O Chelsea entrou em campo em Anfield precisando apenas de um empate para se garantir matematicamente na próxima edição da UEFA Champions League, mas foi goleado pelos atuais campeões pelo placar de 5-3.
O JOGO
Repetindo a formação utilizada contra o Manchester United, Frank Lampard realizou apenas uma alteração, com a entrada de Kepa Arrizabalaga no gol.
O início de partida dos Blues era até animador, mas aos 23 minutos de jogo, Willian errou passe na defesa e Nabil Keita acertou um chute de longe para abrir o placar em Anfield.
O Chelsea ainda conseguiu balançar as redes pelo empate, com Mason Mount após passe de Reece James, mas o assistente assinalou corretamente a posição de impedimento do jovem inglês. Perdido em campo e dominado pelos donos da casa, o Chelsea sofreria o segundo gol com Trent Alexander-Arnold em cobrança de falta.
Com uma desvantagem de dois gols no placar, o Chelsea ainda sofreria o terceiro no primeiro tempo. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou livre para Wijnaldum finalizar sem chances de defesa.
No último lance da primeira etapa, em bola levantada pra área, Willian tentou finalização, foi travado e Olivier Giroud, dentro da área aproveitou a sobra pra reduzir a desvantagem.
O Liverpool voltou para a segunda etapa com o mesmo gás, enquanto o Chelsea errava tudo o que podia no setor defensivo e foi logo castigado. Alexander-Arnold recebeu a bola, cruzou na cabeça de Roberto Firmino que não desperdiçou e marcou o quarto.
Vendo o time totalmente perdido em campo, Frank Lampard processou de imediato três alterações, colocando Christian Pulisic, Tammy Abraham e Callum Hudson-Odoi nos lugares de Willian, Giroud e Mason Mount e logo as alterações surtiram efeito.
Em seu primeiro minuto em campo, Christian Pulisic fez uma jogadaça, cruzou rasteiro para Tammy Abraham marcar o segundo dos Blues.
O norte americano ainda teve outra grande oportunidade, após receber passe de Reece James mas finalizou pra fora.
Ressurgindo na partida, o Chelsea chegou ao terceiro gol em um contra ataque mortal. Hudson-Odoi recebeu lançamento, cruzou para Pulisic que dominou, tirou da marcação e fuzilou o gol defendido por Alisson e colocar o Chelsea novamente na partida.
Em busca do gol, o Chelsea adotou uma postura mais ofensiva em campo, mas foi punido pelos Reds. Após cobrança de falta no campo de ataque, a defesa do Liverpool afastou, armou o contra ataque, Robertson cruzou e Oxlade-Chamberlain chegou escorando na segunda trave para marcar o quinto gol dos Reds.
Com a derrota o Chelsea permanece com 63 pontos na tabela de classificação e retorna para a quarta colocação, sendo ultrapassado pelo Manchester United no saldo de gols.
O Chelsea enfrenta o Wolves na última rodada precisando de uma vitória para se garantir na próxima edição da Champions League sem depender de ninguém. No entanto, caso haja um vencedor no confronto entre Manchester United e Wolves, um empate já garante a vaga na última rodada.