De acordo com as últimas notícias, Gonzalo Higuaín deverá ser anunciado em breve como novo jogador do Chelsea, encerrando assim o seu período de empréstimo da Juventus no AC Milan.
Além de garantir o empréstimo do argentino até o final da temporada, o Chelsea terá a possibilidade de estender o vínculo por mais 12 meses com o jogador.
Mas a pergunta que não quer calar é: será que Higuaín terá sucesso em Stamford Bridge? Será que ele dará certo na Premier League?
Então vamos mostrar como Higuaín se compara aos atuais atacantes do Chelsea nas duas últimas temporadas em partidas de Liga (Premier League (Giroud e Morata; Serie A Tim (Higuaín)).
GONZALO HIGUAÍN
Gonzalo Higuaín marcou 24 gols pela Juventus na temporada 2016/17, mas conseguiu marcar apenas 16 vezes na última campanha da Serie A Tim.
O atacante foi negociado pela Juventus para abrir caminho para Cristiano Ronaldo, sendo emprestado ao AC Milan por uma temporada com opção de compra taxada em £32 milhões.
Seu desempenho no AC Milan tem um número inferior: seis gols marcados na Serie A Tim até o momento.
Gols por 90 minutos: 0,48
Precisão no chute: 36,71%
Taxa de conversão: 13,92%
Chances criadas por 90 minutos: 0,92
ÁLVARO MORATA
Morata teve um bom início na temporada passada no Chelsea, mas após metade da campanha a sua confiança não era a mesma e ele marcou apenas 11 gols em 2017/18.
Nesta temporada o seu desempenho tem sido ainda pior: apenas cinco gols na Premier League.
O desempenho abaixo da média fez com que Maurizio Sarri optasse por Eden Hazard na posição como falso 9.
Higuaín foi identificado como a solução para o ataque do Chelsea já que teve sucesso no Napoli com Maurizio Sarri, mas seus números não são melhores que os de Morata.
Embora tenha a mesma porcentagem de gols marcados em 90 minutos (0,48), Higuaín tem uma porcentagem inferior quando se trata da precisão de chute e taxa de conversão.
Além disso, Higuaín cria menos chances por jogo do que Morata.
Gols por 90 minutos: 0,48
Precisão no chute: 43,85%
Taxa de conversão: 14,04%
Chances criadas por 90 minutos: 1,26
OLIVIER GIROUD
Contratado em janeiro de 2018 para disputar posição com Álvaro Morata, o francês Olivier Giroud também não fez o suficiente para convencer Maurizio Sarri.
Quando se trata de marcar gols, Giroud se sai pior que Higuaín e Morata, o que não ajuda a solucionar o problema da equipe.
No entanto outros pontos são favoráveis ao atacante francês. A sua facilidade em segurar a bola no ataque fazendo o “pivô” é mais eficiente do que dos demais e ele é um jogador mais confiáveis que outros “reservas” de outras equipes como Daniel Sturridge no Liverpool e Fernando Llorente no Tottenham.
Por este motivo Giroud parece mais adequado a permanecer no Chelsea enquanto Morata provavelmente estará de saída para o Atlético de Madrid.
Gols por 90 minutos: 0,3
Precisão no chute: 30,77%
Taxa de conversão: 7,69%
Chances criadas por 90 minutos: 2,07
Dito isso, há a sensação de que Gonzalo Higuaín poderá ter melhores números no Chelsea e que o Milan foi uma escolha errada para o atacante.
Trabalhar com Maurizio Sarri pode ser o ambiente certo para fazer Higuaín brilhar novamente.