O Chelsea não conseguiu garantir a sua classificação para a fase oitavas de finais da UEFA Champions League com antecedência, deixando a decisão para a partida contra o Lille em Stamford Bridge, já que ficou apenas no empate por 2-2 com o Valência.
O JOGO
Frank Lampard mandou a campo uma equipe com a surpresa de Reece James entre os titulares na lateral direita, deslocando Azpilicueta pra lateral esquerda e com um trio de meio campistas formado por Jorginho, Kanté e Kovacic.
Jogando fora de casa, o Chelsea teve a primeira oportunidade pra marcar. Logo aos 2 minutos, Reece James cruzou, Willian cabeceou mas pra fora.
Com a partida mais equilibrada, o Valência apareceu com grande perigo aos 18, quando Maxi Gomez recebeu passe de Rodrigo na pequena área e cara a cara com Kepa, mas furou, desperdiçando a chance de abrir o placar no Mestalla.
Dez minutos mais tarde,outra grande chance perdida pro Valência. Desta vez Gomez recebeu na área, finalizou e Kepa fez uma grande defesa.
A resposta do Chelsea veio com Abraham, que pegou belo chute de primeira mas parou na defesa de Cilessen, mas minutos depois, Rodrigo cruzou com precisão e Soler desviou pro fundo do gol, abrindo o placar pros donos da casa.
Sem muito tempo pro Valência comemorar, o Chelsea logo chegou ao gol de empate. Mateo Kovacic pegou rebote de fora da área, chutou rasteiro e empatou a partida.
Na segunda etapa o Chelsea voltou com Michy Batshuayi no lugar de Tammy Abraham, que deixou o campo lesionado.
Os Blues começaram pressionando, ocupando bem o campo de ataque e chegaram ao gol da virada, após cruzamento de Kanté, desvio de Zouma de cabeça e complemento de Pulisic pro gol. Após longa consulta ao VAR, o gol de Christian Pulisic foi confirmado.
Atrás do placar, o Valência foi pra cima e conseguiu levar certo perigo. Após bom lançamento, Kepa saiu mal do gol, Azpilicueta fez corte curto e na sobra Rodrigo tocou por cobertura mas por cima.
A pressão do Valência não durou muito e o Chelsea logo tomou conta das ações da partida. Em jogada d velocidade, Willian escapou pela direita, cruzou forte e após pequeno desvio de Pulisic, Cilessen fez a defesa.
Frank Lampard então mudou a equipe, tirando Jorginho e colocando Emerson Palmieri, mudando o esquema tático da equipe pro 5-2-3.
Em jogada rápida de ataque no entanto, o Valência quase chegou ao empate na partida. Após passe pra área, Jorginho se enroscou com Rodrigo e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Parejo bateu bem mas Kepa fez grande defesa, evitando o empate da equipe espanhola.
A partida era mais equilibrada, com o Valência tentando buscar o gol de empate, enquanto o Chelsea buscava se manter na vantagem do placar, porém faltando 10 minutos pro fim da partida, Wass recebeu na direita, cruzou forte mas marcou um golaço, batendo Kepa e empatando a partida.
A resposta do Chelsea veio no lance seguinte, com bola levantada pra área, cabeceio firme de Zouma mas defesa de Cilessen.
Partida empatada, partida mais aberta e ambas as equipes cediam mais espaços em seus campos defensivos.
No último minuto do tempo regulamentar, Batshuayi recebeu no ataque, fez belo corte, chutou forte, a bola desviou no marcador e Cilessen fez uma grande defesa, evitando o terceiro gol do Chelsea.
Nos acréscimos da partida, em contra ataque rápido, Rodrigo ficou no mano a mano com Zouma, limpou a jogada, chutou colocado mas pra fora. No contra ataque, Reece James cruzou com perigo mas Cilessen fez boa defesa.
Com o placar nada definido aos 95 minutos de partida, o Valência teve outro grande contra ataque, Rodrigo recebeu cruzamento na área e sem goleiro finalizou pra fora.
E assim terminou a partida. Valêcia 2-2 Chelsea e classificação adiada pra última rodada da fase de grupos.
O Chelsea alcançou os 8 pontos na fase de grupos e espera o duelo entre Ajax e Lille para conhecer a sua situação pra última rodada. A equipe segue dependendo apenas de si para garantir a classificação, jogando em casa contra o Lille na última partida.