A Premier League anunciou nesta sexta-feira (03/04) uma nova suspensão da competição por tempo indeterminado, após uma reunião.
O primeiro adiamento da competição aconteceria até o dia 30 de abril, com a Premier League retornando no início do mês de maio, mas devido às complicações causadas pelo coronavírus, a competição não tem uma data de retorno.
A nota ainda afirma que a competição só será retomada quando as autoridades confirmarem que será seguro a realização das partidas.
Foi reconhecido que a Premier League não será retomada no início de maio – e que a temporada 2019/20 só voltará quando for seguro e apropriado.
A data de reinicio está em constante revisão com todas as partes interessadas, à medida que o impacto da pandemia causada pelo COVID-19 se desenvolve e trabalhamos juntos durante este momento muito desafiador.
A Premier League está trabalhando em estreita colaboração com todo o futebol profissional do país, bem como com o Governo, órgãos públicos e outras partes interessadas relevantes para garantir que o jogo alcance uma solução colaborativa.
Com isso, há um objetivo combinado para todas as partidas restantes da liga nacional e da copa a serem disputadas, nos permitindo manter a integridade de cada competição.
No entanto, qualquer retorno será apenas com o total apoio do Governo e quando a orientação médica permitir.
As implicações esportivas e financeiras para os clubes da Premier League, bem como para a FA, EFL e National League foram consideradas na reunião de hoje.
Também foi anunciado a permissão para os clubes consultarem seus jogadores para uma redução salarial ou adiamentos em salários anuais. A nota dizia:
Diante das perdas substanciais e contínuas para a temporada 2019/20 desde o início da suspensão das partidas, e para proteger o emprego durante todo o jogo profissional, os clubes da Premier League concordaram por unanimidade em consultar seus jogadores sobre uma combinação de reduções condicionais e adiamentos no valor de 30% da remuneração anual total.
Essa orientação será mantida em constante revisão à medida que as circunstâncias mudarem.
A Liga estará em contato regular com a PFA, e o sindicato participará de uma reunião que será realizada amanhã entre a Liga, jogadores e representantes dos clubes.
Neste período de pandemia, diversos clubes de divisões inferiores poderão passar por dificuldades financeiras devido à não-arrecadação e a Premier League, em um gesto de classe anunciou que contribuirá financeiramente para que estes clubes passem por este momento difícil.
Também foram realizadas discussões sobre o alívio financeiro para os clubes no curto prazo e, embora não haja uma solução única, medidas devem ser tomadas para lidar imediatamente com o impacto da queda do fluxo de caixa.
Criticamente, a Liga votou por unanimidade para adiantar fundos de £ 125 milhões para a EFL e Liga Nacional, pois está ciente das severas dificuldades que os clubes em toda a pirâmide do futebol estão sofrendo neste momento.
Para finalizar, a Premier League também anunciou que dará todo suporte à NHS (serviço nacional de saúde), com um apoio financeiro de £20 milhões durante o período da pandemia.