A temporada para a equipe feminina do Chelsea (Chelsea Football Club Women) está prestes a começar, com nossas meninas encarando a equipe do Tottenham Hostpur Women neste domingo em Stamford Bridge pela primeira rodada da Women’s Super League.
Pensando nisso, nós preparamos uma prévia da temporada da equipe comandada por Emma Hayes.
CHELSEA FC WOMEN NA WOMEN’S SUPER LEAGUE
A WSL, como é conhecida, teve sua primeira edição em 2011 com oito equipes disputando o título em um sistema sem rebaixamento tendo um calendário diferente do que estamos acostumados para os padrões europeus. Isso porque a competição tinha seu início em abril até meados de agosto/setembro.
Nossas meninas conquistaram a WSL em duas oportunidades desde a sua fundação em 2011. Na temporada 2015 a equipe então conhecida como Chelsea Ladies conquistou 32 pontos (10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) e superou Manchester City (30 pontos) e Arsenal (27 pontos) na disputa.
Na temporada 2017/18 um novo título para nossas meninas, que conquistaram 44 pontos, tendo obtido a incrível marca de 13 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota na temporada da WSL.
Nesta temporada serão 12 equipes disputando o título da WSL, e embora seja uma das equipes mais fortes da competição, a equipe Chelsea Women’s viverá uma temporada de reconstrução, após ficar fora da Women’s Champions League pelo terceiro lugar conquistado na última temporada.
NÚMEROS DA ÚLTIMA TEMPORADA
TEMPORADA 2018/19 NA WSL: Terceiro lugar (42 pontos)
Artilheira: Beth England (12)
Maior vitória: 8-0 (fora de casa contra o Yeovil Town)
Maior derrota: 0-5 (em casa contra o Arsenal)
JOGADORA DESTAQUE
Erin Cubbert sem sombra de dúvidas é uma das melhores jogadoras do elenco. A escocesa de apenas 21 anos foi um dos destaques da equipe na última temporada e já representou seu país em duas grandes competições, incluindo a Copa do Mundo feminina de 2019.
Embora tenha boas atacantes no elenco como Fran Kirby e Ramona Bachmann, foi Erin Cubbert quem brilhou e foi importantíssim apara a equipe. A jogadora esteve incluída na equipe do ano da PFA por suas atuações com a camisa dos Blues.
ELENCO
GOLEIRAS: 28 – Carly Telford, 30 – Ann-Katrin Berger;
DEFENSORAS: 2 – Maria Thorisdottir, 3 – Hannah Blundell, 4 – Millie Bright, 7 – Jess Carter, 16 – Magdalena Eriksson, 20 – Jonna Andersson, 21 – Deanna Cooper;
MEIO CAMPISTAS: 5 – Sophie Ingle, 6 – Anita Asante, 10 – Ji So-Yun, 11 – Guro Reiten, 18 – Maren Mjelde, 24 – Drew Spence;
ATACANTES: 14 – Fran Kirby, 15 – Bethany England, 17 – Adelina Engman, 22 – Erin Cuthbert, 23 – Ramona Bachmann;
TRANSFERÊNCIAS
CHEGADAS: Guro Reiten (Atacante, LSK Kvinner)
SAÍDAS: Hedig Lindahl (goleira, Wolfsburg), Lizzie Durack (goleira, aposentadoria), Ali Riley (defensora, Bayern Munich), Molly Pike (meio-campista, Everton), Jade Bailey (meio-campista, Liverpool), Karen Carney (meio-campista, aposentadoria);
<strong>EMMA HAYES</strong>
TREINADORA
“Eu estou super animada para a temporada. Eu me sinto descansada e as jogadoras estão animadas para começar também. Ganhar em campo não é o suficiente para nós, porque ganhar fora do campo é tão importante quanto. Temos a oportunidade de introduzir o jogo para muitos novos fãs, para ter uma emoção em torno do jogo das mulheres.”
ESTREIA
Embora mande seus jogos em Kingsmeadow, a nossa estreia deste domingo (08/09) contra a equipe do Tottenham Hotspur Women acontecerá em Stamford Bridge
A equipe de Emma Hayes busca se recuperar após ter terminado a última temporada na terceira colocação da competição, atrás de Arsenal e Manchester City respectivamente, mas não é a grande favorita ao título.
A equipe “das Spurs” foram recém promovidas à WSL, após um vice campeonato na “segunda divisão” na temporada 2018/19, ficando atrás da equipe do Manchester United.
A equipe conta com três ex-jogadoras do Chelsea em seu elenco. A winger Gemma Davison, a goleira Decky Spencer e a atacante Rosella Ayane.
Esta será apenas a terceira partida entre as duas equipes, sendo a primeira partida de Liga na história. Os dois primeiros confrontos ocorreram na fase de grupos da Continental Tyres Cup em dezembro de 2017, com duas vitórias das nossas meninas por 4-1 e 5-0 respectivamente.
RODADAS DA BARCLAYS FA WOMEN’S SUPER LEAGUE