Após a partida que assegurou o Chelsea entre os quatro primeiros colocados da Premier League e garantiu uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League, o treinador Frank Lampard concedeu entrevista coletiva em Stamford Bridge.
Lampard comentou sobre seus feitos nesta primeira temporada como treinador do Chelsea, revelando estar muito satisfeito.
Estou muito satisfeito, mas não quero cantar meus próprios louvores, porque obviamente são os jogadores que produzem para você. Havia um monte de incógnitas, muita coisa que eu passei quando eles tinham que ser ditos. Você sempre confia no grupo e nos jogadores que você tem.
Vimos temporadas inovadoras, jogadores emprestados e os jogadores que estavam emprestados e se apresentaram. Vimos as histórias de jogadores como Giroud, Willian, Pedro e Kovacic, Jorginho, pessoas que realmente proporcionaram ao longo do caminho. Esforço coletivo de funcionários e jogadores.
Estou orgulhoso, mas coloco pequenos suportes em torno disso porque é o Chelsea e queremos ser desafiadores para os títulos da liga. Não estamos nessa posição agora, eu sabia seria isso na temporada. Eu sabia que para competir, não só contra Liverpool e Man City, mas Man United, Wolves, Tottenham e Arsenal, que gastaram muito, £100 milhões, e já têm equipes muito fortes, ia ser muito difícil para nós. Os rapazes competiram.
Temos sido inconsistentes às vezes, seremos brutalmente honestos sobre isso, mas podemos melhorar daqui para frente. Mas esta noite podemos estar satisfeitos com o que conseguimos.
Apesar de já ter contratado dois grandes reforços em Timo Werner e Hakim Ziyech, o Chelsea pode gastar muito na janela de transferências para competir e ter melhores desempenhos nas próximas temporadas. Questionado se um lugar na Liga dos Campeões ajudaria na contratação de jogadores, Frank Lampard não escondeu a resposta, revelando que ajudaria o clube.
Com honestidade brutal eu diria que sim. Não quer dizer exatamente para onde isso vai, porque isso não é uma conversa hoje na parte de trás do jogo imediatamente.
Sabemos que a economia da Liga dos Campeões é grande, sabemos disso. Sabemos do prestígio, os melhores jogadores querem jogar na Liga dos Campeões. Os melhores jogadores que já estão aqui, até os jovens jogadores, querem jogar na Liga dos Campeões.
Chegar muito longe de nós mesmos e se preocupar com o que isso pode significar de fora não é uma questão para hoje, é uma pergunta para os jogadores que produziram hoje. Isso pode melhorar de qualquer maneira, todos nós podemos melhorar.
Mas se estamos procurando contratar em certas áreas, então acho que pode ajudar, mas essas são conversas para depois de enfrentar o Arsenal, depois do Bayern de Munique, ver como vamos, porque agora que tivemos um bom ano, queremos ter um ano melhor no próximo ano. Então vamos tentar melhorar a nós mesmos de qualquer maneira possível.
Frank Lampard também foi perguntado sobre o que ele aprendeu sobre ele mesmo durante esta temporada como treinador do Chelsea.
Em termos de mim mesmo, o ano que tive no Derby me fez aprender que este era definitivamente o meu papel. Quando eu tive meu papel no futebol na mídia (como comentarista), ele realmente não me agarrou o suficiente.
Foi um bom trabalho e gostei de partes dele, mas quando você chega ao Chelsea é um passo acima em termos de expectativa que é enorme. O nível de jogador, as exigências para ganhar semana a semana são enormes e isso tem sido difícil.
Em termos de como você sempre quer melhorar, eu sou muito obsessivo em como eu quero trabalhar e eu acho que nesse sentido eu aprendi que eu preciso obter o equilíbrio direito daqui para frente. Em termos de ser capaz de desligar um pouco eu mesmo, mas meu desejo de ser bem sucedido aqui é tão grande que eu não posso deixar de querer que fiquemos cada vez melhores.
Aprendi um milhão de coisas em uma resposta simples e humilde o suficiente para saber que se há coisas que eu possa sentir que posso melhorar, então tentarei fazer isso. Tudo o que eu quero é sucesso para este clube, tem sido um ano difícil, mas eu gostei de cada pedacinho dele. Parece que temos um elemento de conquista ficando entre os quatro primeiros e temos um grande jogo na próxima semana. Tudo o que consigo pensar agora é a próxima coisa.
Kepa Arrizabalaga tem sido duramente criticado pela imprensa e torcedores por seus desempenhos ruins ao longo da temporada e após uma atuação decepcionante contra o Liverpool no meio da semana, o goleiro foi deixado no banco de reservas, dando lugar a Willy Caballero. Perguntado sobre o que será do goleiro no futuro do clube, Lampard continuou.
Eu tenho muito, muito que pensar em tudo, não apenas em posições individuais, mas como somos como uma equipe. A ideia de que não mantivemos um clean sheet definitivamente não é apenas um reflexo do goleiro, mas algo que temos que trabalhar como equipe. Como treinamos e talvez como melhoramos daqui para frente.
Não quero identificar Kepa hoje. A decisão de Kepa foi uma escolha, provavelmente na forma recente e na situação recente em um momento difícil para ele. Senti que Willy entrando com confiança, fora de uma forte atuação contra o Man United na semana passada era o que precisávamos hoje para o jogo.
Não quero ir além do jogo do Arsenal na próxima semana. Seria errado. O elenco é muito forte no momento como uma unidade, como eles estão dentro e fora do campo. Quero que fique pelo menos mais uma semana internamente, depois temos o Bayern de Munique. Olharemos para a próxima temporada depois disso.
Mason Mount teve sua primeira temporada com a camisa do Chelsea bem surpreendente, marcando diversos gols e ajudando a equipe durante toda a campanha. Outros dois jogadores que terminaram bem a temporada são Olivier Giroud e Cesar Azpilicueta, e Frank Lampard comentou sobre eles durante a entrevista.
Ele definitivamente vai melhorar, porque ele é tão jovem e eu acho que às vezes quando um jogador entra e joga em seu ano de avanço e é consistentemente na equipe as pessoas às vezes os tratam como se fossem mais velhos do que são. Ele ainda é jovem. Você viu a técnica dele na cobrança de falta. Ele tem uma técnica especial, só os melhores jogadores podem bater bolas dessa forma.
Seu jogo de todos os jogos na temporada tem sido brilhante. Sua ética de trabalho e treinamento diariamente é brilhante. Então, ele vai ficar muito melhor, e ele contribuiu muito e é apenas o começo para Mason no Chelsea.
Sobre Azpi, treinar e gerenciar um jogador com quem você jogou é uma situação muito diferente, mas tem sido fácil com Azpi por causa do jeito que ele tem sido. Seu nível de desempenho e impacto no grupo como capitão, não posso subestimar isso. Tem sido incrível.
Suas atuações durante grande parte da temporada, sua atitude, aplicação todos os dias, é um padrão absoluto para qualquer jovem jogador. Ele é um epítome do clube. O mais lamentável para nós, e para todos, é que não temos nossos torcedores no estádio, porque quando você tem um jogador como Azpi, ele é o único que os torcedores olham e dizem ‘olha isso, é assim que nos sentimos sobre o Chelsea Football Club.’ Ele é isso, ele é um capitão por essa razão.
Não ter os torcedores aqui, é importante para mim dizer que foi um momento que eu adoraria curtir com os torcedores no final, porque estamos muito juntos esse ano. O apoio dos torcedores em momentos difíceis e inconsistências tem sido enorme. Quero agradecê-los de longe. A conquista de estar entre os quatro primeiros é para eles e estamos ansiosos para tê-los de volta.
Estou muito satisfeito, muito satisfeito. Oli [Giroud] tem que tomar todo o crédito a partir de janeiro. Todos sabemos que ele não estava jogando muito no início. Tammy jogou muito. Nunca desconheci os talentos de Oli, mas essa era apenas a circunstância na época. Mas ter a personalidade, a força do caráter e o talento para entrar e afetar as coisas como ele fez antes da quarentena e, em seguida, continuar. Ele sempre foi grande no campo de treinamento e no vestiário para mim, mas eu não quero falar muito sobre isso porque temos que respeitar o talento dos gols que ele está marcando. Os jogadores adoram jogar com ele, ele é um ponto de referência para a equipe e estou muito feliz por tê-lo.
Pedro Rodrigues entrou no segundo tempo da partida contra o Wolves e Frank Lampard confirmou na entrevista coletiva que esta foi a última partida do espanhol com a camisa dos Blues em Stamford Bridge. Ele ainda deverá estar com o elenco nas duas partidas restantes da temporada (vs Arsenal na FA Cup e vs Bayern na UCL).
Pedro jogou seu último jogo pelo clube. Os rapazes fizeram uma serenata para ele no vestiário e com razão por causa da carreira que ele teve em geral e para este clube. Foi seu último jogo na Premier League, mas o impacto que ele teve aqui é enorme. Quero agradecer muito ao Pedro e desejar-lhe boa sorte enquanto ele avança. Ele está aqui para o resto dos jogos, mas um grande jogador do clube sai e o espírito do clube que eu vi depois foi muito especial.