Temos presenciado diversos jovens da academia do Chelsea se destacando nesta temporada. Os jovens comandados por Frank Lampard tem sido parte importante da equipe e cada vez mais tem surgido novos e promissores jogadores para integrar a equipe.
Mas nem sempre os jogadores tidos como grandes promessas em Cobham fizeram jus às expectativas criadas e vamos listar alguns deles.
GAEL KAKUTA
Após o olheiro francês Guy Hillion informar ao Chelsea que tinha encontrado em Gael Kakuta o jovem mais talentoso de sua geração em 2007, os Blues não hesitaram em contratar o jogador.
Em sua primeira temporada na academia do Chelsea, Kakuta foi um dos grandes destaques ao lado de Fabio Borini e Daniel Sturridge e fez sua estreia na Liga dos Campeões em dezembro de 2009 contra o Apoel Nicosia.
Na temporada 2010/11 Kakuta ganhou algumas oportunidades com Carlo Ancelotti, fazendo 12 partidas na primeira metade da temporada, mas o italiano alegou que a forma irregular da equipe o impediam de dar mais oportunidades à grande promessa.
Com um contrato de 5 anos recém assinado, Kakuta passou por uma sequência de empréstimos e nunca conseguiu se firmar nos Blues. Passagens por Fulham, Bolton, Dijon, Vitesse, Lazio e Rayo Valecano foram os destinos do jogador antes de se desvincular do Chelsea ao final de seu contrato em 2015.
Kakuta sem dúvidas foi uma das promessas mais decepcionantes da academia do Chelsea nos últimos anos. Atualmente, com 28 anos, Kakuta defende o Amiens da França.
AMIN AFFANE
No início da década, em 2010, o Chelsea venceu a concorrência de diversos clubes da Premier League para acertar a contratação de “uma das maiores promessas do futebol sueco”.
O jovem Amin Affane de apenas 16 anos na época saiu do modesto Lärje-Angereds IF e ajudou a equipe Youth dos Blues na conquista da Fa Youth Cup em 2012, mas devido à lesões, parou nisso. Ele até foi emprestado ao Roda JC em 2012, mas sequer conseguiu fazer uma partida pela equipe principal do Chelsea.
Em 2013 Affane foi vendido ao Energie Cottbus da Alemanha, tornando sua passagem nos Blues um desastre. Hoje com 26 anos, Affane defende o IFK Göteborg da Suécia.
JOSH MCEACHRAN
Josh McEachran talvez seja a maior decepção das categorias de base do Chelsea dos últimos anos.
Na academia do Chelsea desde os 7 anos de idade, McEachran era um dos destaques da base do clube, ajudando a equipe a conquistar a FA Youth Cup pela primeira vez em 50 anos e sendo eleito o jogador jovem do ano de 2009.
Tido como o “novo Frank Lampard” o jovem não demorou à conseguiu atuações pela equipe principal. Na temporada 2010-11 recebeu sua primeira oportunidade, ao substituir Yossi Benayoun no segundo tempo da partida contra o MSK Zilina pela Liga dos Campeões. McEachran também fez sua estreia na Premier League, desta vez em uma derrota pro Manchester City por 1-0, entrando no lugar de Ramires.
Com um contrato de 5 anos assinado com os Blues, McEachran foi esquecido em 2011 por André Villas-Boas e passou por diversos clubes por empréstimo sem conseguir se estabelecer ou impressionar.
Lutando por uma boa forma, McEachran passou por Swansea City, Middlesborough, Watford, Wigan Athletic e Vitesse sem nenhum sucesso, antes de ser vendido ao Brentford em 2015.
Atualmente Josh McEachran atua pelo Birmingham City e é o irmão mais velho do jovem George McEachran da academia dos Blues.
E você torcedor, se lembra de mais jovens jogadores que prometiam na base dos Blues? Diga nos comentários abaixo!