Frank Lampard: Sabemos da qualidade do Sevilla e o quão bem precisamos jogar

-

O Chelsea está diante da sua estreia na fase de grupos da UEFA Champions League 20/21 contra a equipe do Sevilla e Frank Lampard falou nesta segunda-feira (19) com a imprensa sobre o confronto.

Tendo muitos jogos a serem disputados em poucos dias, sem muito tempo para descanso, um bom gerenciamento do elenco é fundamental para a obtenção de resultados. Perguntado sobre a importância dessa gestão, Lampard iniciou a coletiva.

Acho que a gestão de jogos é sempre importante na Liga dos Campeões e será importante amanhã. Sabemos como muitos jogos na Premier League foram no momento, especialmente se você olhar para o jogo do Tottenham ontem. Mas onde estamos como um elenco agora com novos jogadores, ainda estamos trabalhando. Sabemos a qualidade do adversário e o quão bem precisaremos jogar.

Ofensivamente falando o Chelsea tem sido uma das melhores equipes da Premier League, tendo um dos melhores ataques da competição. Em contrapartida o sistema defensivo segue apresentando as mesmas falhas recorrentes da última temporada. Frank Lampard comentou sobre os resultados inesperdo nesta temporada e se está em seu DNA ter uma equipe ofensiva.

Está no nosso DNA atacar, mas esta temporada está tendo algo completamente diferente por todas as razões bem documentadas. Primeiro de tudo, eu não diria que meu DNA é ser um treinador de ataque natural. Todo treinador quer construir uma equipe equilibrada e que possa ser forte tanto na defesa quanto no ataque. Estamos trabalhando duro defensivamente e estamos sempre tentando melhorar isso.

Na temporada tivemos o segundo menor número de finalizações permitidas pelos adversários, atrás do Man City, mas temos um problema onde estamos sofrendo muitos gols das chances que permitimos. O principal, particularmente para nós mesmos, é que houve uma falta de preparação que se você está trabalhando com novos jogadores ou pequenas mudanças, isso leva tempo. E espero que isso continue melhorando agora. Talvez haja um elemento disso para todos, sem os torcedores, mas temos que nos preocupar com nós mesmos e temos que mudá-lo nós mesmos.

O tempo de preparação foi novamente debatido na coletiva, com Lampard tendo sido perguntado sobre o tempo de preparação que o deixaria feliz para melhorar sua equipe nos treinamentos e ele continuou:

Bem, eu não entendo a primeira parte da pergunta, eu não tenho certeza sempre que você diria que está satisfeito com qualquer coisa neste esporte, neste jogo de futebol, você está sempre procurando melhorias.

Então nunca haverá uma linha onde eu desenhei e direi, “aí está você, estamos felizes com isso”, porque isso seria o início da queda.

Em termos de como me comunico com os jogadores, não há como eu falar sobre nada além da necessidade de trabalhar e melhorar diariamente, então cada sessão de treinamento, cada reunião que temos é para melhorar. E essas são as regras do futebol. O fato claro é aqui onde você normalmente tem um mês ou mais de pré-temporada e nós não tivemos isso.

Nem outras equipes, e talvez isso seja um fator nos resultados que estamos vendo, mas temos que nos preocupar menos com isso. Não há nada dado a você na Premier League ou na Liga dos Campeões, e tudo o que temos que fazer é continuar trabalhando para conseguir relacionamentos ao redor do campo, colocar os jogadores em forma, o que obviamente tem sido um problema para nós, e manter a calma, continuar trabalhando.

Na última temporada da Liga dos Campeões o Chelsea se classificou na fase de grupos na segunda colocação, o que o colocou frente a frente com o Bayern de Munique com um placar agregado de 7-1. Falando sobre o aprendizado da última temporada, Lampard disse:

É uma ótima plataforma para aprender porque na Liga dos Campeões você está jogando o melhor e jogamos contra os melhores do Bayern de Munique. Isso mostra o nível de qualidade de seus jogadores e equipe e a força do trabalho que eles tiveram lá. Éramos uma equipe jovem no ano passado que estava trabalhando muito para melhorar.

O jogo contra o Bayern de Munique foi uma grande marca para os jovens jogadores do elenco em termos dos níveis que precisam ser alcançados. Lembro-me de ter esses sentimentos como um jogador mais jovem. Então, passar pelo grupo também foi difícil para nós por ter perdido o jogo no ano passado, então precisávamos mostrar muita disciplina e foco para passar por partidas difíceis fora de casa contra o Ajax e Lille. Então espero que haja algumas boas lições para os jogadores da equipe terem aprendido nesse período.

Perdemos para o Bayern de Munique sem uma boa margem, para ser justo, mas quando você fala de detalhes finos nos jogos, eu me lembro que não jogamos particularmente bem no primeiro tempo, mas tivemos algumas oportunidades de marcar. No segundo tempo, o Bayern praticamente marcou dois ou três gols em sequência e dificultou muito o empate para nós, obviamente.

Quando você fala de foco e disciplina, estou ciente de que se torna ainda mais importante do que em qualquer outro campeonato por causa dos níveis da Liga dos Campeões. Isso é algo que eu vou colocar muito claramente para os jogadores que vão para jogos deste nível contra adversários como Sevilha. Com a falta de torcedores, infelizmente não posso dar uma resposta sobre isso no momento, mas algo está obviamente mudando por causa do número de gols que estamos vendo nos jogos.

Eu acho que há fatores contribuintes e eu acho que os torcedores não estarem lá é um fator contribuinte, mas em que grau eu não tenho essa resposta.

Billy Gilmour se lesionou na última temporada após ter ganhado diversas oportunidades como titular da equipe e ter feito boas atuações com a equipe principal. Frank Lampard forneceu uma atualização sobre o estado físico do jovem escocês e revelou o tempo que levará para ele estar recuperado e iniciar os treinamentos.

Billy está trabalhando muito bem. Ele está a três semanas de um retorno. Trabalhando fora por conta própria com os fisios ainda, mas espero que se integre com nós ou com o Sub-23 para conseguir alguns minutos de treinamento em breve. Espero que três ou quatro semanas, ou próximo do retorno da Data FIFA.

O Chelsea tem sido uma equipe muito vulnerável desde a última temporada, algo que Frank Lampard ainda não conseguiu solucionar. A equipe acumula uma média de 1,5 gols sofridos por jogo na temporada, sendo o pior recorde de um treinador do Chelsea. Questionado se estaria preocupado com esta marca, Lampard finalizou a coletiva:

Eu continuo falando sobre a necessidade de trabalho e como as coisas levam tempo. Estamos jogando com novos jogadores no elenco e é compreensível nesta fase da temporada onde há momentos nos jogos em que falo sobre gerenciamento de jogos e a necessidade ir com mom mais atenção, misturar nosso jogo. É algo que obviamente tem que ser trabalhado com o tempo.

Coisas como o que aconteceu contra o Southampton no fim de semana são uma lição a ser aprendida em tempo real. Não temos muito tempo com os jogadores até agora nesta temporada e isso virá. Precisamos garantir que as lições sejam aprendidas rapidamente e os jogadores estejam muito cientes disso.

Em termos de gols sofridos, estou ciente das estatísticas. A outra estatística é que desde que estou aqui, nós concedemos o segundo menor número de finalizações na Premier League atrás do Man City. Às vezes ajuda a reduzir os problemas. A questão é que não sofremos muitas finalizações no gol, mas quando permitimos, sofremos gols.

É algo que estamos cientes. Estamos cientes disso quando olhamos para o recrutamento e mais do que isso, estamos cientes da necessidade de trabalhar em campo com os jogadores para garantir que quando esperamos nos apresentar bem, não concedemos muitas chances, mas quando as chances que admitimos, deixamos entrar demais. É algo em que trabalhamos especificamente.

Claro que queremos sofrer menos gols, assim como todas as equipes no momento. Há equipes que estão sofrendo muitos gols na Premier League e estamos todos em uma posição semelhante a um grau no momento. Sempre será algo em que trabalhamos tanto quanto fazemos nosso jogo de ataque.

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!