Com dois gols de Abraham, Chelsea vence sua primeira partida na Premier League

-

Em jogo válido pela 3 rodada, os Blues bateram o Norwich, em Carrow Road, mesmo depois de permitir por duas vezes o empate.

O JOGO

O Chelsea, em busca de sua primeira vitória na Premier League, entrou com uma proposta bem fiel ao estilo Lampard que está sendo ainda implantado. Um time intenso, que gosta de marcar pressão e ocupar bem o campo de ataque quando tem a bola. Mas sobretudo, um time que tem alternativas. E foi assim que saiu o primeiro gol. Nos primeiros 3 minutos, a bola predominantemente pertencia ao Norwich, tendo sofrido apenas em um momento com a marcação alta.

Foi com as linhas mais baixas que veio a sair o primeiro gol dos Blues. Em contra-ataque, Mount fez um belo lançamento para Pulisic, que carregou a bola enquanto aguardava a ultrapassagem de Azpilicueta, que abre mais opções e confunde a defesa. A ultrapassagem aconteceu, o espanhol recebeu o passe e cruzou para Abraham finalizar de primeira para o fundo das redes. Norwich 0 x 1 Chelsea.

Abrir o placar fora de casa poderia ser o melhor cenário pra desafogar um pouco a pressão em cima do Chelsea. Mas menos de três minutos depois, os Canaries trocaram passe com extrema facilidade na área do Chelsea, e Pukki deu a assistência para Cantwell empatar no Carrow Road. Norwich 1 x 1 Chelsea.

O jogo se abriu para novos rumos. Com o empate, os mandantes controlaram a posse, como gostam de fazer, até cerca dos 12′. A partir daí, o Chelsea tomou o controle da posse (e não perdeu mais). Dessa forma, aos 18′, em saída do Norwich, a marcação pressão deu certo. Os donos da casa erraram e Jorginho – o homem que fica entre as duas linhas de quatro – passou para Pulisic que achou Mount, o inglês limpou e finalizou para colocar os Blues de volta à liderança no placar. Norwich 1 x 2 Chelsea.

Mesmo com a vantagem, o time de Lampard não entregou a bola ao Norwich. Manteve o controle e criou oportunidades para marcar o terceiro. Palmieri cruzou para Christensen cabecear de peixinho para uma linda defesa de Krull.

Na única chegada do Norwich num intervalo entre 6’ e 34’ do 1T, novamente a defesa do Chelsea vacilou. Buendia achou Pukki – entre os zagueiros – com uma bela enfiada, o finlandês artilheiro da Premier League, empatou novamente a partida. Norwich 2 x 2 Chelsea.

Claramente, o sistema defensivo se mostra o grande problema do time de Frank Lampard. Os canários ainda chegaram novamente com Buendia numa finalização de fora da área, em jogada ensaiada de falta e desatenção da defesa londrina. Por fim, o 1T se amarrou, e já nos acréscimos em boa flutuação de Pulisic, o norte-americano abriu para Palmieri e infiltrou na área para receber o cruzamento e achar Barkley na meia-lua, mas o inglês finalizou rasteiro cima.

Numa análise geral da primeira etapa, vale o destaque positivo para Pulisic e Mount. O primeiro, flutuou confundindo a marcação, fazendo o papel não só de ponta direita, mas também de meia algumas vezes iniciando o ataque, e também como segundo atacante colado com Abraham. Mount, tem uma técnica refinada. Participou do primeiro gol com belo lançamento e marcou o segundo. Jogador que tende a evoluir muito nas mãos de Lampard.

2º TEMPO

A segunda etapa começou diferente da primeira. Nessa, o Chelsea já começou com o controle da partida e foi amadurecendo o gol. Nos três primeiros minutos, já tinha três finalizações, deixando claro que não era um controle burocrático, e sim, incisivo. Aos 60’, Pukki armava um contra-ataque promissor, mas Kovacic roubou, passou para Mount no meio, que esperou a passagem de Palmieri pra fazer o passe, o lateral finalizou em cima de Krull.

Os Canaries não conseguiam entrar no jogo, e o Chelsea amassava em busca do terceiro gol, que saiu. Durante isso, um pênalti escandaloso não foi marcado em cima de Azpilicueta. Steperman, tentou chutar a bola mas só acertou o capitão dos Blues, dentro da área. Ele já tinha amarelo e seria expulso. Lance claro, e nem mesmo o VAR interferiu, inexplicavelmente. O Chelsea não sentiu falta, e aos 68’, Kovacic carregou pelo meio e achou Abraham, o atacante inglês limpou os dois defensores e da entrada da área, finalizou sem chances para o goleiro holandês. Norwich 2 x 3 Chelsea. Com o gol, Abraham se tornou o primeiro inglês desde Lampard – em 2013 – a marcar dois gols em um mesmo jogo pelos Blues.

O medo de todo torcedor do maior de Londres era que o sistema defensivo viesse novamente a falhar. A falha aconteceu, mas não foi fatal. Godfrey, o zagueiro (!), avançou passando por vários marcadores e chegou a linha de fundo para conseguir o escanteio. Nesse escanteio, o mesmo cabeceou no travessão e quase empatou o jogo.
Aos 75’, provavelmente por questões físicas, Abraham – o cara do jogo – deu lugar a Giroud.

Mesmo à frente do placar, o time de Lampard se manteve incomodando. Pulisic arrancou pela direita, passou a bola para o meio e Mount, inteligentemente fez o corta-luz para Barkley finalizar em cima da defesa.

Até o final da partida, os Blues se mantiveram com o domínio sem sofrimento. Norwich ficou preso na marcação e nada criou. No fim, Barkley quase ampliou, mas Krull fez ótima defesa. E o jogo acabou assim no Carrow Road: Norwich 2 x 3 Chelsea.

ANÁLISE GERAL

O Chelsea alternou ótimos e maus momentos na partida. Essa alternância muito devida ao sistema defensivo que ainda é frágil. Fica a torcida para a volta de Kanté e Rüdiger, ambos contundidos. Em contrapartida, a torcida tem motivo para se empolgar com o sistema ofensivo.

O meio-campo funcionou muito bem com Barkley e Kovacic. O croata foi extremamente importante nos dois lados do campo, desarmando e armando o time, fazendo uma baita partida. Mount e Pulisic desequilibraram e confundiram a marcação, pois mesmo posicionados como pontas, flutuavam e apareciam tanto na armação pelo meio, como na aproximação centralizada com Abraham. Esse, foi o cara do jogo. Dois belos gols e uma amostra de alto potencial.

Chegou a hora dele? Esperamos que sim. Por fim, vale a observação: mesmo com um gol de vantagem, jogo nos acréscimos, time do Norwich buscando uma pressão, Frank Lampard manteve seu time com as linhas altas e marcando pressão, sem dar chance aos mandantes de armarem as jogadas ofensivas. Ponto extremamente positivo, evitando o recuo e o sofrimento.

O Chelsea agora entra em campo no próximo sábado (31/08), às 11h, no horário de Brasília. A partida é contra o Sheffield United, em Stamford Bridge, pela quarta rodada da Premier League.

Ryed Lima
Ryed Limahttps://www.chelseafcbrasil.com
26 anos, estudante de Administração, comentarista esportivo e redator. Apaixonado por futebol, NFL e NBA. Conheci o Chelsea através do FIFA 99, na fase do "esquadrão imortal". Meu primeiro ídolo foi Gianfranco Zola, e no videogame, amava fazer dupla com ele e Casiraghi. Certamente me marcou. Pernambucano com muito orgulho e torcedor do Sport Club do Recife. "1905, o maior ano".

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!