O Chelsea sofreu uma dura derrota pro Liverpool nesta quarta-feira (22) pelo placar de 5-3, com direito a uma atuação pra lá de contestada do goleiro Kepa Arrizabalaga.
Com seu futuro colocado em dúvida pela imprensa inglesa, o goleiro de 25 anos não vem conseguindo atuações convincentes e Frank Lampard falou sobre a confiança do goleiro titular da equipe.
Não, eu não falaria sobre indivíduos em um jogo onde nós sofremos esses gols. Alguns foram finalizações de qualidade real do Liverpool, particularmente a cobrança de falta. Houveram alguns erros coletivos e individuais neles, mas o que fizemos foi contribuir para um jogo muito bom.
Quando estava 4-3 parecia que voltaríamos ao jogo. Eu senti isso por toda parte. Com 3-0 foi difícil, mas mesmo com 3-1 e o que isso nos deu e a maneira como estávamos jogando no jogo. Sabemos onde estamos e sabemos que se cometemos erros como esse contra um time da qualidade do Liverpool, é isso que pode acontecer. Mas haviam muitas coisas boas no jogo, então eu certamente não quero entrar em uma conversa individual sobre jogadores.
Agora temos dois grandes jogos para jogar essa semana. É importante que estejamos juntos como jogadores, fãs, todos, para terminar a temporada como queremos.
Christian Pulisic saiu do banco de reservas para dar uma nova vida para o Chelsea no segundo tempo, fazendo a jogada que resultou no segundo gol e marcando o terceiro em um lance de extrema categoria. Sendo bastante comparado com Eden Hazard, Frank Lampard continuou:
Ele é muito importante. Ele teve esse impacto. Eu estava aqui no primeiro ano de Eden e não é fácil entrar na Premier League, mesmo para Eden naquele primeiro ano e se adaptar à Premier League.
Christian teve seus momentos. Desde o meio da temporada ele tem tido um impacto muito bom, desde o reinício ele tem estado em forma incrível. Só a lesão que ele sofreu no jogo do Norwich o manteve fora da semifinal quando ele estava voando. Hoje ele entrou por 40 minutos, com a lesão, que é ótimo para mostrar a qualidade que vem mostrando.
Ele é jovem, ele tem um talento natural. Ele marca gols, cria gols e é um grande jogador para nós. É um prazer vê-lo entrar em forma. Claramente ele será um grande jogador para nós nestes próximos jogos, mas muito para a frente também.
O Chelsea precisa de um empate ou vitória contra o Wolverhampton no domingo para garantir uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League e Frank Lampard foi questionado se os jogadores gostavam deste tipo de pressão.
Eles têm que abraçar isso e assumir. Temos uma mistura de juventude e às vezes essa juventude pode ajudar, mas também temos jogadores que já estiveram em situações como esta antes. Devemos ter um sentimento de realização até agora. Se nos ofereceram isso no início da temporada, quando poucas pessoas esperavam que estivéssemos entre os quatro primeiros, agora temos isso em nossas próprias mãos. Estaremos em Stamford Bridge. Temos um adversário muito forte como o Wolves.
Depende de nós. Eu tenho fé nos jogadores. Eu vi muito nos últimos dois jogos, particularmente contra o Manchester United e com o Liverpool esta noite, do que somos. Houve espírito e caráter nessas duas atuações. Temos que continuar com mais um na liga.
Eu não sei sobre a rodada final. Olhei para os jogos que tivemos na semana passada com Liverpool e Wolves. Wolves também estiveram nesta corrida até agora. Havia um sentimento de que poderiam ir longe. Eu senti que talvez pudéssemos realmente passar dos limites esta noite antes do jogo porque jogamos tão bem contra o Manchester United. Nós contribuímos para este jogo bem. Agora sabemos o que está à nossa frente.
Haverá muita coisa acontecendo no domingo. O importante para os jogadores é que eles se concentrem em si mesmos porque está em nossas próprias mãos. Esse é o trabalho. Não podemos afetar o que está acontecendo em outro lugar e temos que tentar passar dos limites. Temos caráter no grupo, temos qualidade, temos um bom adversário chegando. A conta é nossa.
O Chelsea tem sua pior marca em relação a gols sofridos em uma mesma temporada da Premier League, com 54 gols em 37 rodadas. Tal desempenho defensivo abaixo do comum tem causado bastante preocupação para os torcedores e Frank Lampard também revelou estar preocupado.
Claro, você vai querer melhorar. Não quero pensar em quantos gols sofremos agora. Quero me concentrar onde estamos, onde temos um jogo para jogar e queremos ganhar esse jogo para ficar entre os quatro primeiros. Você pode refletir sobre uma temporada e quantos gols você marcou, quantas chances você criou e qual foi a nossa conversão de chance. Sabemos que temos que melhorar em diferentes elementos do nosso jogo.
Ao mesmo tempo, com os desafios que foram colocados em todos nós no início da temporada, temos isso em nossas mãos para tentar ganhar mais um jogo. Agora, no quadro geral, queremos melhorar em como defendemos. Claro que queremos melhorar, isso faz parte do processo, mas o que temos agora é que temos que ser muito positivos em todos os sentidos sobre o jogo que está à nossa frente.
Antes do início da temporada poucos acreditavam que o Chelsea poderia terminar entre os quatro primeiros colocados da Premier League, devido ao elenco jovem, sem poder realizar contratações e tendo perdido Eden hazard.
Perguntado se seria uma “super-realização” terminar no top 4 da Premier League, Frank Lampard disse:
Não sei, isso é uma opinião para os outros. Por dentro, é importante trabalhar, não estávamos entre os quatro melhores. Eu vi muito disso no início da temporada. Ainda tínhamos uma crença aqui porque acredito no elenco, acredito nos jogadores mais jovens e acreditei no que temos. Sabemos que houveram momentos difíceis e sabemos que haviam equipes difíceis ao nosso redor que talvez as pessoas gostassem mais, mas trabalhamos duro.
Normalmente, eu queria mais e eu gostaria que fosse feito agora. Acho que algumas de nossas atuações ao longo da temporada significaram que perdemos pontos quando deveríamos tê-los levado. Mas, novamente, isso é parte do processo e se pudermos passar dos limites, eu não acho que tudo será sobre domingo em termos do julgamento de onde estamos. Precisamos saber se vamos ficar entre os quatro primeiros ou simplesmente não. Acho que ficar entre os quatro primeiros será um grande bônus para o clube e para onde queremos seguir em frente, mas em termos de alguns dos progressos que estamos fazendo; Acho que houveram bons passos.