A saída de Eden Hazard ao final da temporada para o Real Madrid tem ganhado novos capítulos nesta semana, após uma entrevista do belga ter sido revelada pelo canal francês RMC.
Na ocasião, Eden Hazard revelou que já decidiu o seu futuro (permanecer no Chelsea e renovar seu contrato ou sair do clube) e que será revelado no momento certo.
Em meio a tantas especulações, a alternativa do Chelsea à uma possível saída de Hazard poderá ser “Hazard”.
Um dos nomes ligados ao Chelsea para a próxima temporada é nada mais nada menos que Thorgan Hazard, irmão mais novo de Eden Hazard, que já teve uma breve passagem pelos Blues.
Assim como Eden Hazard, seu irmão Thorgan Hazard também foi contratado em 2012, vindo do RC Lens da França quando tinha apenas 19 anos, por £450.000 libras, tendo sido identificado como uma estrela em potencial pelos Blues. Mais jovem, Thorgan foi emprestado ao Zulte Waregem da Bélgica onde passou duas temporadas e mostrou que tinha potencial para brilhar.
Considerando que Eden Hazard chegou ao Chelsea para ser titular de imediato, Thorgan trabalhou duro para melhorar ao longo das temporadas e começou a mostrar sua habilidade na Bélgica com o Zulte.
Em uma entrevista em 2016 ao jornal belga Het Nieuwsblad, Thorgan negou veementemente que foi contratado pelo Chelsea apenas para ajudar na contratação e facilitar a adaptação de Eden Hazard em Londres:
“É claro que ajudou o Chelsea a contratar o Eden, mas não é como se o Chelsea contratasse os irmãos de todos os jogadores. Os irmãos de [Frank] Lampard e [John] Terry nunca jogaram pelo Chelsea.”
“Eles me contrataram porque eu mostrei potencial. Eles tiveram que pagar ao Lens uma taxa de transferência para me contratar e eles estavam certos no que estavam fazendo.”
“Eu posso não estar seguindo o mesmo caminho que Eden, mas estou melhorando, passo a passo.”
Depois de duas temporadas no clube belga, Thorgan foi novamente emprestado, desta vez ao Borussia Monchengladbach da Alemanha.
Apesar de ter sido titular em apenas 7 dos 28 jogos em que atuou na Bundesliga na temporada 2014/15, Thorgan teve participação em sete gols (uma assistência a cada 129 minutos), o suficiente para convencer o clube alemão a contratá-lo em definitivo por cerca de £7,2 milhões de libras, tendo assim uma valorização de 1.500% de 2012 a 2015.
A importância de Thorgan a cada temporada na Alemanha foi aumentando e hoje ele é um dos jogadores mais importantes do elenco do Borussia Mönchengladbach, ajudando a equipe na luta pelo título da Bundesliga nesta temporada (Borussia Mönchengladbach ocupa atualmente a segunda colocação, sete pontos atrás do líder Borussia Dortmund).
Seu tempo em campo também tem aumentado a cada temporada – de 32,3 min por jogo na temporada 2014-15 para 89,6 minutos por jogo nesta temporada – assim como seu impacto nas partidas.
Thorgan agora tem 45 gols em 167 partidas pelo Monchengladbach, com sua produção ofensiva aumentando gradualmente a cada temporada.
Geralmente escalado à direita ou à esquerda do ataque nesta temporada – sugerindo que ele pode se encaixar na atual formação do Chelsea de Maurizio Sarri quase que sem problemas – ele é praticamente garantido quando está em forma, marcando 12 gols em todas as competições nesta temporada e concedendo sete assistências.
Para efeito de comparação, são apenas três gols e três assistências a menos que seu irmão mais velho (12 gols na Premier League para Eden vs 9 gols na Bundesliga para Thorgan e 10 assistências para Eden vs 8 para Thorgan).
Thorgan sempre trabalhou sob comparações com Eden ao longo de sua carreira, mas agora parece pronto para atuar no mais alto nível e criar sua própria história no futebol.
Compartilhando algumas das mesmas habilidades que seu irmão, Thorgan também tem recebido crédito por seu trabalho defensivo no Borussia, o que pode ser sua maior vantagem em relação à Eden.
Entretanto, Thorgan vem evoluindo nesta temporada. Seus 9 gols marcados na Bundesliga foram convertidos em menos chutes ao gol, significando um melhor aproveitamento das chances criadas (Thorgan marcou gols em 20,5% dos chutes à gol vs 18,5 de Eden).
Embora não utilize tanto dos dribles como Eden Hazard, ele tem melhorado substancialmente. Talvez em uma equipe que lhe dê mais liberdade e o tire um pouco das responsabilidades defensivas, Thorgan puderia ser mais eficiente no último terço do campo.
No último final de semana ambos os jogadores foram importantes nas vitórias de suas equipes. Eden Hazard marcou duas vezes contra o Huddersfield Town, ajudando o Chelsea na vitória por 5-0. Já Thorgan deu uma assistência na vitória do Borussia Mönchengladbach em cima do Schalke 04 por 2-0.
Thorgan ainda não é um jogador tão preparado como Eden Hazard – ele perde mais bolas no terço final do campo e não é tão forte quanto seu irmão – mas está evoluindo, se mostrando um ótimo candidato caso Eden deixe Stamford Bridge ao final da temporada.