O norte-americano Christian Mate Pulišić, adquirido pelo Chelsea por 58 milhões de libras (64 milhões de euros), foi a maior transação paga por um jogador de futebol norte-americano da história.
INÍCIO NO BORUSSIA DORTUMUND OU BALLSPIELVEREIN BORUSSIA 09 E.V. DORTMUND
Pulisic estreou no Borussia na temporada 2015/2016. Sua estreia foi contra o Ingolstadt (jogou por 22 minutos) na vitória por 2×0. Seu primeiro gol foi contra a equipe do Hamburger, igualmente na vitória por 3×0.
Já na temporada 2016/2017 jogou a maioria dos jogos da Bundesliga (29 jogos, 3 gols e 8 assistências), e na Champions disputou todos os jogos, onde o Borussia acabou caindo frente ao time do Mônaco. No jogo contra o Benfica (pelas oitavas-de-final), na vitória por 4×0, fez seu primeiro gol pela Champions, além de também ter contribuído com uma assistência.
Na temporada seguinte –2017/2018– já era titular absoluto, terminando sua participação com 42 jogos, 5 gols e 7 assistências. Em sua última temporada pela Alemanha, o Chelsea conseguiu vencer a forte concorrência e contratou-o no dia 02/01/2019, sendo automaticamente emprestado pelo próprio Borussia, e se apresentando ao Chelsea na pré-temporada 2019/2020.
PULISIC NO CHELSEA
No dia 11/08/2019, ocorreu sua estreia. Ele substituiu Ross Barkley aos 13′ do segundo tempo, enquanto o Chelsea perdia por 1×0 para o Manchester (derrota por 4×0).
Contra o Liverpool, no dia 14/08, pela final da UEFA Super Cup foi titular e contribuiu com a assistência para o gol de Olivier Giroud. Aos 29′ da etapa final deu lugar a Mason Mount.
QUEDA, ASCENSÃO, QUEDA (4X), ASCENSÃO, QUEDA, ASCENSÃO (4X), QUEDA (7X)
Quem não assistiu o filme ‘Os Simpsons‘, quando o Chefe da Agência de Proteção Ambiental vai falar como aumentar a segurança no domo?
– Infelizmente perdemos ele senhor!
– Então vá atrás deles e leve-os de volta para a cúpula, para que ninguém mais consiga escapar.
– Eu quero homens armados por toda a região 24 horas por dia.
– Eu quero 10.000 homens fortões e eu quero 10.000 homens fracotes para aqueles fortões pareçam mais fortões.
– E eu quero a seguinte disposição:
– Forte, Forte, Fraco, Forte, Fraco, Fraco, Fraco, Forte, Forte, Fraco, Fraco, Forte, Fraco.
Pois bem, é a melhor forma de expressar os jogos de Pulisic na Premier League. Depois do jogo contra o Manchester United, sua performance foi a seguinte:
(FRACO) Leicester – Substituído – aos 71′
(FORTE) Norwich – Contribuiu com uma assistência para o gol de Mason Mount;
(FRACO) Sheffield – Jogou toda a partida;
(FRACO) Wolverhampton, Liverpool e Brighton (ficou no banco)
(FORTE) Southampton – Jogou 10 minutos e contribuiu com uma assistência para o gol de Odoi;
(FRACO) Newcastle – Jogou apenas 26 minutos;
(FORTE) Burnley (3 gols); Watford (1 gol), Crystal Palace (1 gol);
(FRACO) Manchester City, West Ham, Aston Villa, Everton, Bournemouth.
(FRACO) Tottenham (ficou no banco);
(FRACO) Southampton (jogou 23 minutos);
(FRACO) Brighton & Hove Albion (jogou 66 minutos);
Bom, pode ser que esteja querendo exigir muito do wonderkid de apenas 21 anos. Mas quem assistiu os jogos contra o Burnley (FORTE), Watford (FORTE) e Crystal Palace (FORTE), e depois “esqueceu” de demonstrar seu belo futebol nas partidas seguintes sabe que, se ele jogar o que jogou nas suas três partidas, tem tudo para começar estar entre os top 10+.