Com a pandemia mundial causada pelo coronavírus COVID-19 e os anúncios do teste positivo em Callum Hudson-Odoi e Mikel Arteta – treinador do Arsenal – a paralisação da Premier League e as demais ligas de futebol na Inglaterra na manhã da sexta-feira foi confirmada.
Junto com a paralisação das principais competições do futebol na Europa, muitas dúvidas surgiram à respeito do andamento da atual temporada e perguntas como: “Quando os campeonatos vão retornar? A temporada vai ser cancelada?” se tornaram frequentes entre os torcedores dos Blues.
Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o que envolve o Chelsea e debater as possibilidades sobre algumas situações e as grandes perdas que podem ser registradas.
PORQUE A PREMIER LEAGUE MUDOU SEU POSICIONAMENTO E SUSPENDEU A COMPETIÇÃO?
Na última quinta-feira (12/03) a Premier League anunciou que todas as partidas da rodada (exceto Brighton x Arsenal que já havia sido suspensa) seriam disputadas como programado anteriormente, inclusive com portões abertos ao público, o que gerou certo espanto por parte de todos.
Minutos depois, o Arsenal divulgou o teste positivo de seu treinador, Mikel Arteta e a Premier League teve que divulgar uma nova nota, anunciando uma reunião de emergência para a manhã da sexta-feira (13/03).
Durante a madrugada na Inglaterra – por volta das 22h no Brasil – o Chelsea lançou uma nota oficial em seu site informando que o jogador Callum Hudson-Odoi havia sido diagnosticado com o COVID-19 e que todos os jogadores e funcionários do clube foram colocados em quarentena, além de ter fechado parcialmente o centro de treinamento de Cobham.
Após novos relatos de jogadores com sintomas e estados de quarentena em clubes como Bournemouth, Everton, Leicester, Manchester City e outros, a Premier League decidiu, junto com as demais organizadoras de competições de futebol na Inglaterra (FA e EFL), paralisar as atividades esportivas até o dia 03 de abril.
Em nota, o chefe executivo da Premier League disse:
Nesta situação sem precedentes, estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos clubes, Governo, FA e EFL e podemos tranquilizar a todos que a saúde e o bem-estar dos jogadores, funcionários e torcedores são nossa prioridade.
QUANDO O CHELSEA VOLTARÁ A CAMPO?
Inicialmente, a paralisação anunciada pela Premier League, EFL e FA para as competições vai até o dia 3 de abril. Assim, a Premier League está prevista para retornar no dia 04 de abril, com o Chelsea entrando em campo contra o West Ham United no Estádio Olímpico de Londres no domingo, dia 05 de abril ás 10h da manhã (horário de Brasília).
No entanto, é reportado por grande parte da imprensa inglesa que os clubes não acreditam que a competição possa ser retomada no próximo mês.
Já a UEFA ainda não se posicionou quanto à possíveis datas para o retorno da Champions League e Europa League.
03 DE ABRIL É UMA DATA REALISTA PARA O RETORNO DA PREMIER LEAGUE E DAS OUTRAS COMPETIÇÕES?
A paralisação das competições pelo período de três semanas pode parecer suficiente para o controle da situação, mas não é.
Diversos especialistas de saúde pública acreditam que o Reino Unido está apenas no início da “curva epidêmica” e que muitos casos deverão aparecer nas próximas semanas, adentrando o mês de abril afora.
Já o governo britânico acredita que pode levar vários meses até que o Reino Unido atinja o pico em casos de contágio do novo coronavírus.
Além disso, o Arsenal já reportou que os jogadores afetados pelo COVID-19 precisam de um período maior do que o de 14 dias para voltar a jogar em sua melhor condição física e cinco clubes da Premier League possuem jogadores com sintomas do vírus.
EXISTE A POSSIBILIDADE DA TEMPORADA NÃO TERMINAR?
Essa é uma pergunta que muitos tem feito após o anúncio da paralisação das competições de futebol e a resposta é: SIM!
Muitas informações desencontradas tem surgido ao longo dos últimos dias, mas vamos às três opções mais concretas até o momento em relação à Premier League.
- Declarar o Liverpool o campeão da Premier League 19/20 e não rebaixar nenhuma equipe nesta temporada, abrindo a próxima temporada com 22 equipes – com West Brom e Leeds (1º e 2º da Championship) promovidos automaticamente e manter a posição atual dos clubes como a final da temporada;
- A temporada é declarada nula e sem efeito e começa na próxima temporada com os mesmos 20 times – improvável, especialmente porque o Liverpool está com 25 pontos de vantagem no topo da tabela e ganharia seu primeiro título por 30 anos;
- A tabela como está agora fica como sendo a tabela final, com o top 4 definido com Liverpool, Man City, Leicester City e Chelsea e com os três últimos colocados decretados rebaixados – improvável, porque seria injusto rebaixar Bournemouth, Aston Villa e Norwich após apenas 29 rodadas de jogos;
Inicialmente, os clubes e as competições estariam aguardando um posicionamento da UEFA em relação à um adiamento da Euro 2020 para 2021, o que abriria espaço para as partidas adiadas serem disputadas durante o verão europeu, o que abriria uma nova série de problemas a serem resolvidos.
No entanto, de acordo com o jornalista Kaveh Solhekol da Sky Sports, ainda há muita divergência entre os clubes e muitas visões diferentes do que deve ser feito.
Uma fonte anônima de um clube da Premier League disse à Sky Sports:
Não vejo nenhuma chance de voltarmos em três semanas. Isso vai continuar por meses e você se pergunta até mesmo sobre o início da próxima temporada. Eu diria que há 75% de chance de a temporada não ser concluída. Há grandes perguntas a responder. Alguém é promovido ou rebaixado? Muitos clubes nas quatro divisões terão dificuldades financeiras.
HAKIM ZIYECH PODERIA JOGAR PELO CHELSEA SE A TEMPORADA FOR DISPUTADA NO VERÃO EUROPEU? E OS JOGADORES COM CONTRATO ATÉ JUNHO?
Outro grande ponto de interrogação até o momento gira em torno das transferências e contratos dos jogadores caso a temporada adentre o mês de julho.
O Chelsea tem Willian, Olivier Giroud, Willy Caballero, Pedro, Kenedy, entre outros com contrato até o final de junho e sem sinais de possíveis renovações.
Embora uma mudança possa ser proposta pela FIFA, não parece haver uma possibilidade de impor quaisquer tipos de mudanças para os jogadores, clubes e seus contratos.
No caso da contratação de Hakim Ziyech, também ficaria à cargo da organização das competições permitirem ou não a inscrição de novos jogadores para o andamento da temporada, o que não parece ser uma opção.
COMO SERÁ A PRÉ-TEMPORADA DAS EQUIPES?
Outro grande desafio que os clubes terão que enfrentar será em relação à realização da pré-temporada.
Os clubes costumam utilizar a pré-temporada para, além da preparação dos jogadores e adaptação de novos contratados, para promover sua marca em outros mercados, com muitos viajando para a Ásia, mas isso deve ser evitado neste ano.
Mas mesmo em caso de as competições suspensas serem retomadas e haver tempo para a disputa de uma pré-temporada, os clubes devem optar pela não realização de uma pré-temporada em 2020.
EXISTE OUTROS TIPOS DE PERDA PARA OS CLUBES?
Ainda não temos um panorama geral sobre perdas, mas financeiramente os clubes da Premier League sofrerão grandes perdas financeiras, tanto por direitos de transmissão das partidas, bilheteria e outras formas de rendas referentes à partidas disputadas e avanço de fase e posição em competições.
O Chelsea por exemplo já trabalha no reembolso para os torcedores que adquiriram ingressos para os jogos que foram adiados contra Aston Villa (Premier League), Manchester United U18s (FA Youth Cup), Everton Women e Brighton Women (Women’s Super League) e Bayern de Munique (UCL), mas em caso de encerramento da temporada, outras medidas como esta deverão ser tomadas pelo clube.
Outras perdas relacionadas à venda de itens oficiais via loja oficial, tour em Stamford Bridge e demais eventos também podem ser registradas pelo clube ao final do ano fiscal.
QUANDO TEREMOS MAIS INFORMAÇÕES OFICIAIS DA PREMIER LEAGUE OU DOS CLUBES?
A imprensa inglesa noticia que os clubes terão uma reunião na próxima quinta-feira para tratar deste assunto.
Após isso, a entidade e os clubes deverão se posicionar oficialmente quanto ao restante da temporada europeia.
FAÇA SUA PARTE!
O Chelsea Fans Brasil alerta todos os nossos leitores e torcedores para os cuidados básicos de higiene que devem ser tomados com relação ao coronavírus, como lavar as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Outra alternativa é a utilização do álcool gel para higienizar as mãos, maçanetas e outros objetos, além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Em caso de sintomas como: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, é recomendado pelo ministério da saúde procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência.