Prévia: Chelsea x Arsenal – UEFA Europa League – Final

-

PRÉVIA

Depois de uma grande campanha, o Chelsea terá o rival londrino Arsenal como adversário na final da UEFA Europa League 2018/19 nesta quarta-feira (29/05).

As duas equipes foram consideradas uma das favoritas durante toda a competição e não decepcionaram.

Campeão em 2013, o Chelsea falhou em se classificar para a UEFA Champions League, tendo que disputar, sob o comando de Maurizio Sarri a Europa League nesta temporada.

A campanha dos Blues começou no Grupo L, onde os adversários foram PAOK, BATE Borisov e MOL Vidi e como era de se esperar a equipe não teve nenhum problema para se classificar à fase 32-avos-de-finais.

Os Blues venceram PAOK (fora) e Mol Vidi (casa) pelo placar de 1-0, posteriormente batendo em Stamford Bridge o BATE Borisov por 3-1. Na partida de volta, uma magra vitória por 1-0 diante do mesmo BATE Borisov e uma goleada por 4-0 contra o PAOK garantiram a classificação antecipada. Na última rodada, com um time reserva, os Blues ficaram no empate com o Mol Vidi por 2-2.

Na fase 32-avos-de-finais o adversário foi o Malmo e novamente o Chelsea não tomou sustos. Vitória fora de casa por 2-1 e classificação assegurada em Stamford Bridge vencendo por 3-0.

Já nas oitavas de finais a vitima da vez foi o Dynamo Kyev. O Chelsea não tomou conhecimento da equipe ucraniana e venceu por 3-0 em Stamford Bridge e 5-0 na Ucrânia. Classificado às quartas-de-finais, o adversário escolhido no sorteio foi o Slavia Praha. Após vitória suada por 1-0 na República Tcheca, o Chelsea abriu vantagem de 3-0 em Stamford Bridge, tomou um susto mas venceu pelo placar de 4-3.

Na última fase antes da grande final o Chelsea teve que enfrentar o Eintracht Frankfurt e não teve vida fácil. Após dois empates por 1-1, a partida foi para as penalidades e os Blues venceram por 4-3, garantindo vaga na grande final da competição.

NOTÍCIAS DA EQUIPE

A reta final de temporada foi bastante preocupante para o Chelsea em questão da condição física dos jogadores.

O primeiro jogador que se lesionou e deu adeus à temporada foi Callum Hudson-Odoi. O jovem que tinha 9 partidas e 4 gols marcados na competição sofreu uma ruptura no tendão, foi submetido a uma cirurgia e só retorna na próxima temporada.

Posteriormente o zagueiro alemão Antonio Rudiger também se lesionou e só retorna na próxima temporada.

A mais recente adição ao departamento médico foi Ruben Loftus-Cheek. Com 11 partidas disputadas e 4 gols marcados na Europa League.

A grande dúvida no entanto fica pelo condicionamento físico de N’golo Kanté. O francês sofreu uma lesão durante a partida contra o Watford, retornou aos treinos com a equipe mas sofreu uma nova lesão nos treinos do último sábado e luta contra para se recuperar a tempo de disputar a final da Europa League.

CLARO QUE ESTAMOS TENTANDO RECUPERAR KANTÉ. ELE TEVE UMA PARTE DO TREINAMENTO ONTEM COM O GRUPO, ENTÃO ESTAMOS OTIMISTAS. EU ACHO QUE ELE SERÁ CAPAZ DE JOGAR A FINAL. RUDIGER SEM CHANCE. NÃO, RUDIGER E LOFTUS-CHEEK E CALLUM ESTÃO TODOS FORA. O ÚNICO QUE PODEMOS RECUPERAR É KANTÉ.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Com desfalques na equipe, Maurizio Sarri pode ter problemas para escalar a equipe para a final da Europa League. A base da equipe deverá ser mantida, mas ausências de Antonio Rudiger, Loftus-Cheek e Hudson-Odoi abrem caminho para a escalação de Andreas Christensen no miolo de zaga ao lado de David Luiz, Mateo Kovacic na ala esquerda e Willian na ponta direita do ataque.

OFFICIAL SUPPORTERS CLUB: Junte-se a nós nesta torcida reconhecida oficialmente pelo Chelsea!

ARSENAL

Os comandados de Unay Emery tem, além do objetivo de conquistar o título da UEFA Europa League, sua única chance de conseguir uma classificação à próxima edição da UEFA Champions League, já que terminou a Premier League na quinta posição, fora da zona de classificação.

Assim como o Chelsea, o Arsenal se classificou com folga no grupo E, com cinco vitórias e apenas um empate, desperdiçando somente dois pontos.

Já nas fases eliminatórias os gunners não tiveram vida fácil. Na fase 16-avos-de-finais a equipe foi derrotada pelo BATE Borisov fora de casa pelo placar de 1-0, mas reverteu em casa vencendo por 3-0.

Nas oitavas de finais outro grande susto. Após perder na França por 3-1 para o Rennes, o Arsenal conseguiu uma vitória por 3-0 que o garantiu nas quartas de finais.

Tendo o Napoli como adversário em casa, a equipe de Unai Emery abriu vantagem de 2-0 e selou a classificação às semi-finais vencendo os italianos por 1-0.

O adversário da semi-final foi o Valencia da Espanha. No jogo de ida em Londres, vitória por 3-1 e uma boa vantagem no placar. No jogo de volta na Espanha, depois de um grande susto, o Arsenal virou a partida e venceu por 4-2, garantindo assim sua vaga na grande final.

NOTÍCIAS DA EQUIPE

Se o Chelsea enfrenta problemas de lesão, o Arsenal teve um problema inusitado que tirou um jogador importante da grande decisão.

Por conta de conflitos políticos entre a Armênia e Azerbaijão (país sede da final), o armeno Henrikh Mkhitaryan foi cortado pelo Arsenal, já que a segurança do jogador não estaria garantida.

O treinador Unai Emery também comentou a situação e em coletiva realizada na última terça-feira, disse que a equipe jogará também por aqueles que não poderão estar em Baku.

Não podemos falar sobre isso individualmente, como nos sentimos. Mas acho que é mais importante pensar que queremos jogar a final contra o Chelsea e queremos mostrar nossa possibilidade de ganhar um título. Sim, não é possível com o Mkhitaryan. Não é possível com todos os nossos torcedores, como nós queremos. Mas a final é muito importante. É uma pena que nem todos possam viajar para Baku, mas eles estarão aqui em casa, desfrutando conosco através da TV. Precisamos saber disso e jogar por eles.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Arsenal: Cech; Sokratis, Koscielny (c), Monreal; Maitland-Niles, Torreira, Xhaka, Kolasinac; Ozil; Aubameyang, Lacazette;

CURIOSIDADES

Lenda do Chelsea, o goleiro tcheco Petr Cech fará a sua última partida como jogador profissional defendendo o Arsenal na grande decisão da UEFA Europa League.

Foram 11 anos de Chelsea, conquistando 13 títulos, incluindo quatro títulos da Premier League, uma Liga dos Campeões e uma Europa League antes de trocar os Blues pelos Gunners em 2015.

Existem evidências de que Cech assumirá um cargo de diretor esportivo dos Blues após encerrar sua carreira, o que gerou críticas de torcedores do Arsenal pedindo a não-escalação do goleiro para a final da competição.

ESTATÍSTICAS / CONFRONTO

Embora rivais da mesma cidade, Chelsea e Arsenal se enfrentaram em apenas duas oportunidades em competições da UEFA.

No histórico confronto da Liga dos Campeões na temporada 2003/04, nas quartas de finais da competição, as equipes empataram em 1-1 em Stamford Bridge com gols de Eidur Gudjohnsen (Chelsea) e Robert Pirès (Arsenal).

Na partida disputada no antigo estádio de Highbury, os gunners saíram na frente, quanto ainda no primeiro tempo José Antonio Reyes abriu o placar. O Chelsea buscou o empate na partida com Frank Lampard, antes de, nos minutos finais o herói improvável aparecer e virar a partida para os Blues: Wayne Bridge.

Em competições da UEFA, o Chelsea já enfrentou equipes inglesas em 17 oportunidades. Foram 6 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.

Já o Arsenal enfrentou equipes inglesas em competições da UEFA em 6 oportunidades. Foram 2 empates, 4 derrotas e nenhuma vitória.

Se as equipes se enfrentaram apenas duas vezes em competições da UEFA, no total foram 197 duelos entre Blues e Gunners desde 1907. O Chelsea saiu vitorioso em 63 destas partidas, enquanto o Arsenal levou a melhor em 77. Houveram também 57 empates no confronto.

Nesta temporada Chelsea e Arsenal se enfrentaram em duas oportunidades na Premier League. Em Stamford Bridge o Chelsea venceu pelo placar de 3-2, mas foi derrotado por 2-0 no Emirates Stadium.

FORMA RECENTE DAS EQUIPES

CHELSEA FCARSENAL FC
Frankfurt 1-1 ChelseaLeicester 3-0 Arsenal
Chelsea 3-0 WatfordArsenal 3-1 Valência
Chelsea 1 (4)-(3) 1 Frankfurt Arsenal 1-1 Brighton
Leicester 0-0 ChelseaValência 2-4 Arsenal
New England Rev 0-3 ChelseaBurnley 1-3 Arsenal

INFORMAÇÕES DA PARTIDA

Data: 29 de maio de 2019 / Horário: 16:00 (Horário de Brasília)

Competição: UEFA Europa League – Final

Local: Baku Olympic Stadium (Baku – Azerbaijão)

Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA) / Assistentes: Filippo Meli (ITA), Lorenzo Manganelli (ITA) / Quarto árbitro: Daniele Orsato (ITA);

Transmissão: Fox Sports (HD)

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!