Data: Domingo, 17/03/2019
Horário: 13h:30m (Horário de Brasília)
Local: Goodison Park (Liverpool – Inglaterra)
Transmissão: ESPN Brasil e Watch ESPN
Árbitro: Anthony Taylor; Assistentes: Gary Beswick, Adam Nunn; Quarto árbitro: Martin Atkinson;
PRÉVIA
Com a missão de terminar a temporada entre os quatro primeiros da Premier League, o Chelsea entra em campo neste domingo para enfrentar o Everton pela trigésima primeira rodada da competição.
CHELSEA FC
Os Blues vem em uma crescente depois de um período de instabilidade na temporada.
Precisando somar o máximo de pontos possíveis para ficar entre os quatro primeiros na Premier League, o Chelsea visitará o Everton e só a vitória importa.
Embora tenha goleado o Dínamo Kiev na última quinta-feira (14/03) por 0-5 fora de casa pela UEFA Europa League, o Chelsea vem de um tropeço na Premier League.
Jogando em casa e tendo controlado as ações, os Blues ficaram apenas no empate por 1-1 com o Wolverhampton, perdendo a chance de encostar ainda mais na quarta colocação.
Saindo atrás do placar na segunda etapa, um gol salvador de Eden Hazard nos acréscimos evitou uma nova derrota e manteve a equipe em boa condição na luta pelo top 4.
Para encarar o Everton, o italiano Maurizio Sarri terá todos os seus jogadores a sua disposição.
Gonzalo Higuaín não viajou com o elenco para a Ucrânia mas está em condições de jogo para entrar em campo neste domingo.
Eden Hazard, Emerson Palmieri e David Luiz que ganharam descanso na última quinta-feira também deverão retornar à equipe titular contra os Toffers.
Provável escalação: Kepa Arrizabalaga; Azpilicueta, Rudiger, David Luiz, Emerson Palmieri; Jorginho, Kanté, Loftus-Cheek; Hazard, Willian e Higuaín;
Da equipe que regularmente tem sido utilizada na Premier League, quase todos os jogadores deverão ser mantidos, exceto por Loftus-Cheek que deverá ganhar vaga no time titular, deixando Kovacic e Barkley como opções no banco de reservas.
Higuaín deverá retornar ao ataque mesmo com a excelente partida feita por Olivier Giroud contra o Dínamo Kiev, com direito a três gols.
PALAVRAS DO TREINADOR MAURIZIO SARRI
“Temos que jogar uma partida muito importante e uma partida muito difícil. Na minha opinião, após os seis grandes, o Everton é a melhor equipe da liga em qualidade técnica.”
EVERTON
O Everton tem sido considerado por muitos uma das grandes decepções desta temporada na Premier League.
Tendo se reforçado de maneira interessante antes do início da temporada, os Toffers não fazem boa campanha e ocupam apenas a décima primeira colocação na Premier League com 37 pontos conquistados (10 vitórias, 7 empates e 13 derrotas).
O desempenho ruim também pode ser demonstrado pelos números da equipe, que até o momento marcou 41 gols e sofreu 42, tendo saldo de -1.
Nas últimas cinco rodadas o Everton teve poucos motivos para comemorar. Foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória, além de seis gols sofridos e cinco marcados.
Na última rodada uma derrota fora de casa para o Newcastle United por 3-2 só confirmou a campanha irregular da equipe e aumentou a pressão sob o treinador português Marco Silva, que tem lutado para se manter no posto pela equipe da cidade de Liverpool.
Para enfrentar o Chelsea, o treinador português contará com os retornos de Seamus Coleman e Leighton Baines, mas Phil Jagielka é um desfalque. Outro jogador que não poderá entrar em campo é o francês Kurt Zouma, que pertence ao Chelsea e está inelegível.
Provável escalação: Pickford; Coleman, Keane, Digne, Baines; Schneiderlin, Gueye, Walcott, Sigurdsson; Richarlison, Calvert-Lewin.
PALAVRAS DO TREINADOR MARCO SILVA
“Houve boa intensidade no jogo [o empate em 0-0] e bons contra-ataques também. É tudo o que devemos fazer no próximo domingo.”
“Eles são realmente fortes nessa linha de frente, e na zona intermediária também, mas estão aqui jogando em Goodison. Se você conseguiu um bom resultado contra eles, talvez com confiança possamos alcançar melhor em casa.”
CLASSIFICAÇÃO DA PREMIER LEAGUE
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Chelsea e Everton já se enfrentaram 53 vezes pela Premier League.
O Chelsea venceu 25 partidas, empatou 19 e perdeu 9 vezes para o Everton na competição.
No último duelo entre as equipes pela Premier League entre as duas equipes houve um empate sem gols em Stamford Bridge.
VOCÊ SABIA?
- O Everton não conquistou nenhuma vitória em seus últimos seis jogos da Premier League contra o Chelsea (3 empates e 3 derrotas), sem marcar em cada um dos últimos cinco jogos. Eles não conseguiram marcar gols em seis jogos consecutivos do campeonato contra um único adversário, o Southampton entre 1972 e 1979 (uma sequência de sete jogos).
- O Chelsea está invicto em duas partidas fora de casa contra o Everton (1 vitória e 1 empate); os Blues não conseguem uma sequência de três partidas sem derrotas (vs Everton) desde uma sequência de oito entre 2001 e 2008.
- Os últimos dois jogos da Premier League entre Everton e Chelsea terminaram em 0-0. Apenas quatro partidas na história da competição terminaram sem gols em três jogos consecutivos (Arsenal x QPR, Aston Villa x Man Utd, Charlton x Middlesbrough e Coventry x Sheffield Wednesday).
- O Everton venceu apenas um de seus últimos oito jogos em casa na Premier League (3 empates e 4 derrotas). Os Toffees não vencem um time do “big six” na Premier League desde janeiro de 2017 (4×0 vs Man City), empatando sete e perdendo 18 desde então.
- O Chelsea perdeu três dos últimos sete jogos na Premier League (3 vitórias e 1 empate), tantos quantos havia perdido nos 22 primeiros jogos nesta temporada (14 vitórias, 5 empates e 3 derrotas).
- Os últimos sete gols do Everton na Premier League em Goodison Park foram marcados por jogadores diferentes.
- Marco Silva somou apenas três pontos em seus últimos 12 jogos na Premier League contra o “big six” (0 vitórias, 3 empates e 9 derrotas) desde a vitória por 2 x 1 com o Watford contra o Arsenal em outubro de 2017.
- Eden Hazard esteve diretamente envolvido em 48% dos 50 gols do Chelsea na Premier League nesta temporada (13 gols e 11 assistências), a maior proporção na competição. O maior percentual de gols em que um jogador do Chelsea esteve envolvido em uma temporada completa da Premier League é de 47%, por Jimmy Floyd Hasselbaink (marcou ou assistiu 32 dos 68 gols do Chelsea).
- Em nenhum momento Eden Hazard jogou mais jogos da Premier League sem marcar do que no Goodison Park (6, assim como em Selhurst Park).
- Theo Walcott marcou seis gols em todas as competições contra o Chelsea, marcando pelo menos uma vez em todos os quatro estádios que o enfrentou (Principality, Wembley Stadium, Emirates Stadium e Stamford Bridge). Se ele jogar, este será seu primeiro jogo contra os Blues no Goodison Park.
O PALCO DA PARTIDA
A partida deste domingo será realizada em Goodison Park, em Liverpool. Inaugurado em 1892 tem atualmente capacidade para 40.569 torcedores.
Seu maior público na Premier League foi em uma partida contra o Liverpool em 11 de dezembro de 2004, quando 40,552 torcedores estiveram presentes.