Diante do confronto contra o Dínamo Kiev pelas oitavas de finais da UEFA Europa League, o treinador Maurizio Sarri concedeu entrevista coletiva à imprensa presente em Cobham Trainning Ground nesta quarta-feira, dando atualizações sobre o elenco e falando sobre o futuro.
Primeiramente Sarri cedeu atualizações sobre o estado físico dos jogadores, revelando não haver nenhuma lesão.
“Não não. Temos sorte e não temos lesionados. Nós temos alguns jogadores muito cansados porque a última semana foi realmente muito difícil para nós. Começamos com 130 minutos na final [contra o City], então foi muito difícil. Precisamos considerar a situação muito bem e descansar alguns jogadores, eu acho.”
O Chelsea teve uma melhora de desempenho na última semana, dando certo alívio ao treinador no comando da equipe, mas Sarri acredita que a mudança não se deve pela alteração das suas táticas.
“Não, taticamente trocamos apenas a linha de pressionar algumas vezes. Estamos tentando jogar da mesma maneira. Provavelmente mentalmente. A final foi realmente muito importante para nós. Perdemos por 6-0 em Manchester duas semanas antes e depois, na final, pudemos jogar no mesmo nível que eles. Isso foi realmente muito importante para nossas mentes, para nossa confiança.”
“Nós mudamos seis jogadores, eu acho. Entre Spurs e Fulham, seis jogadores eu acho. Nós tivemos uma rotação muito boa. Mas provavelmente estávamos cansados. Alguns jogadores fisicamente e toda a equipe mentalmente, eu acho.”
Dando prosseguimento na coletiva, Sarri se mostrou confiante de que estará no comando da equipe na próxima temporada e se mostrou bastante confiante para o futuro.
“Não é um grande problema. O problema são os resultados. Todo o resto não é importante neste momento. Eu quero ganhar para o time, para o clube, não para mim. Não é importante. Estou confiante. Eu estava confiante no passado e agora estou confiante, é claro. Mas quero pensar apenas nas nossas performances e nos nossos resultados. Nada mais.”
“Não é importante se eu estiver aqui na próxima temporada. Neste momento, é importante apenas os resultados. Neste momento, apenas a Liga Europa é importante. Neste momento, o Dínamo Kiev é tudo. Estou confiante de que serei capaz de fazer meu trabalho. Eu tenho que pensar isso [que eu estarei aqui na próxima temporada] se eu quiser fazer o meu trabalho.”
O Chelsea ocupa a sexta colocação na Premier League, dois pontos atrás do Manchester United (quarto colocado), com um jogo a menos e tendo a possibilidade de se classificar também pela UEFA Europa League. Sobre esta possibilidade, Sarri disse:
“Acho que podemos nos classificar para a Liga dos Campeões pela Premier League. Estamos lutando. Estamos a apenas dois pontos de distância, no momento, e temos que jogar uma partida (atrasada). Mas a Liga Europa é uma competição muito importante, a segunda na Europa, um troféu importante com um lugar para a Liga dos Campeões. Então é um alvo muito importante para nós.”
Os Blues jogarão a primeira partida das oitavas de finais em casa, decidindo a classificação na Ucrânia e Sarri falou sobre.
“Temos que jogar a primeira partida em casa e a segunda fora, mas minha equipe é boa o suficiente para vencer em casa ou fora. As duas partidas serão muito difíceis. Eles são uma boa equipe, uma equipe física e uma equipe jovem, muito perigosa nos contra-ataques com dois alas muito rápidos. Então nós precisamos de duas performances muito boas, eu acho. Nosso objetivo é jogar o mesmo futebol em casa e fora.”
“Acho que, neste momento, jogamos seis, sete ou oito partidas a mais do que as outras equipes européias, e oito partidas significam dois meses com uma partida durante a semana.”
“Dois meses sem treinamento. Então, acho que, para um time inglês, é muito difícil ser competitivo na Europa em março, abril ou junho. Realmente muito, muito difícil.”
“Ontem vimos o Real Madrid contra o Ajax. O Ajax não disputou um jogo no campeonato holandês na última rodada, e o Real entrou nesse jogo depois de duas partidas contra o Barça. Há uma grande diferença. Acho que a Premier League poderia fazer algo mais pelas equipes envolvidas em competições européias.”
“Se você jogar a Liga Europa na Itália, depois da partida, você pode pedir para jogar na segunda-feira. Um dia a mais para descansar. Eu acho que isso é realmente muito importante. Por exemplo, nós vamos jogar na Premier League após 62 ou 63 horas após o jogo contra o Dynamo Kiev. Eu acho que é cedo demais.”
Callum Hudson-Odoi tem ganhado algumas oportunidades nesta temporada, entretanto os torcedores do clube acreditam que Sarri não tem lhe dado tempo suficiente em campo, preferindo escalar Pedro e Willian. Sobre escalar ou não escalar Hudson-Odoi como titular, Sarri revelou seus pensamentos.
“Callum está sempre em minha mente em todas as partidas. Não sei se ele vai estar em campo ou não amanhã. Eu também acho que você tem que colocar menos pressão nos jovens jogadores ingleses.”
“Porque eles precisam melhorar. Eu nunca vi um jogador de 18 anos no topo, então Callum, como todos os outros jovens jogadores da Inglaterra, precisa melhorar neste momento. Isso é muito importante para ele neste momento. Então ele poderá estar no topo quando tiver 22 ou 23 anos sem pressão no momento. Eu acho que você coloca muita pressão sobre os jovens jogadores ingleses.”
Para finalizar a coletiva, Sarri foi perguntado se já estaria planejando a próxima temporada do Chelsea e ele respondeu.
“Não, não, não. Estávamos falando sobre o problema da próxima pré-temporada. Então, estávamos tentando nos organizar da melhor maneira na próxima pré-temporada.”
“Eu não quero estar relaxado. Eu quero estar nervoso. [Risos] Eu tenho que pensar em uma partida muito importante amanhã, e depois em outra depois de 62 ou 63 horas na Premier League. Então eu não quero relaxar.”