O Chelsea conquistou uma importante vitória contra ao derrotar o Tottenham em Stamford Bridge pelo placar de 2-0 e se manteve na briga por uma vaga para a próxima edição da UEFA Champions League.
Depois da partida, o técnico Maurizio Sarri falou com a imprensa presente em Stamford Bridge e esclareceu algumas dúvidas.
Kepa Arrizabalaga foi deixado no banco de reservas, dando lugar a Willy Caballero, como resultado da sua postura ao se recusar a deixar o campo contra o Manchester City na final da Carabao Cup. Sobre o assunto, Sarri explicou que o desempenho em campo não tem relação com o incidente.
“Não. Eu não penso assim. O desempenho nesta partida foi realmente muito bom, mas foi um desempenho em linha com o último. Felizmente, o resultado foi diferente.”
“Mas o tipo de performance foi semelhante, eu acho. Acho que foi a decisão certa. Kepa cometeu um grande erro. Ele pagou com o clube. Então ele teve que pagar com a equipe. Mas agora acho que temos que parar. Kepa, a partir de amanhã, estará conosco.”
Perguntado se o goleiro retomaria a titularidade contra o Fulham no próximo domingo pela Premier League, Sarri continuou:
“Claro, claro. Eu não sei se ele estará em campo no próximo jogo ou não, mas em um dos próximos dois, com certeza. Não podemos matá-lo. Quando você é jovem, eu acho que você pode cometer erros. O mais importante é que você precisa entender muito bem, após cada erro. Então, agora, para mim, a questão está encerrada.”
O Chelsea voltou a vencer na Premier League após uma terrível derrota por 6-0 contra o City e Sarri respondeu se a partida seria um ponto de virada para ele no comando da equipe.
“Esperamos que sim. A coisa mais importante é que precisamos de consistência nas performances e nos resultados.”
“Como você sabe muito bem, neste campeonato, é tão difícil. Não é fácil. No último mês jogamos duas ou três vezes contra o Tottenham. Uma vez contra o Man City, uma vez contra o Man United, não é fácil ter consistência de resultados, mas agora precisamos de pontos.”
“Foi realmente muito importante hoje à noite porque estamos lutando pra estar entre os quatro primeiros. Não sei, mas, talvez, com esse resultado, podemos envolver o Tottenham nessa batalha. A diferença é muito grande, sete pontos, mas talvez. Não é fácil, claro.”
Depois de ser criticado por torcedores em Stamford Bridge, Sarri foi apoiado pelos presentes na partida e ele respondeu sobre a importância de ter a torcida ao seu lado.
“É muito importante. Eu sei que este jogo, para os nossos torcedores, é realmente muito importante. É um derby de Londres, talvez o mais importante com o outro contra o Fulham. Então o resultado e a performance foram realmente muito importantes. Mas acho que o mais importante foi que fomos capazes de lutar pelo resultado.”
Harry Kane, artilheiro do Tottenham passou em branco em Stamford Bridge, tendo poucas chances para marcar, não tendo acertado o alvo durante os 90 minutos. Perguntado se ele procurou anular o atacante, Sarri disse:
“No início da partida, pressionamos muito bem. Recuperamos 10 bolas na metade adversária. Foi muito difícil para nós, porque jogamos 120 minutos três dias atrás, então os jogadores me pediram para pressionar um pouco mais baixo.”
“É claro que concordei porque eles defenderam muito bem. Mas nos defrontamos muito bem na final contra o City. Na partida contra o Malmo, nas últimas três partidas defendemos muito bem com um nível de aplicação e atenção maior do que antes, mas acho que o nível de agressão que temos foi bom.”
“Não basta dizer ‘pare Kane’. Kane é um grande jogador, mas não é suficiente dizer aos defensores: ‘Parem Kane.’ Você tem que parar os adversários antes de Kane.”
A posição de Maurizio Sarri como treinador do Chelsea foi colocada em dúvida pela imprensa no último mês e na coletiva Sarri foi perguntado se a vitória impediria novas perguntas sobre o seu futuro no comando da equipe:
“Depende mais de você do que do clube. Falei com o clube duas ou três vezes nos últimos dias, mas o problema não era tão grande quanto vocês escreveram. Eu não sei: talvez não fosse verdade, eu não sei.”
“Mas não é um grande problema para mim. Neste trabalho, você está sob pressão toda semana. Se tiver sorte, a cada seis meses. Você, eu acho, a cada dois ou três anos. É normal se você perder dois ou três jogos em sequência, que você estará sob pressão, mas isso é o mesmo para cada treinador. Talvez mais pressão no Chelsea.”
Por último, Sarri respondeu se a partida valeu mais do que os três pontos para os jogadores e torcedores do Chelsea.
“Espero que sim. O resultado foi muito importante porque os torcedores viram um time capaz de lutar. Para o relacionamento com os torcedores, foi um jogo muito importante.”
“Eu sou o técnico. Penso no meu time. O que é importante agora é a consistência. Lutar por dez partidas seguidas. Talvez não consigamos vencer dez partidas seguidas, mas poderemos lutar.”