Contratado à peso de ouro e com o “status” de goleiro mais caro da história do futebol, Kepa Arrizabalaga tem sido o jogador mais criticado do elenco do Chelsea neste momento instável da temporada.
Tendo feito uma primeira temporada bastante regular, sendo importante para a conquista da UEFA Europa League, Kepa não vem tendo o mesmo desempenho sob o comando de Frank Lampard.
Com um setor defensivo irregular na temporada 2019/20, Kepa vem carregando consigo marcas negativas. Em 24 partidas de Premier League, Kepa conseguiu manter apenas 5 clean sheets, sendo esta a menor marca de sua carreira neste ponto da temporada.
Embora o alto número (31) de gols concedidos nesta temporada não devam ser atribuídos somente à forma do goleiro espanhol, ele não tem conseguido ter boa performance em chutes dos adversários que acertam o alvo.
Kepa tem a pior performance entre os 20 goleiros da Premier League em gols prevenidos em finalizações do adversário, tendo também a pior performance de defesas feitas na competição.
Para somar mais uma estatística que comprova a má fase do goleiro, nenhum goleiro da Premier League concedeu mais gols em chutes de fora da área do que Kepa Arrizabalaga, com 6.
Embora tenha mostrado apoio ao goleiro, Frank Lampard também fez críticas à sua forma recente, revelando que isso precisa ser observado.
Eu sei que há um foco nele [Kepa] no momento. Isso é futebol de primeira linha.
Sim, com os pés, algumas vezes ele demorou muito e quase entregou. Às vezes, isso pode mudar o impulso de um jogo. Isso é algo que ele sabe, tem que olhar e vamos olhar. É normal.
Qualquer jogador, especialmente goleiros, as pessoas vão olhar. É quando você se levanta e mostra a coragem que você tem. Ele não é o único.
Há muita discussão no momento sobre a possibilidade de Kepa ter evitado o gol de empate do Arsenal marcado por Hector Bellerin, assim como no gol marcado por Isaac Hayden na derrota pro Newcastle United no último final de semana e não há dúvidas de que ele poderia e deveria ter feito melhor.
Mas ao mesmo tempo é difícil atribuir tantas críticas à Kepa devido às inúmeras falhas do sistema defensivo no decorrer da temporada, mas sem sombra de dúvidas os pontos de interrogação sobre sua capacidade estarão presentes, principalmente pelo grande investimento feito em sua contratação (£71 milhões) e seu longo tempo de contrato (+ 6 anos e meio). O ponto é que os olhares estarão sempre atentos sobre o seu futuro à longo prazo no Chelsea.
As críticas vão sempre surgir, cabendo a Kepa olhar para si mesmo, buscar confiança e dar a volta por cima para ter de volta a confiança da torcida e de seus companheiros de equipe.