Vencer a Europa League é obrigação!

-

Antes de mais nada, a frase não é minha. Ela foi proferida na temporada 2012-2013 por José Mourinho quando o Chelsea saiu de forma precoce da Champions League (ainda na fase de grupos) e, pelo regulamento, foi disputar a Europa League.

Naquela temporada, o Chelsea, conseguiu a proeza de ser a primeira equipe campeã da Champions, a ser desclassificada ainda na fase de grupos.

Precisando urgentemente demitir Roberto Di Mateo e contratram um “técnico-tampão”, o Chelsea contratou Rafa Benitez, que tinha feito sucesso no Liverpool.

Desclassificado da fase de grupos da Champions, o Chelsea foi disputar a Europa League. E, depois de eliminar Sparta Praga (1×0, 1×1), nas oitavas o Steua Bucaresti (0x1, 3×1), nas quartas o Rubin Kazan (3×1, 2×3) e, nas semi-finais o Basel por 2×1 e 3×1, o Chelsea se qualificou para disputar a final contra o Benfica.

Logo após a vitória por 2×1 (gols de Fernando Torres (aos 60′) e Ivanovich (aos 93′), Rafa Benitez soltou a máxima:

Levei o Chelsea à glória em 2013 vencendo a Europa League. Este foi um presente para toda a torcida. Como um técnico interino, acredito que consegui fazer um bom trabalho.

Em entrevista a SkySports

Porém, como Rafa Benitez não manteve-se no cargo, e a diretoria achou por bem trazer José Mourinho; ao ser perguntado em uma entrevista, José Mourinho soltou a máxima:

“Quando voltei, senti que a experiência do Chelsea jogando a Europa League não boa”.

Em entrevista a BTSports

Logo após a frase, outros jornalistas quiseram entender qual era o real significado da mesma, isto porque o Chelsea tinha conquistado um campeonato inédito na história do clube.

A Liga Europa é uma competição diferente (para a Liga dos Campeões). A Liga Europa é um nível diferente de competição para um nível diferente de jogador e um nível diferente de clube. Não é bom para um grande clube ir até lá e vencer.  Eu não quero que meus jogadores joguem a Liga Europa, porém, se vierem a jogar, eles têm obrigação de vencê-la.

Em entrevista a BTSports

José Mourinho estava errado em pensar desta forma? Eu acredito que não. Pelo tamanho que o Chelsea se transformou, pensarmos em vencer a Liga Europa, é um sonho menor.

Nosso objetivo sempre deve ser a Champions, e caso disputássemos a Europa League, que vencêssemos para nos classificarmos para a própria Champions.

Estamos nos apequenando. Tomara que na temporada 2019-2020 tenhamos os sonhos de outrora.

Dalton Gerth
Dalton Gerth
Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado, estudante de licenciatura em Engenharia da Computação e Licenciatura em Física.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!