Desde que assumiu o comando técnico do Chelsea, Maurizio Sarri mudou a forma de jogar da equipe, saindo de um estilo de jogo mais reativo e pragmático para um estilo de controle de posse e passes rápidos buscando o gol.
Apesar do início surpreendente, o Chelsea viveu momentos de instabilidade durante a temporada, com alguns resultados catastróficos pelo caminho (6×0 sofrido contra o City que o diga).
Amado por uns e odiado por outros, Sarri não terá uma segunda temporada para aprimorar o “Sarriball” em Londres, já que deixou o comando dos Blues para se juntar à Juventus de Turim.
Com o cargo de treinador em aberto, a diretoria do Chelsea identificou nada mais nada menos do que Frank Lampard (atualmente no Derby County) como seu principal candidato e sua nomeação parece ser apenas questão de tempo.
Mas será que o Chelsea passará por mais uma mudança de estilo de jogo após apenas uma temporada? Como poderia ser o Chelsea de Frank Lampard na temporada 2019/20?
Tendo como base a primeira temporada de Frank Lampard no Derby County e a proibição na janela de transferências, esboçamos como poderia ser o Chelsea sob seu comando.
Sem Eden Hazard que se transferiu para o Real Madrid e sem a possibilidade de realizar contratações, a utilização de jovens da academia poder ser uma boa saída para o clube e ninguém melhor do que Frank Lampard para gerenciar neste momento.
Isso porque, caso seja anunciado como treinador, Lampard além de ter o conhecimento sobre o clube, terá em sua comissão técnica Jody Morris, ex-treinador da academia dos Blues. Morris conquistou a FA Youth Cup por cinco anos consecutivos e ajudou a transformar a base do Chelsea em uma das mais vitoriosas da Europa.
APOSTANDO NOS JOVENS JOGADORES
A primeira opção de escalação com Frank Lampard no Chelsea leva como base a utilização dos jogadores mais jovens do elenco com uma formação 4-3-3 que possui certas semelhanças com o estilo que Sarri implantou na última temporada.
Sob o comando de Lampard, jogadores como Reece James, Zouma, Mason Mount, Hudson-Odoi e Tammy Abraham podem ganhar mais espaço na próxima temporada.
As conexões do treinador e sua comissão técnica com as categorias de base podem ser fundamentais para que o processo seja bem sucedido.
APOSTANDO NA EXPERIÊNCIA
Caso Lampard decida apostar mais nos jogadores mais experientes do elenco, a seguinte escalação poderá ser utilizada pelo treinador.
Dúvidas para a escalação ficam por conta das incertezas de permanência de Gonzalo Higuaín e Mateo Kovacic, assim como o retorno de Bakayoko.
No entanto vale notar a presença de N’golo Kanté de volta a sua posição de origem, desta vez ao lado de Jorginho, com Ross Barkley sendo um meio-campista central.
Pedro, Willian e Giroud seriam os homens mais experientes no ataque da equipe e a defesa seguiria sendo a mesma utilizada por Sarri em grande parte da temporada.
MESCLANDO JUVENTUDE E EXPERIÊNCIA
Uma outra alternativa para a próxima temporada para Frank Lampard pode ser a mescla de juventude e experiência na equipe.
Talvez encontrar o equilíbrio entre as três opções seja o melhor caminho para Frank Lampard em uma possível primeira temporada no comando do Chelsea.
Ao mesmo tempo que promove o ingresso dos jovens na equipe, jogadores mais experientes não perderiam tanto espaço e garantiriam, de certa forma mais estabilidade durante a temporada.
De certa forma essa opção abre inúmeras possibilidades de escalações e formações para a equipe.
E pra você, qual seria a melhor escolha para uma possível primeira temporada de Lampard no Chelsea?