Chelsea vence o Leicester e está nas semifinais da FA Cup

-

Em partida válida pelas quartas-de-finais da FA Cup, o Chelsea enfrentou o Leicester no King Power Stadium e saiu com a classificação. Barkley, que entrou no intervalo, foi o autor do gol. Desde a volta após a paralisação, a equipe está com 100% de aproveitamento nos três jogos oficiais.

O JOGO

Agora com a pausa técnica na metade dos tempos, podemos até dizer que os jogos se subdividiram em quatro etapas. Uma conversa entre treinador e jogadores tem sim o poder de transformar posicionamento e atuação de uma equipe dentro das quatro linhas. Então, na parte um do primeiro tempo, vimos um Leicester com o controle da partida e um Chelsea completamente perdido em seu setor de criação.

Gilmour e Mount foram fatores chave para essa situação. O primeiro, um garoto de 19 anos proveniente da base que vem sendo utilizado em alguns jogos e merece paciência. Mas se tratando de análise de atuação, errou bastante, principalmente quando se deslocava para o primeiro terço do campo para ajudar na saída de bola. Errou diversas vezes o passe quando tentava centralizar o jogo, provocando alguns contra-ataques. Mount, basicamente não apareceu para o jogo e passou quase que despercebido.

Mesmo com o domínio, o Leicester não conseguiu criar lances de perigo. A exceção para uma finalização de Tielemans – em bola recuperada após erro de passe de Gilmour – na entrada da área para defesa de Caballero. Após a parada técnica, Lampard buscou algumas variações no posicionamento. Com muita dificuldade no setor de meio, Willian passou a sair mais da direita e centralizar mais seu jogo, com Pulisic fazendo essa mesma movimentação, buscando superioridade no setor para êxito na criação de jogadas. Além disso, Mount também passou a descer o campo e ajudar na saída de bola, que foi o maior problema dos Blues durante todo a primeira etapa, com uma marcação alta constante dos Foxes.

Dos 25 minutos em diante, o jogo deu uma melhorada, mas ainda não provando seu potencial. Aos 30′, Mount achou Pulisic em passe enfiado dentro da área, o americano cortou e finalizou forte para linda defesa de Schmeichel. No minuto seguinte, foi a vez do Leicester chegar com Barnes, que finalizou para fora. Esses foram os lances mais relevantes do primeiro tempo.

Para a segunda etapa, Lampard mudou tudo que achou estar errado. Saíram James, Mount e Gilmour, entraram Azpilicueta, Barkley e Kovacic. O jogo mudou a partir daí. O Chelsea passou a ter o controle do meio-campo, com mais consistência defensiva e qualidade na saída. Além disso, Pulisic passou a flutuar entre o meio e a ponta esquerda, sendo peça de desequilíbrio no duelo.

E essa movimentação começou a incomodar a defesa do Leicester. Logo aos 7 minutos Pulisic passou para Abraham que devolveu para finalização do americano e defesa de Schmeichel. O lance foi anulado por impedimento do camisa 9 inglês. Três minutos depois, Pulisic novamente achou Abraham, que dessa vez finalizou de canhota para o fundo das redes, contudo novo impedimento foi marcado.

Com o claro domínio dos Blues na partida, o gol parecia questão de tempo. O time tinha o controle das ações e presença no campo de ataque. Aos 18′, Willian tabelou com Azpilicueta e cruzou par Barkley, que atacou o espaço e finalizou de primeira. Leicester 0 x 1 Chelsea.

Mesmo abrindo o placar, o Chelsea seguiu controlando o jogo, ainda que nesse intervalo de tempo tendo menor posse de bola. O Leicester era inofensivo no campo de ataque e os Blues viam o contra-ataque como a arma ideal para ampliar o placar. Os mandantes se jogaram ao ataque nos 10 minutos finais, tentando ensaiar uma pressão. A única chance real de empate veio num cruzamento em que Caballero saiu mal, mas Söyüncü não aproveitou a chance de cabeça. A oportunidade real de gol nos minutos finais veio com um contra-ataque do Chelsea, num quatro contra dois, mas Barkley deu o passe atrás de Loftus-Cheek, – ao invés de uma bola enfiada – que devolveu para ele e mesmo com a opção de Pedro aberto na direita sozinho, preferiu a finalização para defesa de Schmeichel. A partida terminou mesmo com o placar mínimo a favor dos Blues.

ANÁLISE GERAL

Alguns pontos táticos e individuais importantes:

  • Gilmour errou bastante e aliado a pouca aparição de Mount, fragilizaram o meio-campo do Chelsea durante o primeiro tempo, com pouca compactação, ocasionando buracos entre meio e defesa, meio e ataque;
  • Barkley deu uma maior consistência ofensiva ao time, mas errou dois passes para Loftus-Cheek em jogadas de transição que permitiriam “matar o jogo”. Falta uma maior regularidade do inglês dentro das partidas;
  • Abraham ficou bastante isolado no primeiro tempo por conta do distanciamento com a segunda linha, no que é isento de culpa. Foi mais participativo quando o time se compactou, e fez bem o pivô no meio que Lampard gosta bastante, abrindo espaços para pontas e meias infiltrarem;
  • Kanté precisa de alguém junto a ele, e a entrada de Kovacic fez muito bem ao francês. Sem um jogador que se aproxime, ele é obrigado a dar passes longos com mais frequência, o que não é o seu forte;
  • Por fim, ver Pulisic flutuando no meio-campo foi muito interessante. Participou bem no setor e provou ser uma variação na movimentação que deve ser mais vista daqui em diante.

O Chelsea agora entra em campo na próxima quarta-feira (01) pela Premier League. O adversário é o West Ham (17º), que ainda não venceu após a paralisação. A partida acontecerá no Estádio Olímpico de Londres, às 16:15h (horário de Brasília).

Ryed Lima
Ryed Limahttps://www.chelseafcbrasil.com
26 anos, estudante de Administração, comentarista esportivo e redator. Apaixonado por futebol, NFL e NBA. Conheci o Chelsea através do FIFA 99, na fase do "esquadrão imortal". Meu primeiro ídolo foi Gianfranco Zola, e no videogame, amava fazer dupla com ele e Casiraghi. Certamente me marcou. Pernambucano com muito orgulho e torcedor do Sport Club do Recife. "1905, o maior ano".

2 Comentários

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!