O Chelsea anunciou nesta segunda-feira (31/12) os resultados financeiros anuais que teve seu período encerrado em 30 de junho de 2018 e comemorou um novo lucro recorde.
De acordo com a publicação em seu site oficial, o volume de negócios do clube cresceu 22,7%, com a receita passando dos 361,3 milhões de libras do ano anterior para £443,4 milhões de libras. É a primeira vez que a receita do clube bate a casa dos £400 milhões de libras.
Assim como a receita recorde, o lucro de vendas do clube chegou a £113,0 milhões de libras, acarretando num lucro de £62,0 milhões descontando impostos.
Os resultados garantem assim que o clube cumpra todos os critérios impostos pelo Fair Play Financeiro (FFP).
A receita de direitos de transmissão saltaram de £41,7 milhões de libras para £204,1 milhões de libras pelo regresso do clube à Liga dos Campeões na temporada 2017/18.
Embora o preço dos ingressos para os jogos estejam congelados desde a temporada 2011/12, a participação na Liga dos Campeões ajudou o clube a alcançar uma receita geral de £8,4 milhões de libras.
O clube também revelou que a receita de atividades comerciais cresceu em £32,0 milhões de libras, isso após a assinatura de novos acordos de parceria, incluindo a Nike como fornecedora de materiais esportivos.
A controladora final do Chelsea FC, a Fordstam Limited, que também é relacionada às operações não relacionadas ao futebol do grupo também registrou um lucro de £24,9 milhões no ano corrente.
O presidente do Chelsea, Bruce Buck falou ao site oficial após a divulgação dos resultados financeiros.
“O clube publicou uma série de recordes de receita e nossa margem de lucro aumentou em anos consecutivos. Isto ocorreu num contexto de participação variável no futebol europeu, e diferentes graus de conquistas na Premier League, o que demonstra que construímos uma posição de negócio sólida para apoiar a nossa busca no terreno para o sucesso.”
“Com a nossa receita na temporada estável, apesar de não ter terminado entre os quatro primeiros da Premier League na última temporada, e nossos torcedores globais aumentarem, agradecemos aos nossos leais patrocinadores, bem como à nossa equipe e parceiros valiosos por ajudar a fazer sucesso financeiro neste ano.”