Com a saída de Eden Hazard para o Real Madrid confirmada na última sexta-feira (07/06), o Chelsea perdeu o seu grande craque das últimas sete temporadas.
Embora possa ser quase impossível substituir o belga neste momento, o recém contratado Christian Pulisic pode estar pronto para deixar sua marca na equipe.
Capaz de criar jogadas de perigo pelas pontas, o jovem de apenas 20 anos pode se encaixar perfeitamente no esquema de jogo dos Blues.
POSICIONAMENTO EM CAMPO E ESTILO DE JOGO
A posição preferida e mais eficaz para Pulisic é atuar na ponta direita do ataque. Isso é bastante coerente, tendo em vista que ele atuou na meia direita em grande parte de seu tempo no Dortmund em um 4-2-3-1.
Sua idade e vigor podem ser importantes para garantir uma titularidade na equipe, tendo em vista que Willian e Pedro tem oscilado nas duas últimas temporadas.
Sendo um jogador habilidoso, Pulisic também tem características como o oportunismo e boa precisão nas finalizações. Entretanto esta não é a única posição em que Christian Pulisic poderá ser utilizado no Chelsea.
O norte-americano também pode atuar na ponta esquerda do ataque, sendo que teria que disputar um posição com Callum Hudson-Odoi, que finalmente poderá ter espaço em sua posição preferida e progredir na equipe principal do Chelsea.
Em sua primeira entrevista com a camisa do Chelsea, no mês passado, o jogador revelou as posições em que pode ser utilizado na equipe:
Acho que posso ser muito eficaz em qualquer uma das pontas. Tive a oportunidade de jogar em ambos os lados no Dortmund, mas tenho a experiência de jogar como um nº 10 com a seleção norte americana também.
Realmente, qualquer uma das posições de ataque pode ser confortável para mim. Eu estive mais confortável nas pontas no Dortmund.
Eu gosto deste sistema [4-3-3 do Chelsea]. É um sistema muito que deve servir bem ao meu estilo.
Por fim, embora improvável, Pulisic poderia atuar como meia central ofensivo, entretanto o atual esquema tático do Chelsea não abre muita margem para esta opção.
ESTATÍSTICAS NA ÚLTIMA TEMPORADA
Devido à concorrência com Jadon Sancho por uma vaga na equipe titular do Dortmund, Pulisic teve seu tempo de jogo reduzido na equipe na temporada 2018/19. Seus números na Bundesliga não foram impressionantes, tendo sido titular em apenas 9 partidas pela equipe, porém marcando 4 gols e concedendo 4 assistências.
Obviamente que Pulisic não pode ser comparado à Eden Hazard, que é, sem sombra de dúvidas um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, porém ele pode ser uma ameaça maior do que Willian, Pedro e Hudson-Odoi.
No momento é difícil ter certeza sobre a maneira com que o Chelsea irá atuar na próxima temporada, já que a permanência de Maurizio Sarri parece cada vez mais improvável. Isso diminui a certeza de que os Blues utilizarão novamente o sistema 4-3-3.
Caso um novo treinador assuma o comando da equipe, existe a possibilidade da adoção do 4-2-3-1 como esquema tático, abrindo a possibilidade de Pulisic atuar em ambas as pontas e como um meia-atacante.
E você Blue, como acha que Christian Pulisic se encaixará na equipe do Chelsea na próxima temporada?