Nos aproximamos da última rodada da Premier League e o Chelsea depende apenas de si mesmo para garantir um lugar entre os quatro primeiros colocados. Nesta sexta-feira (24) aconteceu via videoconferência mais uma entrevista coletiva de Frank Lampard com a imprensa e o treinador falou sobre a proximidade da partida decisiva contra o Wolves.
Vamos nos aproximar do jogo para ganhar o jogo, não acho que haja outra maneira de abordar um jogo de futebol. Então vamos fazer isso, preparar direito, respeitar nosso adversário. Eles são obviamente um adversário muito bom, vimos isso durante toda a temporada na liga. Então, não, nos preparamos para tentar ganhar o jogo, estamos cientes da situação, mas tentaremos vencer.
Eu não acho que nunca é crucial [obter um clean sheet], é impossível manter clean sheets em todos os jogos, poderíamos ter sido melhores nesta temporada nisso. É sempre crucial tentar clean sheets, e é claro que no fim de semana isso significaria que obteríamos o resultado que queremos, terminar entre os quatro primeiros. Então isso sempre permanece o mesmo.
N’golo Kanté tem sofrido com muitas lesões durante a atual temporada e esteve ausente das últimas partidas do Chelsea em recuperação. Há de se destacar também a importância do francês no meio de campo da equipe, já que o Chelsea sofreu apenas 4 gols em cinco partidas com o jogador contra 11 gols sofridos em cinco partidas em que foi desfalque. Perguntado sobre a possibilidade do retorno de Kanté, Lampard revelou que ele está treinando e existe a possibilidade de um retorno na última rodada.
Há uma possibilidade de que ele vai entrar em campo, ele treinou, provavelmente pela primeira vez, para obter ritmo de jogo esta manhã. Então é uma decisão que eu vou ter que tomar, falar com ele, com a equipe médica, para ver se ele está pronto para começar.
A temporada do Chelsea defensivamente falando beira o desastre, com a equipe tendo sofrido incríveis 54 gols em 37 partidas na Premier League. No meio disso, muitas críticas para o sistema defensivo e o goleiro em específico tem sido destacadas durante toda a campanha, com ambos os setores não passando nenhuma confiança.
Questionado se um ex-jogador de meio campo / ataque teria maiores dificuldades para construir um time forte defensivamente, Frank Lampard revelou não acreditar nesta hipótese.
Eu não acredito, eu acho que se você quer se tornar um treinador de topo você tem que tentar ser muito consciente de todas as partes do campo.
Alguns dos maiores treinadores vieram de diferentes posições em campo, é mais sobre o quanto você está ciente de como você quer que sua equipe seja coletivamente, e como você trabalha com eles individualmente.
E temos uma equipe de coaching como um grupo que trabalha muito duro para tentar ser o melhor defensivamente possível, é claro. Há muitas circunstâncias atenuantes em torno disso, nós sofremos muitos gols, eu estou muito ciente disso. Sinto que sei muitas das razões, e precisamos continuar trabalhando para ter certeza de que abaixaremos isso.
Quando olhamos para os dois jogos à nossa frente, e o mais importante também quando olhamos para a próxima temporada e para a frente.
Houve uma discussão entre Frank Lampard e Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, à beira do gramado na última partida das equipes, na qual o Chelsea saiu derrotado pelo placar de 5-3. Perguntado sobre o acontecimento, Lampard revelou estar arrependido pela linguagem utilizada com Klopp.
Eu acho que em termos da linguagem que eu usei, eu me arrependo disso, porque eu acho que essas coisas são repetidas muito nas mídias sociais. Tenho duas filhas que estão nas redes sociais, então me arrependo disso.
Em termos de lamentar ter paixão em defender minha equipe, não, eu poderia ter lidado com isso de forma um pouco diferente. Mas o que eu senti foi, e eu quero ser claro sobre isso, na verdade, que alguns dos relatórios foram de que eu estava chateado com a celebração do time de Liverpool. Longe disso, acho que o Liverpool deve comemorar o quanto quiser com a temporada que teve, eles podem comemorar como fizeram depois do jogo, como podem comemorar cada gol que marcaram, como comemoraram quando ganharam a liga há um mês, e como estão falando, eles vão comemorar mais uma vez com seus fãs.
Eu teria tomado uma cerveja com Jurgen Klopp depois do jogo e brindado o desempenho do que eles fizeram este ano. Mas haviam coisas na linha que eu não gostava do banco deles, não do JK, pessoas atrás do banco, que eu senti que passou dos limites, e foi isso que me deixou agitado. Mas está feito, está feito. As emoções são altas e entre a maioria dos treinadores, jogadores e torcedores neste jogo. Como eu digo, lamento a linguagem, e seguimos em frente.
Frank Lampard foi treinado por José Mourinho em seu tempo como jogador do Chelsea e ele foi questionado se o atual treinador dos Spurs lhe ensinou coisas para lidar com partidas como a de domingo contra o Wolves.
Sim, acho que cada treinador é diferente. Quando me perguntam de que treinador eu tiro as coisas, tento tirar coisas de todos eles e o mais importante é ser eu mesmo. Então eu vou abordar isso como eu vejo direito no que eu digo para os jogadores, como nós montamos no dia e cada situação é diferente.
Na era José Mourinho aqui, geralmente estávamos lutando por um ponto para ganhar um título e não ficar entre os quatro primeiros. Essas circunstâncias são diferentes, mas eu sei o quanto me sinto sobre este fim de semana e como estou nisso. Vou tentar transmitir isso aos jogadores e então o resto depende deles em campo, mas eu tenho uma noção real dos jogadores entendendo que em campo na posição em que estamos. Vimos isso nas duas últimas atuações contra Manchester United e Liverpool e espero mais do mesmo com isso no domingo.
Nuno Espírito Santo, treinador do Wolves faz uma segunda ótima temporada na Premier League, sendo uma das equipes sensação na competição ao lado do Sheffield United. Perguntado sobre o que achava do trabalho do treinador português, Lampard disse:
Ele faz um trabalho incrível. A maneira como ele saiu da Championship. Jogamos na pré-temporada com o Derby no ano passado e foi a minha primeira visão deles e o quão bem treinados eles são e que o talento eles têm no elenco e quão talentoso seu treinador é.
Eles foram para coisas maiores e melhores. Ao longo de alguns anos, eles adicionaram jogadores no momento certo e o treinador se depara com um grande senso de humildade, ética de trabalho e talento. É uma grande história para eles e é por isso que é um jogo tão difícil.
Isso é uma grande carga de trabalho e crédito de como eles conseguiram, como sua equipe tem trabalhado os jogadores. Eles têm muito talento, uma enorme quantidade de ameaças e uma identidade real na maneira como jogam seu futebol. Um pouco como o Sheffield United em termos de ser bastante únicos. Eles têm uma ótima maneira de jogar que vai dificultar muito. Mais uma vez vai ser muito difícil e o que quer que aconteça no jogo no fim de semana, respeito total pelo ano que eles tiveram.
O ex-zagueiro e comentarista Jamie Carragher criticou o goleiro Kepa Arrizabalaga após a derrota sofrido pro Liverpool, dizendo que o Chelsea precisa de um goleiro que passe confiança. Perguntado sobre o que achava dos comentários de carragher, Lampard disse:
Não quero comentar os comentários dos outros sobre os jogadores porque essa é a opinião deles e eles estão muito bem posicionados para ter suas opiniões. Eu tenho que trabalhar com todas as posições da equipe.
Meu único pensamento agora é o quão bem podemos abordar os dois jogos na nossa frente internamente e depois o único jogo contra o Bayern de Munique. Não quero chegar a lugar nenhum antes disso. Isso vale para todos os jogadores da equipe, não apenas Kepa ou qualquer posição individual.