PRÉVIA
Depois de uma grande campanha, o Chelsea terá o rival londrino Arsenal como adversário na final da UEFA Europa League 2018/19 nesta quarta-feira (29/05).
As duas equipes foram consideradas uma das favoritas durante toda a competição e não decepcionaram.
Campeão em 2013, o Chelsea falhou em se classificar para a UEFA Champions League, tendo que disputar, sob o comando de Maurizio Sarri a Europa League nesta temporada.
A campanha dos Blues começou no Grupo L, onde os adversários foram PAOK, BATE Borisov e MOL Vidi e como era de se esperar a equipe não teve nenhum problema para se classificar à fase 32-avos-de-finais.
Os Blues venceram PAOK (fora) e Mol Vidi (casa) pelo placar de 1-0, posteriormente batendo em Stamford Bridge o BATE Borisov por 3-1. Na partida de volta, uma magra vitória por 1-0 diante do mesmo BATE Borisov e uma goleada por 4-0 contra o PAOK garantiram a classificação antecipada. Na última rodada, com um time reserva, os Blues ficaram no empate com o Mol Vidi por 2-2.
Na fase 32-avos-de-finais o adversário foi o Malmo e novamente o Chelsea não tomou sustos. Vitória fora de casa por 2-1 e classificação assegurada em Stamford Bridge vencendo por 3-0.
Já nas oitavas de finais a vitima da vez foi o Dynamo Kyev. O Chelsea não tomou conhecimento da equipe ucraniana e venceu por 3-0 em Stamford Bridge e 5-0 na Ucrânia. Classificado às quartas-de-finais, o adversário escolhido no sorteio foi o Slavia Praha. Após vitória suada por 1-0 na República Tcheca, o Chelsea abriu vantagem de 3-0 em Stamford Bridge, tomou um susto mas venceu pelo placar de 4-3.
Na última fase antes da grande final o Chelsea teve que enfrentar o Eintracht Frankfurt e não teve vida fácil. Após dois empates por 1-1, a partida foi para as penalidades e os Blues venceram por 4-3, garantindo vaga na grande final da competição.
NOTÍCIAS DA EQUIPE
A reta final de temporada foi bastante preocupante para o Chelsea em questão da condição física dos jogadores.
O primeiro jogador que se lesionou e deu adeus à temporada foi Callum Hudson-Odoi. O jovem que tinha 9 partidas e 4 gols marcados na competição sofreu uma ruptura no tendão, foi submetido a uma cirurgia e só retorna na próxima temporada.
Posteriormente o zagueiro alemão Antonio Rudiger também se lesionou e só retorna na próxima temporada.
A mais recente adição ao departamento médico foi Ruben Loftus-Cheek. Com 11 partidas disputadas e 4 gols marcados na Europa League.
A grande dúvida no entanto fica pelo condicionamento físico de N’golo Kanté. O francês sofreu uma lesão durante a partida contra o Watford, retornou aos treinos com a equipe mas sofreu uma nova lesão nos treinos do último sábado e luta contra para se recuperar a tempo de disputar a final da Europa League.
CLARO QUE ESTAMOS TENTANDO RECUPERAR KANTÉ. ELE TEVE UMA PARTE DO TREINAMENTO ONTEM COM O GRUPO, ENTÃO ESTAMOS OTIMISTAS. EU ACHO QUE ELE SERÁ CAPAZ DE JOGAR A FINAL. RUDIGER SEM CHANCE. NÃO, RUDIGER E LOFTUS-CHEEK E CALLUM ESTÃO TODOS FORA. O ÚNICO QUE PODEMOS RECUPERAR É KANTÉ.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Com desfalques na equipe, Maurizio Sarri pode ter problemas para escalar a equipe para a final da Europa League. A base da equipe deverá ser mantida, mas ausências de Antonio Rudiger, Loftus-Cheek e Hudson-Odoi abrem caminho para a escalação de Andreas Christensen no miolo de zaga ao lado de David Luiz, Mateo Kovacic na ala esquerda e Willian na ponta direita do ataque.
OFFICIAL SUPPORTERS CLUB: Junte-se a nós nesta torcida reconhecida oficialmente pelo Chelsea!
ARSENAL
Os comandados de Unay Emery tem, além do objetivo de conquistar o título da UEFA Europa League, sua única chance de conseguir uma classificação à próxima edição da UEFA Champions League, já que terminou a Premier League na quinta posição, fora da zona de classificação.
Assim como o Chelsea, o Arsenal se classificou com folga no grupo E, com cinco vitórias e apenas um empate, desperdiçando somente dois pontos.
Já nas fases eliminatórias os gunners não tiveram vida fácil. Na fase 16-avos-de-finais a equipe foi derrotada pelo BATE Borisov fora de casa pelo placar de 1-0, mas reverteu em casa vencendo por 3-0.
Nas oitavas de finais outro grande susto. Após perder na França por 3-1 para o Rennes, o Arsenal conseguiu uma vitória por 3-0 que o garantiu nas quartas de finais.
Tendo o Napoli como adversário em casa, a equipe de Unai Emery abriu vantagem de 2-0 e selou a classificação às semi-finais vencendo os italianos por 1-0.
O adversário da semi-final foi o Valencia da Espanha. No jogo de ida em Londres, vitória por 3-1 e uma boa vantagem no placar. No jogo de volta na Espanha, depois de um grande susto, o Arsenal virou a partida e venceu por 4-2, garantindo assim sua vaga na grande final.
NOTÍCIAS DA EQUIPE
Se o Chelsea enfrenta problemas de lesão, o Arsenal teve um problema inusitado que tirou um jogador importante da grande decisão.
Por conta de conflitos políticos entre a Armênia e Azerbaijão (país sede da final), o armeno Henrikh Mkhitaryan foi cortado pelo Arsenal, já que a segurança do jogador não estaria garantida.
O treinador Unai Emery também comentou a situação e em coletiva realizada na última terça-feira, disse que a equipe jogará também por aqueles que não poderão estar em Baku.
Não podemos falar sobre isso individualmente, como nos sentimos. Mas acho que é mais importante pensar que queremos jogar a final contra o Chelsea e queremos mostrar nossa possibilidade de ganhar um título. Sim, não é possível com o Mkhitaryan. Não é possível com todos os nossos torcedores, como nós queremos. Mas a final é muito importante. É uma pena que nem todos possam viajar para Baku, mas eles estarão aqui em casa, desfrutando conosco através da TV. Precisamos saber disso e jogar por eles.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Arsenal: Cech; Sokratis, Koscielny (c), Monreal; Maitland-Niles, Torreira, Xhaka, Kolasinac; Ozil; Aubameyang, Lacazette;
CURIOSIDADES
Lenda do Chelsea, o goleiro tcheco Petr Cech fará a sua última partida como jogador profissional defendendo o Arsenal na grande decisão da UEFA Europa League.
Foram 11 anos de Chelsea, conquistando 13 títulos, incluindo quatro títulos da Premier League, uma Liga dos Campeões e uma Europa League antes de trocar os Blues pelos Gunners em 2015.
Existem evidências de que Cech assumirá um cargo de diretor esportivo dos Blues após encerrar sua carreira, o que gerou críticas de torcedores do Arsenal pedindo a não-escalação do goleiro para a final da competição.
ESTATÍSTICAS / CONFRONTO
Embora rivais da mesma cidade, Chelsea e Arsenal se enfrentaram em apenas duas oportunidades em competições da UEFA.
No histórico confronto da Liga dos Campeões na temporada 2003/04, nas quartas de finais da competição, as equipes empataram em 1-1 em Stamford Bridge com gols de Eidur Gudjohnsen (Chelsea) e Robert Pirès (Arsenal).
Na partida disputada no antigo estádio de Highbury, os gunners saíram na frente, quanto ainda no primeiro tempo José Antonio Reyes abriu o placar. O Chelsea buscou o empate na partida com Frank Lampard, antes de, nos minutos finais o herói improvável aparecer e virar a partida para os Blues: Wayne Bridge.
Em competições da UEFA, o Chelsea já enfrentou equipes inglesas em 17 oportunidades. Foram 6 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
Já o Arsenal enfrentou equipes inglesas em competições da UEFA em 6 oportunidades. Foram 2 empates, 4 derrotas e nenhuma vitória.
Se as equipes se enfrentaram apenas duas vezes em competições da UEFA, no total foram 197 duelos entre Blues e Gunners desde 1907. O Chelsea saiu vitorioso em 63 destas partidas, enquanto o Arsenal levou a melhor em 77. Houveram também 57 empates no confronto.
Nesta temporada Chelsea e Arsenal se enfrentaram em duas oportunidades na Premier League. Em Stamford Bridge o Chelsea venceu pelo placar de 3-2, mas foi derrotado por 2-0 no Emirates Stadium.
FORMA RECENTE DAS EQUIPES
CHELSEA FC | ARSENAL FC |
Frankfurt 1-1 Chelsea | Leicester 3-0 Arsenal |
Chelsea 3-0 Watford | Arsenal 3-1 Valência |
Chelsea 1 (4)-(3) 1 Frankfurt | Arsenal 1-1 Brighton |
Leicester 0-0 Chelsea | Valência 2-4 Arsenal |
New England Rev 0-3 Chelsea | Burnley 1-3 Arsenal |
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
Data: 29 de maio de 2019 / Horário: 16:00 (Horário de Brasília)
Competição: UEFA Europa League – Final
Local: Baku Olympic Stadium (Baku – Azerbaijão)
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA) / Assistentes: Filippo Meli (ITA), Lorenzo Manganelli (ITA) / Quarto árbitro: Daniele Orsato (ITA);
Transmissão: Fox Sports (HD)