O Boxing Day é uma época tradicional na Inglaterra, com sobras do dia de Natal, diversas liquidações nas lojas e claro, jogos de futebol frenéticos.
A rodada maluca no Boxing Day de 1963 tornou-se uma lenda, com as 20 equipes da primeira divisão anotando um total de 66 gols, uma contagem que levou a questionamentos na época sobre quantos perus de natal os jogadores devoraram.
Mas em 2007 o Chelsea protagonizou uma das melhores partidas de Boxing Day da história da Premier League, quando recebeu o Aston Villa em Stamford Bridge.
Entrando no período festivo, o Chelsea começava a se recuperar da primeira saída de José Mourinho do comando da equipe.
Seis pontos atrás do até então líder Arsenal na noite de natal, o Chelsea precisava de uma vitória sob o oitavo colocado: o Aston Villa.
O placar em Stamford Bridge foi aberto aos 14 minutos pelos visitantes. Após levantamento, John Carew cabeceou pra área e Shaun Maloney abriu o placar.
O Aston Villa quase ampliou o placar no ataque seguinte mas um chute de Gabriel Agbonlahor parou nas mãos de Petr Cech, antes de Joe Cole arriscar de longe para a defesa de Scott Carson no primeiro chute dos Blues no alvo.
O segundo gol da partida também foi do Aston Villa. Shaun Maloney deixou Claudio Pizarro na saudade na lateral esquerda, chutou forte e Petr Cech falhou ao tentar defender. Chelsea 0-2 Aston Villa em pleno Stamford Bridge.
Naquele momento o Chelsea parecia estar no caminho de sua primeira derrota em casa na Premier League desde uma derrota de 2-1 para o Arsenal em fevereiro de 2004.
Houve, no entanto o início da reação nos minutos finais do primeiro tempo. O defensor Zat Knight do Aston Villa derrubou Michael Ballack dentro da área e acertadamente o árbitro marcou a penalidade e expulsou o jogador.
Na cobrança Andriy Shevchenko (lembra-se dele, torcedores?) converteu a cobrança e deu novo ânimo à equipe.
No segundo tempo Andriy Shevchenko tratou de empatar a partida logo aos 50 minutos. Após recebeu a bola de Salomon Kalou, o ucraniano chutou forte de fora da área e marcou um golaço. Chelsea 2-2 Aston Villa.
16 minutos viria a grande virada do Chelsea na partida. Andriy Shevchenko encontrou o brasileiro Alex entrando em velocidade na área e ele apenas chutou para virar o jogo. Chelsea 3-2 Aston Villa.
Na frente do placar pela primeira vez, o Chelsea viu o Aston Villa chegar à igualdade seis minutos depois. Ashley Young cobrou falta, Martin Laursen se antecipou aos defensores do Chelsea e deixou tudo igual. Chelsea 3-3 Aston Villa.
O Chelsea partiu pra cima do Villa buscando a vitória e aos 88 minutos saiu o quarto gol. Em cobrança de falta, Michael Ballack colocou o Chelsea na frente do placar no que parecia uma vitória histórica dos Blues.
No entanto no apagar das luzes os visitantes pressionaram e Ashley Cole salvou um gol em cima da linha com a mão e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança Gareth Barry marcou e deu números finais à partida. Chelsea 4-4 Aston Villa.
Apesar do empate amargo, o jogo é considerado até hoje uma das melhores partidas realizadas no Boxing Day da Premier League.
Confira todos os oito gols do jogo no vídeo abaixo!