Antes de mais nada, a frase não é minha. Ela foi proferida na temporada 2012-2013 por José Mourinho quando o Chelsea saiu de forma precoce da Champions League (ainda na fase de grupos) e, pelo regulamento, foi disputar a Europa League.
Naquela temporada, o Chelsea, conseguiu a proeza de ser a primeira equipe campeã da Champions, a ser desclassificada ainda na fase de grupos.
Precisando urgentemente demitir Roberto Di Mateo e contratram um “técnico-tampão”, o Chelsea contratou Rafa Benitez, que tinha feito sucesso no Liverpool.
Desclassificado da fase de grupos da Champions, o Chelsea foi disputar a Europa League. E, depois de eliminar Sparta Praga (1×0, 1×1), nas oitavas o Steua Bucaresti (0x1, 3×1), nas quartas o Rubin Kazan (3×1, 2×3) e, nas semi-finais o Basel por 2×1 e 3×1, o Chelsea se qualificou para disputar a final contra o Benfica.
Logo após a vitória por 2×1 (gols de Fernando Torres (aos 60′) e Ivanovich (aos 93′), Rafa Benitez soltou a máxima:
Levei o Chelsea à glória em 2013 vencendo a Europa League. Este foi um presente para toda a torcida. Como um técnico interino, acredito que consegui fazer um bom trabalho.
Em entrevista a SkySports
Porém, como Rafa Benitez não manteve-se no cargo, e a diretoria achou por bem trazer José Mourinho; ao ser perguntado em uma entrevista, José Mourinho soltou a máxima:
“Quando voltei, senti que a experiência do Chelsea jogando a Europa League não boa”.
Em entrevista a BTSports
Logo após a frase, outros jornalistas quiseram entender qual era o real significado da mesma, isto porque o Chelsea tinha conquistado um campeonato inédito na história do clube.
A Liga Europa é uma competição diferente (para a Liga dos Campeões). A Liga Europa é um nível diferente de competição para um nível diferente de jogador e um nível diferente de clube. Não é bom para um grande clube ir até lá e vencer. Eu não quero que meus jogadores joguem a Liga Europa, porém, se vierem a jogar, eles têm obrigação de vencê-la.
Em entrevista a BTSports
José Mourinho estava errado em pensar desta forma? Eu acredito que não. Pelo tamanho que o Chelsea se transformou, pensarmos em vencer a Liga Europa, é um sonho menor.
Nosso objetivo sempre deve ser a Champions, e caso disputássemos a Europa League, que vencêssemos para nos classificarmos para a própria Champions.
Estamos nos apequenando. Tomara que na temporada 2019-2020 tenhamos os sonhos de outrora.