Thiago Silva concedeu sua primeira entrevista completa desde que se juntou ao Chelsea para a temporada 20/21. Ainda sem estrear com a camisa azul, o brasileiro falou sobre sua experiência para ajudar a equipe, sua fome por conquistas e ainda relembrou confrontos do passado contra o Chelsea.
Em primeiro lugar, eu vim porque o Chelsea é um time incrível e um dos maiores clubes do mundo. Ajuda quando você é recebido tão calorosamente, particularmente por um treinador que jogou até relativamente recentemente, porque no futebol há preconceitos muito fortes em relação à idade dos jogadores. Mas eu sei sobre sua experiência quando ele chegou ao Manchester City, teoricamente no final de sua carreira. Ele suportou o mesmo tipo de coisa que eu passei.
Então, mesmo de fora, sem me conhecer pessoalmente, ele sabe o quanto trabalho para permanecer no mais alto nível. A confiança que ele mostrou em mim foi tudo o que foi preciso. Para mim, essa confiança foi o fator mais importante. Ouvir que ele acreditava em mim, que ele pensou que eu poderia vir aqui e fazer uma contribuição positiva. Com nosso grupo jovem, bem como alguns jogadores mais experientes como nosso capitão [Cesar] Azpilicueta, temos tudo o que é preciso para uma grande temporada.
Pode ter certeza que farei tudo o que puder para retribuir essa confiança em campo. Contratamos alguns jogadores de ponta e temos um elenco capaz de fazer uma grande temporada, então é isso que vamos tentar fazer.
A estreia de Thiago Silva na Premier League está cada vez mais próxima. Já tendo passado pelos capeonatos Português, Italiano e Francês, o brasileiro de 35 anos revelou estar bastante ansioso para entrar em campo.
Eu realmente não posso esperar. Eu tenho que tentar me segurar, mas é quase incontrolável porque esta é uma oportunidade única para mim. Normalmente, aos 35 ou 36 anos de idade, é o momento em que os jogadores deixam a Premier League, mas eu estou fazendo as coisas ao contrário – eu estou apenas começando.
Na minha opinião, é a liga mais difícil do mundo, com seis ou sete grandes equipes genuinamente lutando pelo título, então a motivação é enorme. Estou muito impaciente para jogar, mas as coisas vão acontecer no seu próprio tempo e não há dúvida de que estarei totalmente preparado quando chegar a hora.
A carreira de Thiago Silva é bastante vitoriosa, com títulos e mais títulos conquistados por onde passou. Com 36 anos de idade, o jogador revelou suas motivações neste momento de sua carreira.
O que me motiva, dia após dia, é a fome de vencer. Para ganhar tudo ao meu alcance. Vindo para a Premier League, meu principal objetivo é ganhar o título da liga e tenho certeza que vamos lutar por isso a cada passo do caminho. A equipe é muito forte, temos um grande treinador e eu vim aqui para contribuir da maneira que eu puder para garantir que cheguemos o mais perto possível para alcançar esses objetivos. Isso é o que me motiva: entrar em campo, e depois ganhar, vencer e ganhar um pouco mais. Não penso em mais nada.
Como eu disse antes, a perspectiva de jogar na próxima Copa do Mundo é outra coisa que realmente me impulsiona. Terei mais ou menos 38 anos na hora da próxima Copa do Mundo e estou muito motivado para estar em boa forma para isso.
O trabalho que estou fazendo disso uma realidade já começou há algum tempo e agora o Chelsea me deu uma grande oportunidade de continuar jogando no mais alto nível. O que o Chelsea representa para mim é uma fonte de grande felicidade e motivação para fazer parte de um novo projeto, uma nova família e espero que este seja um ano muito especial juntos.
Thiago Silva já atuou contra o Chelsea em algumas oportunidades com a camisa do PSG no passado e ele revelou suas lembranças das partidas marcantes contra os Blues.
Eram grandes jogos, com grandes jogadores de ambos os lados: [Didier] Drogba, com sua força física; Diego [Costa], que é sempre um pesadelo completo para jogar contra! Foram partidas difíceis, tanto aqui como em Paris. Eu acho que o PSG teve o melhor desses jogos, mas poderia facilmente ter ido para o outro lado porque os jogos no mais alto nível entre duas grandes equipes sempre são decididas nos menores detalhes.
Nessas ocasiões, acho que o PSG quase saiu por cima. Quando penso neles agora, o incidente que me vem à mente é a penalidade que concedi pelo toque de mão. Eu estava pulando com [Kurt] Zouma e meu braço bateu no ombro dele e bateu na bola. Além disso, o gol que eu marquei para fazer 2-2 que selou a qualificação para nós na Inglaterra, que era extremamente importante para mim e para o PSG naquela época.
Mas isso tudo mudou agora – Estou com o Chelsea e vou fazer de tudo para garantir que damos a melhor conta possível de nós mesmos e cheguemos o mais perto possível de alcançar os objetivos que estabelecemos para a temporada.
Thiago Silva também falou sobre os jogadores brasileiros que recentemente jogaram no Chelsea e foram seus companheiros de seleção brasileira como Ramires, David Luiz, Willian e Oscar. O brasileiro também falou da grande torcida do Chelsea presente no Brasil e no mundo.
O Chelsea sempre procura jogadores que possam atuar no mais alto nível. A experiência de ter jogado ao lado de Ramires, David Luiz, Oscar, Willian, são experiências incríveis. Ainda há a oportunidade de jogar junto com o Brasil e espero que tenhamos essa chance novamente em breve. Mas eles são o tipo de experiências que ficam com você para a vida toda porque eles não são apenas grandes jogadores, mas também grandes pessoas longe do campo e são amizades que vão durar uma vida inteira.
Não só no Brasil [que a torcida do Chelsea é grande], mas em todo o mundo. Chelsea tem uma marca muito forte. No Brasil, o Chelsea é considerado um dos melhores times da Inglaterra, lá em cima com Liverpool, Man City, Man United e assim por diante. Há algumas equipes que carregam um certo peso e o Chelsea está entre eles.
Estou muito feliz em fazer parte desse projeto e espero que vindo aqui eu ajude a elevar ainda mais o perfil do Chelsea no Brasil, trazendo meus próprios torcedores e os torcedores do Fluminense, onde sou ídolo. Espero que todos comecem a apoiar o Chelsea agora também. E espero que alcancemos nossos objetivos e tragamos alegria aos nossos fãs no Brasil também.
Finalizando, Thiago Silva também comentou sobre o que ele pretende alcançar no Chelsea na temporada e enviou uma mensagem aos torcedores dos Blues.
Meu objetivo é ganhar. Como eu disse antes, é um time jovem e estamos com o objetivo de ganhar o máximo de jogos possível. Sabemos que o adversário nunca facilitará a vida para nós e terá se preparado para vencer o jogo, mas trabalharei o máximo que puder desde o início. Eu sempre digo que se você tem um jogo amanhã, então você não pode começar a se preparar para isso hoje. A preparação não funciona assim; isso acontece ao longo de um período de tempo.
Pelo que vejo, o Chelsea está se preparando muito bem para esta nova temporada. Claro, haverá momentos em que as coisas não vão ser 100% para planejar, porque temos um monte de jogadores novos e às vezes isso leva tempo. Mas eu acho que se você está trabalhando com os melhores jogadores, é muito mais fácil. Depois de alguns jogos, você constrói um entendimento. Muito em breve, você só precisa olhar um para o outro, você nem precisa dizer nada.
Estar em um grande clube, ganhar troféus, é isso que me motiva. Do meu ponto de vista, estou fazendo de tudo para garantir que eu possa entregar o melhor de mim mesmo. Chega ao ponto em que minha esposa está farta de mim porque estou completamente dedicado a garantir que estou na melhor forma possível para cada jogo. Quando o jogo acabar, a primeira coisa que faço é assistir novamente para procurar coisas que fiz de errado. Então, como você pode imaginar, eu fico com os nervos dela! Mas ela está muito orgulhosa do que eu faço.
Estou chegando 100% motivado para este novo projeto. Não estou aqui só pela experiência, estou aqui para ganhar. Espero que eles [torcedores] acreditem, assim como nós, que este será um ano muito especial e cheio de sucesso para o clube.