O Chelsea conquistou uma importante vitória fora de casa contra o Lille pela segunda rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, subindo para a segunda colocação do grupo H, com direito a um golaço do brasileiro Willian na segunda etapa.
O JOGO
Surpreendendo novamente na escalação inicial, o Chelsea foi a campo escalado por Frank Lampard no 3-4-2-1, com Azpilicueta na defesa e Reece James na ala direita.
Fora de casa, o Chelsea começou a partida tendo maior posse de bola, porém sem criar grandes perigos ao Lille, que marcava com linhas altas e dificultando a saída de bola dos Blues.
A primeira oportunidade saiu com Mount aos 17 minutos, quando o jovem pegou sobra na entrada da área mas mandou longe do gol.
Como resposta o Lille chegou em bola lançada pro campo de ataque, mas Kepa saiu bem do gol e interceptou a jogada de perigo.
Porém minutos depois veio o gol do Chelsea. Tammy Abraham, aniversariante do dia, recebeu passe longo de Fikayo Tomori na área, em posição legal e não desperdiçou a oportunidade, colocando os Blues na frente do placar.
Na frente do placar e pressionando, o Chelsea teve a oportunidade de ampliar o placar no minuto seguinte. Em pressão no ataque, Mount recebeu na área, mas cercado foi desarmado, na sequência Alonso foi derrubado na área e o árbitro mandou a jogada seguir.
Aos 30 minutos de jogo, o Chelsea armou contra ataque rápido, Kanté abriu a jogada pra Willian que desperdiçou a jogada e deu a possibilidade do contra ataque do Lille, que quase empatou mas Kepa fez grande defesa em chute de Luiz Araújo.
No entanto na jogada seguinte, em cobrança de escanteio, Victor Osimhen subiu mais alto e de cabeça empatou a partida na França.
Com a partida novamente empatada, o Lille passou a equilibrar mais e até chegar com mais perigo no campo de ataque, enquanto o Chelsea tinha certa lentidão nas jogadas ofensivas.
Nos instantes finais da primeira etapa, Mason Mount fez boa jogada na entrada da área, foi derrubado e o árbitro assinalou a falta. Na cobrança, Marcos Alonso bateu por cima do gol.
No último lance da primeira etapa, após bate-rebate na área, Reece James rolou pra Jorginho que acertou um belo chute na trave.
No início da segunda etapa, Reece James fez bom cruzamento mas a defesa afastou antes da chegada de Abraham.
A resposta dos donos da casa veio novamente em um lance de bola parada. Após cobrança de escanteio, Benjamin André cabeceou com muito perigo e Kepa mandou pra escanteio.
O Chelsea tinha muita dificuldade em criar jogadas de ataque, trocando passes de forma improdutiva no campo de ataque e ainda dando espaços pros contra ataques rápidos da equipe do Lille.
Precisando buscar o resultado, Frank Lampard fez a primeira alteração, colocando Callum Hudson-Odoi no lugar de Reece James e mudando a formação da equipe pro 4-2-3-1.
Aos 70 minutos, Kanté abriu bem a jogada pra Abraham na direita que cruzou com muito perigo mas a defesa afastou. No contra ataque rápido, o Lille teve uma perigosa finalização indo pra fora.
Aos 72 minutos, Willian encontrou Mason Mount entre os defensores do Lille mas o camisa 19 finalizou cruzado pra defesa do goleiro Maigan, que mandou pra escanteio.
Em boa jogada pela esquerda, Callum Hudson-Odoi limpou o marcador, inverteu pra Willian que pegou de primeira e marcou um golaço, colocando o Chelsea na frente do placar novamente.
Aos 83 o Chelsea quase se complicou no jogo. Em bola recuada, Kepa teve que sair rápido pra evitar o gol de empate do Lille.
Por lesão, Frank Lampard fez suas duas últimas alterações na partida, colocando Pedro Rodrigues no lugar de Willian e Kovacic no lugar de Mason Mount.
Nos acréscimos, tocando a bola no campo de defesa, Kepa saiu jogando mal, mas se recuperou evitando o gol dos donos da casa.
Com a vitória o Chelsea chegou aos 3 pontos conquistados na fase de grupos e ocupa a segunda colocação, empatado com o Valência.
A vitória foi importante para manter a equipe na zona de classificação para as oitavas de finais e coroou o brasileiro Willian na sua partida de número 300 com a camisa dos Blues.
A próxima partida do Chelsea na Champions League será contra o Ajax na Holanda no dia 23 de outubro, partida que valerá a liderança do grupo.
Os Blues, no entanto entram em campo no final de semana contra o Southampton pela Premier League, partida esta que será realizada no St Mary’s Stadium no domingo.
FICHA DA PARTIDA
Chelsea: Kepa, Azpilicueta, Tomori, Zouma, James, Jorginho, Kante, Alonso, Willian, Abraham, Mount
Subs: Caballero, Christensen, Pedro, Kovacic, Giroud, Hudson-Odoi, Batshuayi;
Gols: Abraham e Willian
Lille: Maignan, Zeki Celik, Fonte, Gabriel, Mandava, Ikone, Soumare, Andre, Bamba, Araujo, Osimhen
Subs: Leo Cesar, Soumaoro, Xeka, Remy, Yusuf Yazıcı, Sanches, Bradaric;
Gol: Osimhen