube;
- De 13/08/2018 até hoje: Beitar Jerusalém;
Atualmente, Tal Bem Haim, possui 36 anos, e jogou 96 vezes pela Seleção de Israel. Só perde (em número de partidas pela seleção de seu país) para ….
Yossi Benayoun
Yossi Shai Benayoun não foi apenas o israelense mais famoso que jogou no Chelsea. Ele, sem dúvida, é um dos jogadores mais importante da história da Seleção de Israel. Atualmente, possui 102 convocações para a seleção de seu pais, tornando assim, o líder absoluto neste quesito.
O início, em Israel
Yossi Benayoun fez sucesso disputando a liga pelo seu país, iniciando pelo Hapoel Be’er Shiva. Ao se transferir para o Maccabi Haifa, ocorreu um acordo entre os dois presidentes que, Benayoun viria sem custos, porém, em uma futura venda, os custos seriam divididos de formas iguais.
Benayoun continuou se destacando, agora pela sua nova equipe, disputando um total de 130 partidas e marcando 55 gols.
Racing Santander
Em 2002, após brilhantes temporadas em Israel, Benayoun resolveu se aventurar pelo futebol espanhol. E, claro, que, em uma liga mais competitiva, não conseguiu manter sua forma. Marcou 5 gols em 31 partidas em sua primeira temporada, melhorando um pouco mais na segunda (7 gols em 35 partidas) e um pouco mais ainda em sua última (9 gols em 35 partidas).
West Ham
Recém-promovido para a Premier League, o West Ham resolveu pagar 3.38 milhões de libras, ao Racing, assinando um contrato de quatro anos.
Em uma liga muito mais competitiva do que a espanhola, Benayoun teve números ainda piores: 40 jogos e 5 gols em sua primeira temporada; 32 jogos e 3 gols em sua segunda temporada.
Liverpool
Mesmo não tendo números nada expressivos, Benayoun foi contratado pelo Liverpool, em 12/07/2007 por 6.57 milhões de libras. Porém, o que parecia mais uma temporada sofrível, mudou completamente.
Mesmo não sendo titular em boa parte dos jogos, Benayoun disputou 47 partidas, marcando incríveis 11 gols e contribuindo com 7 assistências. Em sua segunda temporada, praticamente manteve sua boa atuação: 42 jogos, 9 gols e 5 assistências.
Ida ao Chelsea e empréstimo para o Arsenal
Na temporada 2010/2011, o técnico do Chelsea era Carlo Ancelotti, atual campeão da Premier League. Com o pedido do próprio técnico, o Chelsea contratou Benayoun do Liverpool, no dia 02/07/2010, por 6.30 milhões de libras (quase o mesmo valor pago ao West Ham). Benayoun foi a segunda maior transferência do primeiro semestre do Chelsea, a primeira foi a aquisição de Ramires por 19.8 milhões de libras.
Porém, no Chelsea, Benayoun não teve sorte. Fez 10 aparições, contribuindo com apenas 1 gol e 1 assistência. Uma lesão em seu tendão de Aquiles, o deixou de fora por, praticamente, toda a temporada.
Já na temporada 2011/2012, com o técnico André Villas-Boas, concordou com um empréstimo (sem custos) para o Arsenal, e, conseguiu voltar em sua boa forma. Disputou 27 partidas, marcando 7 gols e contribuindo com 5 assistências.
Retorno o Chelsea
Como realizou uma temporada razoável no Arsenal, a equipe tentou contratá-lo em definitivo, porém, o novo técnico do Chelsea, era o Campeão da Champions League Roberto Di Mateo, que não aceitou perder um jogador para um rival direto, o que fez com que, Benayoun, fosse emprestado (sem custos) para o West Ham.
Com uma grave lesão (o que fez com que Benayoun perdesse praticamente, toda a temporada de empréstimo), retornou ao Chelsea no dia 1o. de Janeiro de 2.013, com o técnico mais odiado do Chelsea, Rafa Benitez.
Ainda assim, conseguiu fazer poucas partidas esporádicas, não conseguindo marcar nenhum gol.
O fim do sonho no Chelsea
No dia 1o. de Julho de 2013, o técnico José Mourinho resolveu dispensá-lo, o que fez com que Benayoun ficasse sem jogar até o dia 10 de Dezembro do mesmo ano, quando assinou com o Queen Park Rangers, que disputava a Championship, ou a 2a. divisão inglesa.
Alternando a titularidade e o banco de reservas, Benayoun fez 17 partidas, marcando apenas 3 gols.
A volta à Israel
Sem espaço nas ligas “top” da Europa, Benayoun, retornou ao Maccabi Haifa, ficando do dia 1o. de Julho de 2014 até 1o. de Julho de 2016, quando resolveu assinar com o Maccabi Tel Aviv.
No Maccabi Tel Aviv teve uma temporada péssima. Marcou apenas quatro gols em 42 aparições, juntamente com duas assistências.
Depois de apenas um ano, se mudou para o Beitar Jerusalém, assinando no dia 1o. de Julho de 2017. Começou de forma avassaladora. No primeiro jogo, um hat-trick, deixando o Beitar entre os líderes do campeonato. Porém, de Novembro até meados de Janeiro, o Beitar Jerusalém não conseguiu mais vencer, o que fez com que Benayoun fosse preterido frente outros jogadores.
Consequentemente, no dia 30 de Janeiro de 2018, Benayoun assinou com Maccabi Petah Tikva, jogando 12 partidas, fazendo apenas 3 gols e contribuindo com apenas uma única assistência.
Atualmente Benayoun, possui 38 anos e está sem clube.