O Chelsea teve uma temporada atípica, que foi encerrada com a conquista da UEFA Europa League diante do Arsenal na última quarta-feira (28/05).
Os Blues comandados por Maurizio Sarri alcançaram a terceira colocação na Premier League, atrás somente de Manchester City e Liverpool, além de ter alcançado a final da Copa da Liga Inglesa.
Mesmo que, ao final de tudo, a temporada tenha sido positiva, muitas dúvidas surgem sobre o futuro do clube.
MAURIZIO SARRI DEIXARÁ O CHELSEA E ASSINAR COM A JUVENTUS?
Depois de uma longa novela, Maurizio Sarri assinou um contrato de 3 anos com o Chelsea em 2018.
Com a missão de substituir Antônio Conte e classificar o Chelsea novamente para a Liga dos Campeões, o italiano teve um início promissor na Premier League, ficando invicto em suas primeiras 13 partidas, um record na competição para um estreante.
Após a primeira derrota na Premier League, diante do Tottenham, a equipe passou a oscilar bastante, tendo alguns desempenhos muito preocupantes, mas as criticas aumentaram em fevereiro.
Criticado por não ter tantas variações táticas e ter dificuldades para motivar os jogadores, Sarri viu o Chelsea ser derrotado por 4-0 para o Bournemouth e 6-0 para o Manchester City.
Com ambas as derrotas, somadas à eliminação na FA Cup para o Manchester United e ausência no Top 4 da Premier League, Sarri se viu sob forte pressão, tanto da diretoria quanto dos torcedores que chegaram a protestar durante alguns jogos.
Mas aos poucos a equipe ganhou um pouco mais de consistência e somado à tropeços dos rivais, alcançou a terceira posição ao final da Premier League.
Na Europa League, os Blues não tiveram tantos problemas para alcançar a final e conseguiu se sagrar campeão diante do grande rival Arsenal, vencendo por 4-1 em Baku.
Com a missão de se classificar para a próxima Liga dos Campeões cumprida, Maurizio Sarri não garantiu sua permanência em Stamford Bridge.
PRECISAMOS SABER O QUE O CLUBE PODE FAZER POR MIM E O QUE EU POSSO FAZER MELHOR PARA O CLUBE. ALÉM DISSO, O CLUBE PRECISA FALAR COMIGO.
ENTÃO, DEPOIS DE ALGUNS DIAS, EU VOU DECIDIR. EU TENHO UM CONTRATO, ENTÃO NO MOMENTO, NÃO ESTAMOS FALANDO DE NADA.
Agora de acordo com diversos jornalistas, Maurizio Sarri aceitou um acordo com a Juventus e aguarda somente a liberação do Chelsea para retornar à Itália.
Acredita-se que os Blues aceitem liberar o treinador de seu contrato e iniciar um novo ciclo após apenas uma temporada.
SEM MAURIZIO SARRI, QUEM ASSUMIRÁ O COMANDO DO CHELSEA?
O nome mais cotado para assumir o comando técnico dos Blues caso Maurizio Sarri vá para a Juventus é o da lenda Frank Lampard.
Em sua primeira temporada como treinador, Lampard conseguiu levar o Derby County à final dos Play-offs da Championship, sendo derrotado pelo Aston Villa em Wembley.
Apesar da boa temporada no comando dos Rams, há dúvidas se Lampard estaria preparado para assumir um desafio maior no momento, no entanto a sua chegada como treinador dos Blues em algum momento é inevitável.
Antes da final dos Play-offs da Championship, Lampard disse:
Foi um pouco de uma ligação óbvia durante toda a temporada. Acho muito difícil porque eles têm um jogo chegando. Mais importante para mim, temos um jogo antes disso. Eles também têm um treinador [Sarri] que está tentando vencer uma final.
Nomes como Nuno Espírito Santo (Wolverhampton) e Massimiliano Allegri (ex-Juventus) também aparecem como opções para a diretoria dos Blues caso Sarri deixe o comando da equipe.
OFFICIAL SUPPORTERS CLUB: Junte-se a nós nesta torcida reconhecida oficialmente pelo Chelsea!
A TRANSFERÊNCIA DE EDEN HAZARD PARA O REAL MADRID
Eden Hazard vem sendo vinculado à uma transferência para o Real Madrid desde a última temporada, no entanto, permaneceu no Chelsea.
Craque da equipe, jogador decisivo e fundamental para os Blues, o belga que marcou duas vezes na final da Europa League revelou que deixará a equipe e buscar um novo desafio na Espanha.
SIM, EU ACHO QUE É UM ADEUS. MAS NUNCA SE SABE NO FUTEBOL. MEU SONHO ERA JOGAR NA PREMIER LEAGUE E EU FIZ ISSO POR SETE ANOS ADORÁVEIS.
ESTÁ NA HORA DE ENFRENTAR UM NOVO DESAFIO. VOCÊS VÃO SABER NOS PRÓXIMOS DIAS.
EU AMO OS FÃS DO CHELSEA, ELES SEMPRE FARÃO PARTE DA MINHA FAMÍLIA. EU SEMPRE APOIAREI O CHELSEA.
EU TOMEI A MINHA DECISÃO E EU DISSE CHELSEA HÁ DUAS SEMANAS. EU SÓ ESTOU ESPERANDO EM AMBOS OS CLUBES PARA DECIDIR AGORA.
Sem sombras de dúvidas o Chelsea sentirá falta de Eden Hazard, mas tentará encontrar em Christian Pulisic e Callum Hudson-Odoi, jogadores capazes de amenizar a ausência do belga.
Apesar da decisão do jogador, o Chelsea não parece estar sob pressão para aceitar uma proposta do Real Madrid e o acordo está sob a responsabilidade de Marina Granovskaia.
Entende-se que o Chelsea queira nada mais nada menos que £130 milhões pelo jogador, mas a oferta do clube espanhol seria de apenas £100 milhões devido a este ser o último ano de contrato do jogador.
E A PROIBIÇÃO PARA CONTRATAR NOVOS JOGADORES?
Se por um lado o Chelsea teve um bom final de temporada, garantindo sua presença na próxima edição da Liga dos Campeões, por outro lado o clube sofreu um golpe muito grande: a proibição de contratações.
Em fevereiro a FIFA anunciou uma punição ao Chelsea que impossibilita o clube de realizar o registro/contratação de novos jogadores durante as próximas duas janelas de transferências (Saiba mais aqui).
Desapontado com a decisão da entidade máxima do futebol, o Chelsea apelou da decisão mas não obteve sucesso.
No entanto o clube admitiu que poderá apelar ao CAS para adiar a punição e ter a possibilidade de realizar contratações nesta janela de transferências.
De acordo com o CAS, a entidade ainda não recebeu nenhum apelo do Chelsea sob o caso, o que pode indicar que o clube tenha aceitado a punição e a cumpra nas próximas duas janelas de transferências.
ENTÃO NÃO TEREMOS NENHUM NOVO JOGADOR NA PRÓXIMA TEMPORADA?
A proibição imposta pela FIFA não impossibilitará o ingresso de alguns jogadores que poderão reforçar a equipe na próxima temporada.
Isso porque em janeiro o Chelsea acertou a contratação de Christian Pulisic junto ao Borussia Dortmund.
O norte americano se juntará à equipe durante a pré-temporada e é o grande reforço da equipe.
Além disso, nomes como Tiemoué Bakayoko (emprestado ao Milan), Tammy Abraham (emprestado ao Aston Villa), Reece James (emprestado ao Wigan), Kurt Zouma (emprestado ao Everton) e Mason Mount (emprestado ao Derby County) também estão cotados para retornar e integrar a equipe principal dos Blues na próxima temporada.
Muitas dúvidas cercam o Chelsea para a próxima temporada, com o clube buscando a melhor saída para ter um time forte.
E você torcedor, o que acha sobre estas possibilidades?