A FA confirmou nesta segunda-feira o encerramento da FA Barclays Women’s Super League 2019/20 devido à pandemia causada pelo COVID-19.
A entidade organizadora da competição revelou que a decisão foi tomada após feedbacks dos clubes.
As recomendações para a definição do resultado da competição ainda estão sendo feitas, segundo a nota.
As Blues (Chelsea FC Women) ocupava a segunda colocação na tabela de classificação, um ponto atrás do Manchester City Women, porém com um jogo a menos.
A nota oficial dizia:
A Fa Women’s Super League & Women’s Championship Board confirmou hoje a decisão de encerrar a temporada 2019/20 da Barclays FA Women’s Super League e da FA Women’s Championship, com efeito imediato.
Ao longo da pandemia do COVID-19, a Fa Women’s Super League & Women’s Championship Board tem estado em consulta regular com clubes e principais partes interessadas de ambas as ligas para identificar a maneira mais adequada e apropriada de concluir a temporada 2019/20, e dar aos clubes e jogadoras a clareza e o apoio que precisam neste momento.
Após o feedback avassalador dos clubes, a decisão de encerrar a temporada 2019/20 foi tomada no melhor interesse do jogo feminino.
Isso também permitirá que os clubes, a Fa Women’s Super League & Women’s Championship Board e a FA planejem, preparem-se e se concentrem na próxima temporada, quando o futebol retornar para a campanha 2020/21.
Apoiar o bem-estar dos clubes e jogadoras continuará sendo nossa principal preocupação ao longo deste processo, que também envolveu um exame robusto e minucioso dos desafios logísticos, operacionais e financeiros que o futebol enfrenta atualmente.
Após uma consulta completa com os clubes, a Comissão de Campeonatos Femininos da FA discutiu várias recomendações que serão enviadas ao Conselho da FA para determinar o resultado esportivo mais adequado para a temporada 2019/20.
Isso incluirá a identificação das inscrições para a Liga dos Campeões Feminina da UEFA 2020/21, que seria baseada no mérito esportivo da temporada 2019/20 da Barclays FA Women’s Super League.
Não estamos em posição de comentar mais até que o Conselho da FA tenha tido tempo suficiente para considerar todas as recomendações e opções.