Frank Lampard: Estar entre os quatro primeiros é o objetivo número um

-

Com apenas mais duas rodadas para serem disputadas na Premier League, o Chelsea precisa de uma vitória para confirmar uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League. E para isso a equipe de Frank Lampard enfrentará o já campeão Liverpool em Anfield nesta quarta-feira (22).

Em entrevista coletiva realizada nesta terça (21) o treinador comentou sobre o momento do adversário após já ter conquistado o título inédito.

Isso muda a cara dele, acho que o Liverpool teve uma campanha incrível. Talvez seja normal, às vezes quando você tem sucesso e ultrapassa a linha como eles fizeram de uma forma tão grande, pode haver alguma queda [de rendimento], que eles tiveram um pouco em termos de resultados porque eles eram virtualmente imbatíveis por um grande período.

Eu não considero isso, porém, eu só considero o Liverpool forte que temos visto nas grandes partes da temporada.

O Chelsea espera fechar a lacuna existente no momento para equipes como Liverpool e Manchester City, que vem tendo desempenhos muito bons nas temporadas recentes. Perguntado sobre o caminho até que isso seja feito, Lampard disse:

Um longo caminho, temos que ser realistas sobre isso como um clube como muitos outros clubes, porque eles mesmos e o Manchester City, particularmente o Liverpool com sua forma na liga este ano, mostraram uma consistência incrível que vem apenas do trabalho duro e às vezes ao longo do tempo com jogadores fantásticos e treinadores.

Estamos em um ponto diferente em nossa curva e temos que olhar e respeitar isso e trabalhar para isso. Você está falando provavelmente dos dois melhores clubes do futebol mundial, lá em cima com talvez alguns outros clubes na Europa, mas eles estão lá em cima e os pontos não estão nas últimas temporadas. Temos que ser realistas, mas temos que ter metas fortes e queremos fechar essa lacuna.

Embora tenha estado entre os quatro primeiros colocados em grande parte da atual temporada, o Chelsea foi uma equipe muito inconsistente durante este período e muito disso tem sido creditado ao fato da equipe ser muito jovem, porém Frank Lampard não acredita neste fator.

Eu não credito isso em uma equipe jovem porque eu não estou sempre escolhendo um time jovem. Pode haver elementos jovens nisso. Acho que isso faz parte da história, não quero relacioná-la com Sheffield United e Norwich, acho que é provavelmente mais onde estamos.

Eu falei muito sobre isso este ano e particularmente recentemente com alguns dias depois de um bom resultado, tudo parece bom e sentimos que podemos enfrentar todo mundo e enfrentar uma equipe da qualidade como o Manchester United, então depois do Sheffield United tudo parece terrível. Meu trabalho é ficar em algum lugar no meio e ver uma imagem mais longa e um jogo mais longo e trabalhar para isso. A consistência geralmente vem quando as equipes estão em um processo.

Acho que vimos isso com as equipes agora, o Liverpool não estava conseguindo vitórias após vitórias há alguns anos e agora eles trabalharam para isso. Então só temos que entender onde estamos, vamos lutar contra isso com certeza, temos que tentar replicar essa mentalidade, ética de trabalho e qualidade que produzimos mais contra o Manchester United. Nós mostramos isso em parte e isso virá com ética de trabalho, eu acredito fortemente nisso.

O Chelsea tem duas rodadas para garantir uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões e está atualmente na terceira colocação, um ponto na frente de Leicester City e Manchester United. Perguntado se este era o objetivo na temporada, Lampard disse:

Acho que foi [o objetivo número um]. Temos que dizer que era o objetivo número um porque a competição que estava na nossa frente no início. É a competição e o desejo que você tem que ter que produzir mais consistência, o que geralmente significa que as melhores equipes chegam ao topo.

As competições da Copa às vezes podem ser um pouco diferentes, e é um indicador de onde você está como um clube e é o prestígio de querer permanecer na Liga dos Campeões.

Fizemos muito nos últimos 10-15 anos no Chelsea e este ano acho que é o momento mais difícil para tentar estar lá e se o fizermos, eu estarei feliz. Isso significa que seremos desafiadores para a PL no próximo ano? Não, só significa que demos um bom passo este ano, se chegarmos lá e depois tivermos que ir bem, como vamos preencher essa lacuna?

Ainda restam muitos pontos e espero que possamos ser positivos. Nós não estamos lá ainda e haverá muito mais trabalho para fazer depois disso.

Restando duas rodadas para o fim da Premier League, Frank Lampard foi questionado se houve um aumento da pressão para os dois jogos restantes contra Liverpool e Wolves e ele admitiu que não.

Não particularmente. Eu sempre presumi que seria top 4 porque eu pensei que era o melhor ponto base para estar. Eu fiquei lá, ainda estamos lá e obviamente agora é um fato. Trabalhamos da mesma maneira. Não olhamos muito à frente, especialmente porque não temos muitos jogos sobrando e é muito claro qual é o objetivo, então a pressão permanece a mesma. Há pressão sobre o Chelsea para estar na Liga dos Campeões, agora sabemos que é o top 4.

Pedro e Willian tiveram uma prorrogação de seus contratos até o final da temporada da Premier League, deixando a dúvida sobre uma possível participação na final da FA Cup e confronto contra o Bayern de Munique na Liga dos Campeões em agosto. Frank Lampard deixou o futuro dos jogadores em dúvidas para estes dois confrontos.

Você me pegou no pulo com esse um pouco. Tenho a presunção de que eles estarão. Não quero dizer algo que vou errar porque provavelmente estou olhando para o jogo contra o Liverpool e Wolves antes de qualquer outra coisa. Então, obrigado por me lembrar, eu vou ter certeza disso.

Obviamente vimos o valor não só do Willian em campo neste reinício, Pedro não jogou tanto, mas o valor da experiência deles. Espero que eles fiquem conosco até o fim, acho que isso seria o que o clube e os jogadores querem.

No início desta semana aumentaram os rumores de um acordo do Chelsea com o jogador Kai Havertz do Bayer Leverkusen, restando apenas um acordo entre os clubes para a realização da transferência do jovem alemão. Perguntado sobre as notícias sobre Havertz, Lampard se esquivou ao dizer:

Não vou falar sobre Kai Havertz, ele é um jogador de outro time. Estou olhando para um jogo amanhã que é tão grande para este clube que a última coisa que eu quero fazer é falar sobre jogadores de outras equipes.

Frank Lampard também comentou sobre possíveis novas contratações para reforçar o Chelsea para a próxima temporada, já que Hakim Ziyech e Timo Werner já foram contratações confirmadas pelo clube. No entanto o treinador foi cauteloso em sua resposta, não dando muitas pistas sobre o clube na janela de transferências.

Vamos passar por isso no verão. A ideia dos dois jogadores que trouxemos, é claro que eles são grandes talentos, e você traz jogadores assim para tentar melhorar o que você tem à sua disposição. Sabemos que podem haver jogadores seguindo em frente naturalmente, terminando contratos.

E é algo que eu falei muito este ano em certos jogos em que tivemos muita bola, posse e chances criadas em alto nível e talvez não tenhamos feito isso. Então espero que essas duas contratações vão nos adicionar nesse caso. E depois disso, o que vem no verão, o que vem depois dos próximos grandes jogos para nós.

Callum Hudson-Odoi foi vinculado novamente à uma saída do clube devido ao pouco tempo de jogo neste reinício de temporada. O jovem jogador assinou um novo contrato no início da temporada, afastando diversos rumores e clubes interessados e Lampard comentou sobre os novos rumores que tem surgido.

Eu falei muito sobre Callum, ele precisa continuar treinando no mais alto nível, que é realmente o que eu vi ele fazendo, especialmente na última semana ou 10 dias. Nos dois jogos que ele entrou, ele teve bons impactos, nas duas últimas apresentações, e é assim que ele precisa continuar. Ele é um jovem jogador com grande talento, grande potencial, e eu quero ver esse potencial chegar.

Não [ele não está frustrado], mas eu esperaria que todos os meus jogadores quisessem jogar o máximo que puderem. Então, apenas tanto quanto eu esperaria qualquer outra pessoa. Eu tenho um elenco aqui para escolher, eu escolho muito sobre como os jogadores treinam e diariamente o que eles podem nos dar, e se eles começam ou entram durante jogos o que eles nos dão. Então é o mesmo que qualquer outro jogador.

N’golo Kanté tem sido ausência na equipe nas últimas semanas e Frank Lampard revelou que o francês seguirá fora, não estando disponível para enfrentar o Liverpool em Anfield.

N’Golo não está apto, ele não está pronto para este jogo.

A partida desta quarta-feira vai ser marcada pela entrega do troféu da Premier League para a equipe do Liverpool já que este será seu último jogo realizado em Anfield Road. Lampard comentou sobre o momento.

Estou muito feliz em dar uma guarda de honra a uma equipe que mereceu. Que ganharam a liga em tal estilo também. Com o troféu, respeito completamente o levantamento do troféu, mas não sei (se irá assistir). Isso vai depender das circunstâncias após o jogo. Mas vamos lá com enorme respeito. Somos competitivos aqui, mas você tem que entender que o time ganhou bem o campeonato e vamos lidar com isso da maneira certa. Mas concentrados no jogo.

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!