Frank Lampard: Vencer uma semi-final é um grande passo mas vencer a final é o objetivo

-

O Chelsea alcançou a sua primeira final sob o comando de Frank Lampard, após bater o Manchester United pelo placar de 3-1 neste domingo (19) em Wembley com gols de Olivier Giroud, Mason Mount e Harry Maguire contra.

O bom desempenho e uma vitória categórica em cima do rival foi uma das boas atuações da equipe na temporada e na coletiva de imprensa, Lampard comentou sobre a atuação.

É uma grande conquista para nós chegar na final. Ganhar uma semi é uma grande coisa, mas ganhar uma final é a coisa. Certamente está entre as melhores atuações por causa do tamanho do jogo e da qualidade do adversário, mas tivemos algumas boas atuações nesta temporada, estamos progredindo, estamos melhorando.

Houveram turbulências recentes, mas hoje foi uma performance de enorme caráter e personalidade, ética de trabalho e qualidade. Então, eu estou muito feliz.

Frank Lampard teve que lidar com muitos problemas durante a temporada, desde as muitas lesões de diversos jogadores até a insegurança defensiva da equipe. Perguntado se ele está passando por cima desses problemas nas horas certas, Lampard continuou:

Eu não sei. Acho que às vezes as pessoas nos olham como Chelsea e as expectativas são sempre altas. Mas então a realidade além do que eu conheço porque eu trabalho aqui todos os dias é que estamos trabalhando para algo. Queremos diminuir a diferença para os outros e não é fácil, vimos isso com outras equipes nos últimos anos, então é passo a passo.

Hoje foi um bom passo para nós e foi um passo para uma final e queremos tentar vencer essa final, mas mostramos muita coisa boa este ano, com um bom trabalho e a maneira como avançamos, e o que fazemos no verão então haverá mais por vir, mas no momento realmente precisamos nos concentrar nas três finais [últimas partidas] que temos. Os dois jogos da liga e depois o Arsenal na final da FA Cup.

Os jogadores do Chelsea arriscaram chutes de longe desde os primeiros minutos da partida, criando certas dificuldades para o goleiro David De Gea. Falando sobre esta área explorada, Lampard continuou:

Não foi por isso, eu tenho um enorme respeito por ele como goleiro. Eu sei que as pessoas sempre vão apontar para os goleiros quando eles cometerem esses erros porque eles são críticos por sofrê-los. Tudo o que eu disse para Mason no intervalo foi que eu quero vê-lo batendo mais bolas.

Ele teve um chute no primeiro tempo que ele tentou. Para mim, você tem que tentar de fora da área, contra os melhores goleiros, e De Gea é um goleiro de ponta, você tem que finalizar através deles. Claro, ele não pegou brilhantemente e cometeu um erro, mas era meu trabalho me preocupar com meus jogadores. Com Mason, eu só queria que ele chutasse mais. Felizmente, três minutos depois que eu disse isso, ele fez.

Mason Mount teve uma grande atuação nesta partida, tanto com a bola quanto sem ela. Frank Lampard comentou a atuação do jovem que tem sido um dos grandes destaques durante toda a temporada.

Eu acho que com Mason, essa é a grande coisa com ele este ano. Ele tem um grande talento com a bola, eu nunca vou sublinhar isso. Há uma melhora que pode ser feita com ele. Ele quer tanto ser um jogador de ponta, com o passe final e a quantidade de gols que ele pode marcar em uma temporada, eles virão. Ele é jovem, esta é sua primeira temporada na Premier League. Sua ética de trabalho sem a bola é enorme. Às vezes pode dar errado e as pessoas podem aproveitar isso, quando você vê uma performance onde você precisa de ética de trabalho sem a bola e ele lidera da frente com sua idade, energia ilimitada e comprometimento, é uma coisa enorme para mim com a maneira que eu quero jogar e o time que eu escolhi.

Kovacic, sua ética de trabalho ao lado do Jorginho foi ótima, mas o que ele tem que alguns outros meio-campistas não têm é que ele pode passar pelo meio-campo com a bola no ritmo e abrir um jogo do nada. Se ele pode continuar trabalhando em suas coisas completas e ele tem esse atributo especial, então ele pode ser enorme para nós, e ele tem sido nesta temporada. Foi ótimo ver muitas grandes performances se unirem hoje.

O Chelsea fez uma partida bastante intensa contra o United, e em certos momentos isso se refletiu no número de faltas cometidas em campo. Frank Lampard comentou sobre a intensidade da equipe contra uma equipe que vivia um grande momento na atual temporada.

Sim, foi e os jogadores têm que ter crédito por isso. Trabalhamos muito nos últimos dois dias e não tivemos muito tempo, mas para mostrar aos jogadores os perigos do Manchester United. Sabemos que eles avançam muito de trás e estão ficando ainda melhores com a velocidade dos três da frente e com Fernandes. Mas eles também jogam através das linhas, e mesmo que tivéssemos um trio de zagueiros eu não queria que fossem cinco atrás com os alas. Eles foram para o meio-campo, fizeram desarmes e não os deixaram se sentirem confortáveis. Liderados por Azpi como capitão. Quantas vezes ele foi para o meio-campo e ganhou de volta a posse? Mostrou liderança, puxando os companheiros ao seu redor e conversando com o grupo. Essa foi uma grande parte, o maior prazer foi o trabalho sem a bola e a fisicalidade. Eles mostraram e ganharam o jogo.

Olivier Giroud vive uma grande fase no ataque, marcando gols de extrema importância para os Blues nesta reta final de temporada. Frank Lampard comentou a atuação do francês.

Ele dá um exemplo incrível. No início da temporada, Tammy estava jogando bem e Oli [Giroud] não teve muitas oportunidades. Ele continuou treinando. Em janeiro ele poderia ter ido embora, ele teve a atitude mais positiva possível. Quando falo com ele de homem para homem, ele é tão fácil de falar porque ele exala profissionalismo.

Não estou surpreso porque sei o que Oli pode fazer e a maneira como ele está jogando, a presença que ele tem, a forma como ele treina todos os dias significa que ele pode jogar a esse nível. O que temos que ter certeza é trabalhar fora e em torno dele também. Tínhamos velocidade e energia e demos tempo para subir o campo, movendo a bola de um lado para o outro, o que permite que o Oli se posicionasse para entrar na área. Ele tem sido ótimo e os jovens jogadores devem ver nele tudo o que é preciso para ser um profissional de ética de trabalho, humildade e um jogador de equipe.

Ele fez isso durante toda a temporada. Agora ele está recebendo o crédito absoluto que merece e eu estou recebendo um jogador que está marcando regularmente após a quarentena.

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!