À frente de sua primeira partida oficial como treinador do Chelsea pela Premier League, Frank Lampard concedeu nesta sexta-feira uma entrevista coletiva ainda em Londres sobre o confronto contra o Manchester United neste domingo.
Iniciando a coletiva, Lampard falou sobre a sua expectativa para sua primeira partida no comando da equipe.
Sim. Estava animado desde o primeiro momento que o trabalho foi confirmado. Estar de volta aqui é uma grande coisa para mim… mas o mais importante é que eu quero fazer um sucesso do mesmo modo.
Este é o lugar onde realmente tudo começa. Tivemos uma boa pré-temporada e agora vem as coisa de verdade, você pode sentir isso no ar.
Estou animado e os jogadores estão animados, e agora temos que entregar.
Sendo o mais novo treinador na Premier League, Lampard foi perguntado pelos jornalistas presentes em Cobham se ele estava nervoso para a partida.
Ainda não pensei dessa forma. Estou ciente que sou relativamente jovem em anos gerenciais, obviamente. Mas eu só considero o desafio. E o desafio, como foi para mim no ano passado, como é para mim este ano e nos anos que virão pela frente, é dar o meu melhor e trabalhar tanto quanto eu posso com a equipe que eu tenho, no que eu estou no clube. E aqui estou eu.
Não estou nervoso, a idade ou a experiência de outros gestores, outras equipes, o que têm. Estou preocupado apenas conosco e certamente vou dar tudo de mim.
Na última temporada, o Derby County ainda comandado por Lampard, venceu e eliminou o Manchester United da Carabao Cup em pleno Old Trafford e o treinador espera repetir o feito alcançado.
Eu certamente iria. Bem, nós empatamos o jogo e vencemos nas penalidades. Mas é completamente diferente, foi uma experiência agradável, eu sempre gostei de jogar em Old Trafford, um estádio incrível, de incrível história e sempre um jogo difícil, não importa em que ano ou qual era sua missão. Claro que é uma coisa completamente diferente agora. Suponho que poderíamos estar em estágios semelhantes de uma maneira em que as pessoas vão falar sobre Ole [ Gunnar Solskjaer]. E eu estou tentando deixar uma marca aqui, e assim que se faz para um jogo competitivo.
De maneira inesperada por todos, David Luiz deixou o Chelsea no último dia de transferências na Inglaterra e foi para o Arsenal, grande rival dos Blues.
Frank Lampard comentou a saída do jogador brasileiro.
David está obviamente fora, agora no Arsenal, todos sabemos. Tivemos algumas conversas durante a última semana, conversas honestas porque conheço bem o David. E acho que a conclusão foi a sua mudança.
Então eu acho que está bem claro nesses termos. É uma área do campo onde tenho competição e vamos precisar de pessoas para jogar com essa camisa com vontade própria, como por todo o campo. Não tenho aqueles dois ou três, tenho pessoas competindo por posição. Eu não tenho definido em minha mente, e isso é o que todo mundo tem que entender.
E isso será a mesma coisa em todas as posições. Mas é uma área competitiva, como digo, então ele foi embora. Eu e como clube, certamente desejamos-lhe o melhor porque ele foi parte de um monte de coisas boas em nossa história recente e agora ele vai jogar em outro lugar e nós devemos nos concentrar.
O Chelsea não pôde realizar novas adições ao elenco devido à uma punição imposta pela FIFA, porém ainda existe a possibilidade do clube ter a sansão suspensa para a próxima janela de transferências. Perguntado sobre a possibilidade de contratar jogadores, Lampard disse:
Não acho haverá [gastos em contratações]. Vai ter a proibição. Obviamente ainda não fomos capazes de fazer contratações em termos de trazer jogadores. Estou muito feliz com o elenco que tenho agora e meu foco é trabalhar com os jogadores que temos. Bem vejo até que feche a janela europeia, onde estaremos. Mas acho que você viu as grandes transferências ontem.
Callum Hudson-Odoi aparentemente está próximo de uma renovação de contrato com o Chelsea, e Frank Lampard falou sobre a situação do jogador.
Não, sobre Callum não há [novidades]. O clube está em negociação. Queremos que ele fique, eu quero que ele fique. Esperamos que Callum fique, simples assim. A melhor notícia é que ele está trabalhando duro na sua forma física e está de volta ao campo, e do meu ponto de vista, agora é a boa notícia e, claro, como um clube que assim tivemos que ser a longo prazo.
Frank Lampard também concedeu atualizações sobre os jogadores que estão em processo de recuperação de lesões, jogadores estes que podem reforçar a equipe em breve.
Temos que avaliar Kanté, se temos ele para o jogo, e é uma pergunta que eu terei que decidir até o fim. Todo mundo é muito apto. Temos os jogadores pendentes, como Willian, que está trabalhando para estar em forma, está trabalhando duro, mas isso pode ser cedo demais. Possivelmente Rudiger o mesmo, mas ele vem treinando conosco por alguns dias. Eu tenho que avaliar nas próximas 48 horas. Eu conheço o elenco que temos, tenho certeza de onde estamos indo. Treinando bem.
Finalizando a entrevista coletiva, Lampard comentou o que significa ser treinador do Chelsea após ter sido muito bem sucedido no clube.
Isso é muito importante e não quero tomar isso como garantido. É uma sensação incrível, por ter começado como treinador um ano atrás e depois de ter esta oportunidade. Estou muito orgulhoso de ser o treinador deste clube.
Significa tanto como a afiliação que tenho com os torcedores. Desde o dia que me mudei para jogar neste clube, tornou-se o meu clube instantaneamente, todos sabem como me sinto sobre o Chelsea.
Ser o treinador aqui é uma coisa incrível para mim, mas já superei o sentimento surreal. Estou no trabalho agora. Eu sei o que o escritório parece, conheci os novos rostos que não conhecia antes. A parte importante é em campo. Eu sou muito dedicado para a tarefa e sendo treinador do Chelsea, quero ser bem sucedido.