Existe uma resposta para essa questão? Vamos destrinchar todos os caminhos para que cada um tire suas conclusões.
Para o fim da Premier League, faltam 6 rodadas. Com 32 já disputadas, o Chelsea hoje ocupa a 5ª colocação, com 63 pontos e saldo de +21, sendo esse o primeiro critério de desempate no inglês, diferentemente do que ocorre no Brasil. Como se sabe, as 4 primeiras colocações dão vaga à Champions, enquanto a 5ª dá uma vaga à Europa League. Na briga pelas duas vagas que restam para a Champions – já que Manchester City e Liverpool já garantiram suas vagas – temos:
3º Tottenham – 64 pts, +26; 4º Arsenal – 63 pts, SG +26 (um jogo a menos); 6º Manchester Utd – 61 pts, SG +18;
Enfatizando mais os jogos entre o Top 6, a lista a seguir mostra os principais confrontos das equipes que lutam pelas duas vagas restantes na Champions League:
- O Arsenal não enfrenta nenhum desses. Fora de casa, Wolverhampton (7º) é teoricamente o adversário mais complicado para os Gunners. Além disso, dentre os 4 times, o Arsenal é o time que está a mais jogos sem perder (6 partidas), e mesmo com um jogo a menos, segue no G4. Estariam eles credenciados à próxima UCL?
- O Tottenham enfrenta o Manchester City (1º), fora de casa, pela 35ª rodada. Os Spurs estavam a 5 jogos sem vencer na PL, mas bateram o Crystal Palace na quarta-feira (03/04) e garantiu o término da rodada entre os 4 melhores;
- O Manchester United enfrenta Manchester City (1º) e Chelsea (5º), ambos em casa. Os Red Devils estavam na zona de classificação até antes da última derrota fora de casa para o Wolverhampton, que jogou a equipe para a 6ª colocação;
- O Chelsea enfrenta Liverpool (2º) e Manchester Utd (6º), ambos fora de casa. Os Blues subiram uma posição depois da vitória sobre o Brighton (3×0).
Numa análise geral sobre a tabela dos 4 times, o Arsenal tem de longe a melhor tabela, e com isso, um pé dentro da próxima Champions League. O Tottenham tem uma tabela muito favorável, pois dos 6 jogos que lhe restam, 4 são em casa. Portanto, a última vitória foi importante demais para reanimar o elenco na corrida pelo G4. Por fim, as oscilações de Manchester United e Chelsea geram uma tremenda incógnita. Os Red Devils têm a seu favor o fato de jogarem seus dois jogos mais difíceis em casa. Essa incógnita pode ser resolvida no clássico entre eles que acontecerá no domingo (28/04), pela 36ª rodada da Premier League.
Observando o caminho que será traçado, seria a Europa League um caminho mais fácil?
Pelas quartas-de-finais, o Chelsea enfrentará o líder da liga tcheca, o Slavia Praga. Clube esse, que eliminou nas oitavas o Sevilla, e portanto, deve ser respeitado e menos subestimado. Contudo, ainda assim é um bom adversário levando em conta o restante dos classificados, por se tratar de um clube menos tradicional continentalmente e pertencente a uma liga tecnicamente abaixo das demais.
Passando do Slavia, com o chaveamento já montado, o Chelsea teria pelo caminho o – até então – invicto Eintracht Frankurt, 4º colocado na Bundesliga, ou o Benfica, líder do campeonato português e vindo da Champions. Caminho complicado, como esperado numa semifinal, mas uma classificação que não seria anormal ou inesperada. Do outro lado da chave, diria que temos três fortes candidatos ao título: Arsenal, Napoli – esses dois se enfrentarão – e Valencia. Como se sabe, numa final, tudo pode acontecer. Contra o Arsenal seria um clássico londrino e valeria muito mais do que apenas um título. Contra a Napoli, um reencontro de Sarri com seu ex-time e a chance dele conquistar seu primeiro título como treinador. Já o Valencia, 6º colocado no espanhol, um duelo de duas camisas tradicionais e uma final que colocaria frente à frente dois bons representantes dos melhores campeonatos nacionais do mundo.
E aí, qual caminho lhe parece o mais viável para classificação dos Blues a UCL? Mesmo com dois caminhos, atingiremos o objetivo? A torcida é para que sim.